Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Notícias

post 201

A Comissão de Gerenciamento da Reserva Florestal do Instituto de Biociências - CGRFIB apresenta a sua nova página no portal do IB. 

Nesta nova versão há muitas informações acerca da atual Comissão e suas atividades para o acompanhamento da comunidade. 
Além disso, inserimos textos mais completos acerca do histórico e  da biodiversidade da Matinha. Também tem informações sobre os problemas da Reserva, como as espécies invasoras, a necessidade de manejo, a manutenção de patrimônios etc. 
Por fim, disponibilizamos links atualizados para acesso a requerimentos de atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa e formas de contato com a gente.
Esperamos que gostem e estamos abertos a receber sugestões: https://reservaflorestal.ib.usp.br/
Atenciosamente, CGRFIB


Segue o 
Formulário de Inscrição
https://forms.gle/bzPocAQ5MSCT4YWx8

MonitorEB2024



Normas para o processo de inscrição e seleção: Artigos 49 e 50 do Regimento do IB-USP: 

Artigo 49 – As disciplinas ou atividades de extensão que poderão contar com alunos monitores serão tornadas públicas pelo menos trinta dias antes do período de inscrição, informando o número de vagas previsto. (alterado pela Resolução 8456/2023)

§ 1º – A divulgação ficará a encargo da administração central do Instituto de Biociências juntamente com:
I – a Comissão de Graduação, no caso da monitoria para as disciplinas;
II – a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, no caso da monitoria para atividades de extensão.
§ 2º – As inscrições na monitoria para disciplinas serão abertas semestralmente, conforme prazos definidos pela Comissão de Graduação, sendo que os candidatos deverão encaminhar:
I – requerimento ao Chefe do Departamento responsável pela disciplina, indicando nome, filiação, idade, número do Registro Geral (RG), número USP, nacionalidade, naturalidade, estado civil e residência;
II – histórico escolar.
§ 3º – As inscrições para a monitoria em atividades de extensão serão abertas pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária conforme disponibilidade de recursos, respeitando-se o prazo referido no caput deste artigo, sendo que os candidatos deverão encaminhar:
I – requerimento ao Chefe do Departamento no qual o docente responsável está lotado; indicando nome, filiação, idade, número do Registro Geral (RG), número USP, nacionalidade, naturalidade, estado civil e residência;
II – histórico escolar;
III – mediante solicitação, carta de apresentação, justificando o conhecimento mínimo na(s) disciplina(s) ou área(s) do conhecimento relacionadas à atividade de extensão, e/ou motivação para o desenvolvimento das atividades.

Artigo 50 – A seleção consistirá em uma prova com o objetivo de apurar a capacidade de comunicação do candidato, bem como seu conhecimento relacionado à atividade de monitoria. (alterado pela Resolução 8456/2023)

§ 1º – A seleção da monitoria para disciplinas será aberta semestralmente, conforme prazos definidos pela Comissão de Graduação; e para a monitoria em atividades de extensão será aberta pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária.
§ 2º – A prova da monitoria para disciplinas será organizada pelos Conselhos dos Departamentos e da monitoria em atividades de extensão pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária, e sua data de aplicação será comunicada ao candidato com pelo menos sete dias de antecedência.
§ 3º – O julgamento da prova será efetuado por uma comissão composta por três membros indicados pelo Conselho do Departamento para monitoria para disciplinas ou pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária para monitoria em atividades de extensão, segundo estes critérios:

I – a nota mínima de aprovação será sete;
II – os candidatos aprovados serão classificados segundo critério de nota obtida;
III – as vagas de monitoria serão preenchidas respeitada a ordem de classificação;
IV – no caso de impedimento ou desistência de um dos candidatos, será seguida a ordem de classificação para a convocação do candidato seguinte.

 

Curso : BOTÂNICA NO COTIDIANO 2024 - PRESENCIAL

Trata-se de curso presencial pago de atualização em temas gerais da Botânica, oferecido a Professores ativos de Ciências e/ou Biologia do Ensino Básico, visando contribuir com a desmistificação do ensino da Botânica e contribuir com a sua formação continuada.

Os temas abordados durante o curso serão: Árvore da vida, A Botânica no cotidiano, Filogenia e sistemática, Os grandes grupos de plantas terrestres, Ciclos de vida, Organização do corpo vegetal, Morfologia floral, Anatomia vegetal, Transgênicos e Organismos Geneticamente Modificados.

Período do curso: 1/abril a 24/junho/2024

Taxa de inscrição: R$ 150,00 (através de boleto bancário; taxa não-reembolsável). No ato da inscrição, é obrigatório anexar COMPROVANTE ou DECLARAÇÃO de atividade como PROFESSOR ATIVO
Inscrição: 01/fevereiro – 15/março/2024 - Sistema Apolo (https://uspdigital.usp.br/apolo/)

Mais informações no cartaz abaixo.
Informações: ccex@ib.usp.br ou 3091-8088.

Cartaz curso

biblioteca aluno
Biblioteca do Instituto de Biociências. Aluno consultando o acervo da Biblioteca do Instituto de Biociências. 2019 Foto: Itinerante Filmes  



Encontram-se abertas as inscrições até 07/02 para o concurso de professor doutor com 1 vaga em aberto na área de “Licenciatura”.

Informações na lista de documentos abaixo:

DO - Edital publicado em 09-11-23
Texto do Edital do Concurso
Formulário de Equivalência PhD English
Formulário de Equivalência PhD Português
Tutorial de pedido de equivalência de título português/inglês
Plano individualizado detalhado
Benefícios (etc) português/inglês