Disciplinas Oferecidas

Boletim PDF

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM ACONSELHAMENTO GENÉTICO E GENÔMICA HUMANA

 

MAG 5004 – Fundamentos de Genética Quantitativa e de Populações

Profs. Resp.:       Dr. Diogo Meyer e Paulo Alberto Otto

Dia da Semana:5ª feira                             

Horário:                9h às 13h

Período:               07/03 a 27/06                 

Cancelar até:      04/04

Créditos:              4                                       

Vagas:                  máximo 20

Local:                   Centro Didático

OBS: Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana.

CONTEÚDO:Conceitos básicos de genética de populações: frequências alélicas e genotípicas; Mecanismos de manutenção de genes que causam doenças nas populações; Princípios gerais de cálculo de riscos e seu emprego em aconselhamento genético; Detecção de seleção e de outros mecanismos importantes em microevolução em populações humanas; Identificação de genes causadores de doenças monogênicas e multifatoriais.

 

BIOLOGIA (GENÉTICA)

 

BIO 5707 – Genética Médica

Prof. Resp.:         Dr. Paulo Alberto Otto

Dia da Semana:3ª feira                             

Horário:                14h às 18h

Período:               02/04 a 02/07                 

Cancelar até:      28/04

Créditos:              8                                       

Vagas:                  mínimo 5, máximo 30

Local:                   Edifício Felix Rawitscher (Minas) - IBUSP

CONTEÚDO: Teórico: 1. Doenças produzidas por genes autossômicos dominantes. 2. Doenças produzidas por genes autossômicos recessivos. 3. Consanguinidade. 4. Doenças produzidas por genes ligados ao cromossomo X. 5. Anomalias dos autossomos. 6. Anomalias dos cromossomos sexuais. 7. Doenças produzidas por mecanismos multifatoriais. Prático: - Acompanhamento e assistência ao atendimento de doentes e consulentes, com ênfase nos critérios de diagnóstico diferencial e nas técnicas de semiologia de defeitos congênitos.

 

BIO 5714 – Genética de Populações

Prof. Resp.:         Dr. Paulo Alberto Otto

Dia da Semana:5ª feira                             

Horário:                14h às 18h

Período:               04/04 a 11/07

Cancelar até:      30/04

Créditos:              8                                       

Vagas:                  mínimo 5, máximo 30

Local:                   Edifício Felix Rawitscher (Minas) - IBUSP

CONTEÚDO:1. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Aplicações. Teste de hipóteses genéticas. Método de Snyder. Correção de averiguação truncada. 2. Extensão do equilíbrio de Hardy-Weinberg: genes ligados aos cromossomos X. Método de máxima verossimilhança para a estimativa de frequências gênicas. 3. Extensão do equilíbrio de Hardy-Weinberg: herança poligênica e ligamento fatorial. Solução de séries recorrentes. 4. Desvios da pan-mixia: endogamia e cruzamentos preferenciais. Equilíbrio de Wright. Sistemas regulares de endogamia. Cálculos de riscos para filhos de consanguíneos. 5. Fatores que alteram o equilíbrio de Hardy-Weinberg: deriva genética, isolados, migrações. 6. Efeitos das mutações. Probabilidade de persistência de uma mutação. Carga genética. 7. Seleção natural. Determinação de valores adaptativos Manutenção de polimorfismos genéticos. 8. Equilíbrio entre mutação e seleção. Cálculo das taxas de mutação para genes deletérios. 9. Cálculo de grau de mistura racial. Aplicação de métodos de Genética de Populações em Aconselhamento Genético. 10. Aplicação de métodos de Genética de Populações em problemas de exclusão de parentesco biológico.

 

BIO5738 - Tendências Atuais em Genética e Biologia Evolutiva

Profs. Resp.:        Drs. Lygia da Veiga Pereira Carramaschi, Tábita Hünemeier e Michel Satya Naslavsky
 
Dia da Semana: 2ª feira

 

Horário:                 13h às 15h

Período:                25/03 a 17/06

Cancelar até:      15/04

Créditos:              2                                 

Vagas:                  indeterminado

Local:                   Departamento de Genética e Biologia Evolutiva - IBUSP

CONTEÚDO: Série de aulas expositivas sobre temas amplos, dentro da temática de genética e evolução. As aulas deverão contemplar as metodologias usadas, a motivação para os ensaios e suas implicações teóricas. O curso deverá contar a participação de professores convidados para aulas específicas, sendo estes escolhidos por serem pesquisadores com destaque em sua área de atuação.

