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Pós-doutorado com bolsa FAPESP
Associado a Projeto de Colaboração FWO-FAPESP
No do processo FAPESP: 2021/05071-0
Título do projeto: Proteínas regulatórias que atuam na comunicação entre a
sinalização luminosa e a de jasmonato: caracterização de sua função molecular e seu
impacto na qualidade das culturas
Inscrições: 01/04/2022 - 29/04/2022
Início da bolsa: 01/06/2022
Localização: Rua do Matão, 277. Cidade Universitária, CEP05508-090, São Paulo, SP,
Brasil
Resumo
A sinalização luminosa e por jasmonato (JA), fitohormônio associado ao stress,
representam um ponto crucial conflitante entre os programas de crescimento e defesa
nas plantas. Aprimorar o conhecimento sobre o papel e funcionamento de fatores
comuns à sinalização por luz e JA é fundamental para viabilizar o desenvolvimento de
estratégias que permitam desacoplar ambas respostas. Especificamente, serão
caracterizados membros da família de fatores de transcrição BBX utilizando tomateiro
como espécie modelo. A compreensão da composição e funcionamento dos
complexos de fatores de transcrição BBX permitirá identificar novos mecanismos
envolvidos no crosstalk entre luz e JA e aprimorar a compreensão sobre a
determinação de caracteres como produtividade e qualidade nutricional.
Perfil do candidato:
Pesquisador independente, proativo e habilidade para trabalhar em equipe. Os
candidatos devem ter experiência em genômica funcional vegetal incluindo técnicas de
biologia molecular, transformação vegetal, bioinformática, programas estatísticos e
redação científica. Os candidatos interessados devem ter concluído o doutorado em
Ciências Biológicas, ou afins, em até 2 anos.
Documentos necessários para a inscrição:
a) Curriculum Lattes;
b) carta de motivação e;
c) carta de recomendação.
Enviar para Magdalena Rossi (mmrossi@usp.br) entre 01/04/2022 e 29/04/2022.
Bolsa:
A bolsa terá duração de 24 meses com início imediato.

logoibnew Comunicado da Reitoria da USP sobre uso de máscara - 20/03/22

Com base no disposto na Portaria Interministerial nº 14/2022, no Decreto Estadual nº 66.897, de 17 de março de 2022, nas especificidades do ambiente universitário e na avaliação da Comissão Assessora de Saúde da Reitoria, a Universidade de São Paulo (USP) determina que o uso de máscara será obrigatório a todo o corpo discente e docente, servidores técnico-administrativos, prestadores de serviços e visitantes nos ambientes fechados da Universidade, incluindo salas de aula, auditórios, museus, laboratórios, bibliotecas, locais de atendimento ao público e setores administrativos da Universidade. Nos ambientes externos, o uso de máscara é recomendado em situações de aglomeração.

Deverão ser utilizadas máscaras cirúrgicas ou tipo N95, bem ajustadas ao rosto cobrindo do nariz ao queixo.

Essa determinação foi decidida por analogia ao estabelecido para usuários de transporte público (número elevado de pessoas no mesmo ambiente, circulação restrita de ar, proximidade física e tempo de permanência prolongado).

Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP

estadaoGrupo da USP identificou 78 milhões de variantes genéticas, que diferenciam uma pessoa da outra;
atualmente, as informações disponíveis eram formadas basicamente por dados de europeus e
asiáticos.

Artigo Estadão

Artigo CNN Brasil

capasmall

Book 1 - 2021  - Recurso  água: tecnologias e pesquisas para o uso e a conservação de ecossistemas aquáticos 
Book 2 - 2020  - Criterios para la evaluación de estresores y parámetros en la estimación del estado ecológico de ríos en Suramérica 
Book 3 - 2020  - Reservatórios que abastecem São Paulo: problemas e perspectivas   
Book 4 - 2019  - Sentinel 2 (A e B): protocolo de instalação e uso para trabalhar imagens na avaliação da qualidade da água de reservatórios
Book 5 - 2017 - Monitoramento e manejo de macrófitas aquáticas em reservatórios tropicais brasileiros  
Book 6 - 2015 - Ecologia de reservatórios e interfaces 
Book 7 - 2003 - Macrofitas aquáticas e perifiton: aspectos ecológicos e metodológicos 
Book 8 - 1999 - Perspectivas na Limnologia do Brasil 
 
A água não é um produto comercial como outro qualquer.

 

 

biologiaUm projeto de extensão universitária criado pelos discentes do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
Somos um espaço de educação não formal que recebe visitas escolares e produz material didático para o ensino lúdico de Biologia. No ano de 2021, em parceria com
o banco Santander e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, desenvolvemos um projeto de divulgação de algumas de nossas atividades a professores
e educadores que atuem com crianças e jovens em diversos espaços de educação.
Assista os 5 vídeos produzidos com temas que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, apresentando as diversas formas que a Estação Biologia aborda durante
as visitas escolares e como essas atividades podem ser adaptadas para a sala de aula. Cada vídeo conta com um protocolo e um infográfico correspondentes, para auxiliar
na compreensão e condução da atividade. Os vídeos podem ser acessados no link e os infográficos seguem em anexo."

Teatro dos Abelhudos - projeto "Atividades Lúdicas para o Ensino da Biologia"
Fisiologia - projeto "Atividades Lúdicas para o Ensino da Biologia"
Natureza da Ciência, Desenho e Magia - projeto "Atividades Lúdicas para o Ensino da Biologia"
Laboratório de Genética - projeto "Atividades Lúdicas para o Ensino da Biologia"
Educação Sexual - projeto "Atividades Lúdicas para o Ensino da Biologia"

Instagram: @EstacaoBiologia
Site: estacaobiologia.ib.usp.br
Estação Biologia
Programa de Visitas Escolares
Instituto de Biociências - USP
www.ib.usp.br/estacaobiologia