Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

ibepecorIBEPECOR - Red Iberoamericana para la formulación y aplicación de protocolos de evaluación del estado ecológico, manejo y restauración de ríos

Em 29 de abril, ocorreu no departamento de Ecologia do IB/USP a primeira reunião da IBEPECOR, seção do Brasil.


A Red, financiada pelo CYTED (Programa IberoAmericano de Ciência Y Tecnologia para El Desarrollo - Ref. P415RT0143), plataforma que promove e dá suporte à cooperação multilateral,tem como objetivo proporcionar o suporte necessário para a transferência de experiências no uso de ferramentas de avaliação do estado ecológico dos rios e reservatórios, no caso do Brasil em diferentes realidades ibero-americanas, bem como a intercalibração dos protocolos de avaliação do estado ecológico a nível de ecorregião. Coordenada pelo pesquisador Enrique Navarro do Instituto Pirenaico de Ecología (Espanha), é composta por pesquisadores de inúmeros países da América do Sul - Argentina, Chile, Equador, Colômbia, Venezuela, Uruguai - especificamente do Brasil pelos profs. Marcelo Pompêo eAna Lucia Brandimarte do departamento de Ecologia do IB/USP, e pela profa. Viviane Moschini-Carlos da UNESP (campus de Sorocaba), e respectivos alunos. Conta também com o apoio de experientes pesquisadores da Espanha e de Portugal.

No encontro (ocorrido na USP), que foi bastante profícuo, o prof. Marcelo Pompêo (coordenador brasileiro) apresentou ao grupo os objetivos e as discussões ocorridas na primeira reunião das coordenações nacionais da IBEPECOR, sediada na Universidad Indoamericana (Quito, Equador), no período de 12 a 14 de abril deste ano. O grupo se mostrou muito motivado a contribuir, centrando os esforço sobre os reservatórios paulistas.

Outras informações sobre a IBEPECOR: http://www.ibepecor.csic.es/