 

BIO 5739 - Organização do Citoplasma da Célula Animal

Profa. Resp.:        Dr. Alberto Augusto Gonçalves de Freitas Castro Ribeiro

Dia da semana:   5ª feira

Horário:                 14h às 18h

Período:                07/03 a 27/06 (15 semanas)

Cancelar até:      04/04

Créditos:               8

Vagas:                  mínimo 5, máximo 25

Local:                   Edifício Felix Rawitscher (Minas) - IBUSP

CONTEÚDO: 1. Princípios de microscopia de luz, confocal e eletrônica. 2. A compartimentali-zação do citoplasma da célula animal: origem e significado. 3. A superfície celular: arquitetura molecular, transporte, sinalização e especializações. 4. A rota endocítica: o sistema endossômico-lisossômico. 5. A rota secretora: o retículo endoplasmático e o complexo de golgi. 6. Organelas oxidativas: mitocôndria e peroxissomo. 7. Citoesqueleto: bases mole-culares dos movimentos celulares. 8. Identificação de organelas celulares em microscopia de luz e eletrônica. 9. Integração morfofuncional dos compartimentos intracelulares.

 

BIO 5789 – Genômica Evolutiva

Prof. Resp.:         Dr. Diogo Meyer

Colaboradores:   Drs. Kelly Nunes de Vitor Rezende da Costa Aguiar

Dia da Semana:2ª, 4ª e 6ª feira

Horário:                9h às 12h e 14h às 18h

Período:               06/05 a 17/05

Cancelar até:      09/05

Créditos:              4

Vagas:                  mínimo 5, máximo 25

Local:                   Sala 05 – Centro Didático

CONTEÚDO:1. Módulo introdutório (Semana 1, Diogo Meyer). Revisão de conceitos de genética de populações: teoria de deriva genética, seleção natural, desequilíbrio de ligação, interação entre forças evolutivas, medidas de diferenciação populacional, teoria coalescente. Bases da teoria neutra da evolução molecular e estatísticas de diversidade genética. Uso de linguagem R para simular processos microevolutivos: deriva, seleção, interação entre deriva e seleção. 2. Módulo de análise dados (Semana 2). O objetivo desse módulo é fazer uma ponte entre os conceitos básicos do módulo 1 e a sua aplicação para dados de sequenciamento de nova geração (NGS), ilustrando as análises com exemplos específicos. Tópicos incluem métodos bioinformáticos para análise de dados genômicos: aspectos básicos de dados de NGS (reads, quality score, coverage, depth, mapping, filgering, file formats), estimativa de genotype likelihoods, estimativas de frequências alélicas, estimativa de parâmetros evolutivos a partir de dados genômicos (diferenciação populacional, tamanho populacional, fluxo gênico). Inferências de processos seletivos (scans de seleção natural aplicados em escala genômica). Testes estatísticos: modelos nulos via simulação vs abordagem de “outliers”. Considerações sobre desenho experimental (whole-genome, exome, pooled, rad-seq). Familiarização com programas de análise de dados genômicos, através de aulas práticas.

 

BIO 5791 – Tráfego Intracelular e Degeneração

Prof. Resp.:         Dra. Merari de Fátima Ramires Ferrari

Dia da Semana:2ª e 6ª feira

Horário:                9h às 16h

Período:               08/04 a 10/05

Cancelar até:      18/04

Créditos:              4                                 

Vagas:                  mínimo 4 - máximo 20

Local:                   IB/USP

CONTEÚDO:Aulas teóricas: 1. citoesqueleto; 2. tráfego anterógrado e tráfego retrógrado; 3. o papel das cinesinas, dineínas e miosinas no tráfego intracelular; 4. endocitose e reciclagem de membrana celular; 5. proteínas Rab; 6. tráfego de mitocôndrias. Seminários dos alunos e discussão sobre artigos relacionados ao curso.

