Google Translate Widget by Infofru

Departamento:
Genética e Biologia Evolutiva
Linha de Pesquisa:
Bioantropologia, evolução biocultural, evolução humana
Resumo da Pesquisa:
Mercedes Okumura é coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos e professora de bioarqueologia e evolução humana no Instituto de Biociências (Universidade de São Paulo). Sua pesquisa inicial focou no uso de craniometria para explorar afinidades biológicas entre grupos costeiros holocênicos da costa sudeste e sul do Brasil (sambaqui). Atualmente, trabalha com evolução biocultural de populações caçadoras-coletoras dos últimos dez mil anos do Brasil, através da análise de DNA antigo dos esqueletos humanos e através da Teoria da Transmissão Cultural aplicada ao estudo de ferramentas de pedra (pontas de projéteis). Ambos os métodos são usados para entender melhor as questões sobre fronteiras e identidades passadas, bem como mudanças biológicas e culturais e estabilidade biocultural ao longo do tempo.
Local:
Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos