Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults

Recursos Humanos

Docentes:
Profa. Dra Cristiane P. G. Calixto (criscalixto@usp.br)
Prof. Dr Gilberto B. Kerbauy (gbtkerba@ib.usp.br)
Profa Dra Helenice Mercier (hmercier@ib.usp.br)
Prof. Dr. Luciano Freschi (freschi@usp.br)

Técnicos de laboratório:
Ana Maria Rodrigues e Aline Bertinatto da Cruz

Projetos

Título: Regulação pós-transcricional da expressão gênica vegetal.
Descrição: O controle pós-transcricional da expressão gênica é um processo amplamente difundido nos eucariotos superiores. Em plantas, este controle tem um papel importante na defesa contra estresses, mas é frequentemente ignorado nos estudos do transcriptoma vegetal. Nosso grupo visa compreender a complexidade da regulação da expressão gênica em resposta a estresses abióticos de maneira dinâmica, integrando mecanismos pós-transcricionais, para identificar genes envolvidos na tolerância a esses estresses.

Título: Regulação metabólica e do desenvolvimento associada à fotossíntese CAM e ao uso eficiente da água e do nitrogênio
Descrição: Busca caracterizar aspectos fisiológicos e moleculares do desenvolvimento vegetal relacionados à tolerância a seca e à utilização eficiente de água e de nitrogênio, com particular enfoque no controle da expressão da fotossíntese CAM. Também são analisadas as diferentes estratégias de absorção e assimilação de nitrogênio orgânico e inorgânico por plantas nativas brasileiras, especialmente orquídeas e bromélias. De modo complementar, busca-se ainda caracterizar a influência dos diferentes mecanismos de absorção, uso e conservação de água e nutrientes sobre o padrão espacial e ontogenético de desenvolvimento das plantas.

Título: Sinalização hormonal do desenvolvimento vegetal
Descrição: Estudam-se aspectos fisiológicos, bioquímicos e de biologia molecular voltados à compreensão de aspectos relativos ao controle de diferentes eventos de desenvolvimento vegetal. Tais eventos são analisados sob o enfoque ambiental-hormonal-gênico, buscando-se esclarecer o papel de diferentes sinais ambientais e endógenos nas redes de controle relacionadas à formação e diferenciação de organelas, células, tecidos e órgãos. Especial atenção é dada aos eventos de sinalização relacionados à diferenciação e rediferenciação de células meristemáticas e adultas de plantas, bem como ao controle da divisão celular. O envolvimento de mensageiros secundários, tais como o óxido nítrico e o cálcio citossóico, também é analisado durante essas pesquisas.