 

MAG 5004 – Fundamentos de Genética Quantitativa e de Populações

Profs. Resp.:       Dr. Diogo Meyer e Paulo Alberto Otto

Dia da Semana:5ª feira                             

Horário:                9h às 13h

Período:               07/03 a 27/06                 

Cancelar até:      04/04

Créditos:              4                                       

Vagas:                  máximo 20

Local:                   Centro Didático

OBS: Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana.

CONTEÚDO:Conceitos básicos de genética de populações: frequencias alélicas e genotípicas; Mecanismos de manutenção de genes que causam doenças nas populações; Princípios gerais de cálculo de riscos e seu emprego em aconselhamento genético; Detecção de seleção e de outros mecanismos importantes em microevolução em populações humanas; Identificação de genes causadores de doenças monogênicas e multifatoriais.

 

BOTÂNICA

 

BIB 5706 – Prospecção de Fármacos de Origem Vegetal

Profs. Resp.:       Drs. Antonio Salatino e Cláudia Maria Furlan

Dia da Semana:3ª feira

Horário:                10h às 12h e 14h às 18h

Período:               02/04 a 30/05

Cancelar até:      19/04

Créditos:              6

Vagas:                  máximo 15

Local:                   Centro Didático – IB/USP

CONTEÚDO: Os metabolismos primário e secundário e suas interfaces. Diversidade e distribuição de metabólitos secundários. A quimiotaxonomia como atalho na prospecção de fármacos. A contribuição da etnofarmacologia na pesquisa de fármacos. Pesquisas com própolis e sua relevância na descoberta de fármacos. Substâncias naturais como modelos estruturais para produção de fármacos. Doenças prioritárias e pesquisa de fármacos: malária, AIDS, câncer. Inovações biotecnológicas: a busca de maior eficiência na produção de fármacos.

 

BIB 5733 – Tópicos em Fitoquímica I

Profs. Resp.:       Drs. Cláudia Maria Furlan e Deborah Yara Alves Cursino Santos

Dia da semana:  4ª feira

Horário:                12h45 às 13h45

Período:               13/03 a 19/06 (10 encontros)

Cancelar até:      04/04

Créditos:               2
Vagas:                  máximo 15
Local:                    AG da Botânica – IB/USP

OBS: A disciplina contará com a apresentação de palestras de convidados e/ou seminários dos alunos matriculados. O material preparado para as projeções nos seminários deverá estar em INGLÊS.

CONTEÚDO: Temas variados e atuais em estudos fitoquímicos, incluindo metabolismos primário e secundário e suas interfaces; Diversidade e distribuição de metabólitos secundários; Atividades biológicas de metabólitos secundários; Mudanças no perfil de metabólitos secundários frente a fatores de estresse biótico e ambiental; Interação planta-inseto; Metodologias de análise de substâncias secundárias (extração, cromatografias, espectroscopia).

 

BIB 5736 – Biotecnologia Celular em Plantas

Profs. Resp.:       Drs. Eny Iochevet Segal Floh e Igor Cesarino

Colaborador:       Dr. André Luis Wendt dos Santos

Dia da semana:  2ª a 6ª feira

Horário:                13h às 18h

Período:               22/04 a 26/04

Cancelar até:      23/04

Créditos:               2
Vagas:                  máximo 10
Local:                    Departamento de Botânica – IB/USP

CONTEÚDO: 1) Introdução à técnica de cultura de tecidos e células vegetais: histórico e aplicações. 2) Controle da morfogênese in vitro: aspectos fisiológicos, bioquímicos, genéticos e estruturais.3)             Micropropagação. 4) Embriogênese somática, criopreservação e sementes sintéticas. 5) Suspensões celulares e cultura de protoplastos. 6) Engenharia genética. 7) Metabólitos secundários in vitro. 8) Cultura de tecidos como metodologia para estudos básicos do desenvolvimento vegetal e para estudos aplicados e biotecnológicos. 9) Biotecnologia vegetal e o mercado de trabalho. 10) Demonstrações práticas e experimentos baseados nos tópicos do programa teórico.

