Rã-touro no Brasil

 

Você já viu ou ouviu essa rã?


É bem provável que você já tenha encontrado anfíbios no jardim de casa, no sítio, em um banheiro na casa de praia, na fazenda, ou simplesmente caminhando por aí. Talvez você tenha até encontrado, ou ouvido, uma rã-touro. O canto é inconfundível!


O que essa rã tem de especial? Ela não é uma espécie originalmente brasileira. O nome científico da espécie é Lithobates catesbeianus. Ela tem origem na América do Norte, nas regiões leste dos Estados Unidos e Canadá. A rã-touro está no Brasil desde 1930, quando os primeiros casais foram importados dos Estados Unidos para dar início à criações comerciais destinadas, principalmente, à produção de carne. Entretanto, hoje a rã-touro também está presente fora dos ranários comerciais, em muitos locais do país. Nós ainda não sabemos precisamente a distribuição da espécie no país, tampouco conhecemos de fato os efeitos da presença da espécie na natureza.


O Rã-touro no Brasil tem o grande objetivo de divulgar a presença da espécie no país para o público que muitas vezes convive com ela sem saber sobre sua história. Também estamos reunindo aqui os registros da espécie no país e informações sobre pesquisas e pesquisadores relacionados à biologia da rã-touro.

Biologia.html