Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

poder fmtO poder do ambiente

Segundo estudo americano feito com ratos, fêmeas que vivem em ambientes competitivos geram filhotes mais atraentes sexualmente. A descoberta é uma evidência de que as condições de vida dos pais influenciam nas características herdadas pela prole.
Experimentos realizados pelos biólogos Wayne Potts e Adam C. Nelson comprovaram que os filhotes machos que nasceram de mães que haviam convivido em um ambiente de competição por parceiros tinham uma produção maior de feromônios, proteínas presentes na urina dos animais que servem para atrair as fêmeas. As taxas de acasalamento também eram mais altas.
De acordo com Potts, esse é um dos primeiros estudos que evidenciam a epigenética (influência da condição de vida dos pais na ativação dos genes da prole) aumentando a taxa de sucesso de copulação dos descendentes.
Há, porém, uma desvantagem. Os machos que produziram mais feromônio tiveram expectativas de vida mais curtas. O biólogo não sabe explicar a relação, mas a hipótese é que o aumento da substância secretada na urina demanda muita energia, trazendo prejuízos para a sobrevivência.
De acordo com o Prof. Gilberto Fernando Xavier, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da USP, o fato de o ambiente ser capaz de alterar características dos seres já era conhecido. Ele explica que os genes não são dissociados do ambiente e o patrimônio genético sofre uma quantidade enorme de influências ambientais.
A pesquisa mostra que a expectativa de vida e a habilidade de atrair parceiros não dependem apenas dos genes dos pais, mas também da herança epigenética. Portanto, para os autores do estudo, os resultados sugerem que a prática de enclausurar em cativeiro um macho e uma fêmea de espécies em extinção para que gerem filhotes deve ser repensada. Ao reintroduzir em seu hábitat natural os indivíduos criados em cativeiro eles terão desvantagem, pois seus pais tiveram experiências em ambiente enjaulado.


Veja a reportagem completa aqui.