 

BIB 5755 – Tópicos em Ficologia / Phycological Topics

Profs. Resp.:       Dras. Fanly Fungyi Chow Ho e Mariana Cabral de Oliveira

Dia da Semana:6ª feira (quinzenal, 10 encontros)

Horário:                12h30 às 13h30

Período:               22/02 a 28/06

Cancelar até:      16/03

Créditos:              2

Vagas:                  máximo 20

Local:                   Centro Didático – IB/USP

OBS: A disciplina será ministrada em INGLÊS, quinzenalmente (10 aulas).

CONTEÚDO: Temas diversos e atuais sobre Ficologia e áreas correlatas, incluindo taxonomia e sistemática clássica e molecular, biogeografia e filogenia, ecologia, fisiologia, química, genética, ciências ômicas, maricultura, educação ambiental e aplicações biotecnológicas de algas. A disciplina será baseada em apresentação de seminários e discussões.

CONTENTS: Diverse and current topics on Phycology and related areas, including taxonomy and classic and molecular systematic, biogeography and phylogeny, ecology, physiology, chemistry, genetics, omic science, mariculture, environmental education and biotechnological applications of algae. The course will be based on the presentation of seminars and discussions.

 

BIB 5771 – Evolução do Gametófito Feminino nas Plantas

Profs. Resp.:       Dra. Nanuza Luíza de Menezes

Dia da Semana:2ª a 6ª feira

Horário:                9h às 12h e 13h às 18h

Período:               01 a 05/04

Cancelar até:      02/04

Créditos:              2

Vagas:                  máximo 20

Local:                   Departamento de Botânica - IB/USP

CONTEÚDO: Há dois objetivos principais. O primeiro é que os alunos entendam bem que todos os tecidos primários que estão na raiz estão no caule e na folha, e a evolução do gametófito feminino na série vegetal. O segundo objetivo é ensinar aos alunos a importância que o estudo da Vascularização Floral tem para se entender etapas evolutivas através da divisão dos feixes vasculares fundamentais em feixes de pétalas, sépalas e, principalmente, no aparecimento dos feixes capilares (basais e dorsais) e dos feixes estaminais. Formação do hipanto receptacular e apendicular. Durante as aulas teóricas os alunos aprendem a legendar figuras de vascularização. Na aula prática do 5º dia, os alunos irão identificar em lâminas estudos de vascularização, principalmente com a família Velloziaceae: todos os traços de sépala, de pétala, de estame, do(s) carpelo(s) assim como complexos vasculares que originam cada feixe.

 

BIB 5773 – Ensino de Botânica na Educação Básica e Metodologias Ativas de Aprendizagem (em credenciamento)

Profs. Resp.:       Drs. Suzana Ursi e Diego Tavares Vasques

Dia da Semana:2ª a 6ª feira

Horário:                10h às 12h e 14h às 18h

Período:               18/02 a 22/02

Cancelar até:      19/02

Créditos:              2

Vagas:                  máximo 20

Local:                   Laboratório de Licenciatura – IB/USP

CONTEÚDO: Ensino de Botânica na Educação básica, focando-se o panorama nacional e o japonês. Objetivos do Ensino de Botânica e suas aproximações em relação ao Ensino de Ciências e Biologia. Cegueira e Analfabetismos botânicos e demais desafios do Ensino de botânica. Contextualização como uma possibilidade para o Ensino de Botânica. Metodologias ativas de aprendizagem: histórico da abordagem, metodologias e suas aplicações. Desenvolvimento e reflexão sobre estratégias para o Ensino de Botânica na Educação Básica baseadas nas metodologias ativas de aprendizagem.

