Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

logoibnewNOTA DE ESCLARECIMENTO

No último dia 22/04/2015 mídias sociais divulgaram que estaria ocorrendo no IB uma aula com conteúdo racista numa disciplina do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Genética).
A Diretoria do IB esclarece que essa informação não procede.
A disciplina “English for Science”, ministrada integralmente em inglês pelo Professor Convidado Peter Lees Pearson, almeja estimular a escrita e o uso oral da língua inglesa. Dentre as estratégias de ensino adotadas inclui-se a indicação de textos publicados em revistas de circulação internacional, para leitura prévia. Não raro, o conteúdo dos textos é polêmico, almejando estimular o engajamento dos alunos no debate. Posteriormente, o conteúdo do texto é debatido em sala de aula e os alunos devem redigir ensaios, usando a língua inglesa. O texto indicado para a aula mencionada, publicado por Rushton e Jensen na revista Medical Hypotheses (2008) 71, 629–640, referia-se a uma ideia defendida por James Watson acerca de diferenças raciais envolvendo habilidades cognitivas. De acordo com o Professor Peter, pretendia-se estimular o debate sobre até que ponto os argumentos apresentados pelo autor seriam cientificamente defensáveis, e não estimular qualquer forma de racismo.
Ressaltamos que o Instituto de Biociências, em sintonia com a Universidade de São Paulo, estimula a tolerância e o respeito a divergência de opiniões, e a liberdade de expressão e discussão.