Google Translate Widget by Infofru

Author Site Reviewresults


Prof. Dr José Rubens Pirani
Professor Titular do IB-USP, desenvolve pesquisa em duas linhas: 1. Sistemática e evolução de plantas da Ordem Sapindales, principalmente da família Rutaceae e Simaroubaceae; 2. Flora, fisionomia e biogeografia da vegetação montana brasileira, especialmente das serras da Cadeia do Espinhaço. 
Contato: +55 11 3091-7595
Email: pirani@usp.br
Currículo Lattes

 


Prof. Dra Lúcia Garcez Lohmann
Diversificação e biogeografia de Plantas Neotropicais
Eu e meus alunos buscamos entender os padrões de diversificação e biogeografia de plantas neotropicais. Nós adotamos uma abordagem integrativa que combina estudos de taxonomia clássica com dados filogenéticos, de biologia molecular, ecologia, biologia evolutiva e conservação. A maior parte da nossa pesquisa foca na família Bignoniaceae, um componente chave das florestas Tropicais. 
Contato: +55 11 3091-8069
Email: llohmann@usp.br
CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798650U8

 


Prof. Dr Otávio Luis Marques da Silva
Taxonomia, sistemática e biogeografia de Euphorbiaceae 
Nas pesquisas desenvolvidas com seus alunos, busca consolidar a taxonomia de grupos brasileiros de Euphorbiaceae e famílias historicamente associadas, conhecidas por espécies de relevante importância econômica, como a mandioca (Manihot esculenta), a seringueira (Hevea brasiliensis) e a mamona (Ricinus communis). Tem especial interesse também na sistemática e biogeografia do grupo, trabalhando atualmente na utilização, de forma integrativa, de dados moleculares e morfológicos para desvendar a impressionante diversidade da família e identificar elementos chaves na história evolutiva de Euphorbiaceae que contribuíram para que esta, que é uma das maiores e mais diversas famílias entre todas as Angiospermas, alcançasse tamanho sucesso na conquista dos mais diversos ambientes.
Contato: +55 11 3091-7596
Email: otaviolmarques@usp.br
CV: https://lattes.cnpq.br/8250818865131703

 


Prof. Dr Paulo Takeo Sano
Diversidade e Conservação da Flora Neotropical: Monocotiledôneas – Eriocaulaceae
O principais interesses de pesquisa de Paulo Sano são a Sistemática Vegetal, com foco em Conservação da Biodiversidade, e Educação Ambiental, com uma abordagem etnobotânica. Sua pesquisa em Sistemática é focada em Monocotiledôneas, particularmente diversidade e evolução. Desde 1999, tem se envolvido em projetos de conservação em áreas de altitude, uma vez que Eriocaulaceae, família na qual é especialista, ocorre principalmente nesse tipo de ambiente, os campos rupestres. Também desenvolve pesquisas com comunidades locais, voltada para a percepção ambiental dessa comunidades em relação às areas de altitude e sua diversidade, sempre em uma perspectiva de pesquisa colaborativa, envolvendo o diálogo entre conhecimento local e científico. 
Contato: +55 11 3091-8070
Email: ptsano@usp.br
CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723528U1