Quer viver uma experiência transformadora na graduação? Estão abertas as inscrições para a disciplina AEX "Ensino de Ciências por Modelos Táteis para Estudantes com Deficiência Visual", oferecida pela Faculdade de Odontologia da USP. Formato híbrido, com atividades teóricas e práticas Aberta a estudantes de graduação e pós-graduação de toda a USP Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente à ODS 10 – Redução das Desigualdades. A disciplina terá duração de 1 semestre, com início no 2º semestre de 2025 e conta com professores de diversas faculdades e instituições: Dep. de Biomateriais e Biologia Oral – FOUSP Dep. de Biologia Celular e do Desenvolvimento – ICB-USP Dep. de Oceanografia Biológica – Instituto Oceanográfico – USP Dep. de Filosofia da Educação e Ciências da Educação- EDF- Faculdade de Educação – USP Dep. de Projeto da FAU-USP Dep. de Tecnologia - AUT – FAU-USP Dep. de Oceanografia Biológica – Instituto Oceanográfico – USP Dep. de Engenharia Ambiental Faculdade de Tecnologia – FT - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP Faculdade de Ciências Farmacêuticas – UNIFESP Laboratório de Ensino e Material Didático do Departamento de Geografia da FFLCH-USP Núcleo de Tecnologia Assistiva – UFSCar 🔎 Dados da disciplina para facilitar sua inscrição: Unidade/Colegiado: Faculdade de Odontologia (FO) | Docente Responsável: Prof. Paulo Eduardo Capel Cardoso | Código da Atividade: AEX-FO-00025.01 | Período do 1º semestre da disciplina: 20/08/2025 a 03/12/2025 | Período de inscrição: 21/07/2025 a 08/08/2025 Período de seleção: 09/08/2025 a 13/08/2025 | Divulgação dos resultados: 14/08/2025 📌 Procure a atividade no sistema Júpiter com o código AEX-FO-00025.01 Inscreva-se e viva uma experiência acadêmica com propósito! Em caso de dúvida, entre em contato com o e-mail: paulocapel@usp.br.
Fotos do post de Instituto de Biociências - IB USPNo artigo 'Is the audience gender-blind? Smaller attendance in female talks highlights an imbalanced visibility in academia', de autoria das pesquisadoras ligadas ao IB USP Júlia Rodrigues Barreto, Isabella Romitelli, Pamela Cristina Santana, Ana Paula Aprígio Assis, Renata Pardini e Melina de Souza Leite, foram utilizados dados de onze anos sobre o tamanho da audiência em palestras e seminários do ciclo de palestras "Eco Encontros", do Departamento de Ecologia do IB USP. Os resultados mostraram que palestras e seminários ministrados por pesquisadores homens tendem a atrair uma audiência maior do que aqueles apresentados por pesquisadoras mulheres. Esse efeito é ainda mais acentuado em posições mais avançadas da carreira, como no caso de palestras proferidas por professoras, em contraste com aquelas ministradas por doutorandas ou mestrandas. O efeito persistiu mesmo após o controle por produtividade acadêmica, tempo de carreira e tópico da palestra. O estudo revela como os padrões de gênero influenciam a visibilidade e o reconhecimento na academia. Compreender essas desigualdades é apontado como um passo fundamental para fortalecer iniciativas em prol de uma ciência mais justa e inclusiva. ARTIGO: https://www.nature.com/articles/s44185-025-00100-x Contato para mais informações: melina.leite@ib.usp.br Barreto, J.R., Romitelli, I., Santana, P.C. et al. Is the audience gender-blind? Smaller attendance in female talks highlights an imbalanced visibility in academia. npj biodivers 4, 28 (2025). https://doi.org/10.1038/s44185-025-00100-x
📻 Hoje, às 14h, a Rádio USP receberá os professores do IB USP José Rubens Pirani e Otávio Marques Silva 🌿 no programa Cultura na USP, apresentado por Elcio Silva e com produção de Fabio Rubira e Elcio Silva @culturanausp@usp.oficial
☀︎ Viver o IB USP
Última chamada para participar da criação do logotipo para a 'Central de Biologia Molecular e Ômicas', do Dep. de Fisiologia do IB USP. Toda comunidade IB USP poderá participar! Envie sua sugestão para o email biomicas@ib.usp.br 📍Prazo prorrogado até 30 de agosto de 2025