 

BIB 5788 – Seminários em Bioquímica e Biologia Molecular de Plantas

Prof. Resp.:         Drs. Igor Cesarino e Maria Magdalena Rossi

Dia da Semana:5ª feira

Horário:                12h30 às 13h30

Período:               14/03 a 13/06

Cancelar até:      05/04

Créditos:              2

Vagas:                  máximo 40

Local:                   IB/USP

CONTEÚDO: Os seminários pretendem atualizar e estimular o pensamento crítico dos alunos nos mais diversos tópicos de interesse em bioquímica e biologia molecular de plantas. Por meio de palestras será apresentado o estado da arte das pesquisas em biologia vegetal incluindo novas tecnologias, abordagens metodológicas multidisciplinares e novas áreas de pesquisa. Em cada semestre serão abordados diferentes temas de bioquímica e biologia molecular de plantas abrangendo aspectos de sistemática, metabolismo e desenvolvimento, bem como eventuais aplicações biotecnológicas. Finalmente, com o intuito de promover estes temas de relevância em botânica, os seminários serão abertos para toda a comunidade do Instituto de Biociências.

 

ECOLOGIA

 

BIE 5725 - Interações Ecológicas: Ecologia e Evolução

Profa. Resp.:       Dra. Rodrigo Cogni e Paulo Roberto Guimarães Junior

Dia da Semana: 5ª feira

Horário:                14h às 15h

Período:               11/03 a 21/06

Cancelar até:      06/04

Créditos:              02

Vagas:                  máximo 40 – especiais 15

Local:                   A definir

OBS: As palestras deverão ocorrer (aproximadamente) entre 28/3 e 6/6.

CONTEÚDO: Ciclo de palestras sobre interações ecológicas com pesquisadores da USP e outras instituições.

 

BIE 5739 - Técnicas Básicas de Análise Multivariada para Ciências Ambientais

Prof. Resp.:         Dr. Sérgio Tadeu Meirelles

Dia da Semana:      2ª a 6ª feira

Horário:                2ª, 4ª e 6ª feiras das 14h às 18h, 3ª e 5ª das 14h às 18h e das 19h às 23h

Período:               17/06 a 02/07

Cancelar até:      19/05

Créditos:              4

Vagas:                  máximo 16

Local:                   Centro Didático e Sala 358 do Departamento de Ecologia

CONTEÚDO: Uso de análise estatística multivariada e sua aplicação em abordagens comuns em ciências ambientais: tipos de dados e propriedades; delineamento e organização do procedimento de análise; estrutura matricial; medidas de distância e similaridade; técnicas de agrupamento; técnicas de ordenação.

 

BIE 5755 – Comunicação Oral

Prof. Resp.:         Dr. Marco Aurélio Ribeiro de Mello

Dia da Semana:      2ª, 4ª e 6ª feira

Horário:                9h às 12h e 14h às 17h

Período:               18/03 a 29/03

Cancelar até:      21/03

Créditos:              4

Vagas:                  máximo 20 – especiais 5

Local:                   Centro Didático - IB/USP

OBS: Mais informações em https://marcomellolab.wordpress.com/teaching/comunicacaooral/

CONTEÚDO: Este curso tem como objetivo ensinar aos alunos os fundamentos da comunicação científica oral, com base em técnicas de retórica, dialética e erística. Tópicos: lógica, gramática, retórica, falácias, erística, empostação, postura, script, timing, slides.

 

BIE 5782 – Uso da Linguagem R para Análise de Dados Ecológicos

Prof. Resp.:           Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira

Dia da Semana:   2ª, 4ª e 6ª feira

Horário:                9h às 18h

Período:               13/05 a 07/06

Cancelar até:      19/05

Créditos:              4

Vagas:                  mínimo 5 - máximo 50

Local:                   Centro Didático – IB/USP

CONTEÚDO: 1. Histórico e filosofia de trabalho do R; 2. Funções no R e sua aplicação; 3. Leitura e manipulação de dados; 4. Análise exploratória de dados; 5. Modelos lineares; 6. Simulações e reamostragem. 7. Noções de programação.

 

BIE 5793 – Princípios de Planejamento e Análise de Dados em Ecologia

Profs. Resp.:     Drs. Adriana Maria Zaforlin Martini, Alexandre Adalardo de Oliveira e Camila de Toledo Castanho 

Dia da Semana:   2ª, 4ª e 6ª feira

Horário:                9h às 18h

Período:               25/03 a 27/04

Cancelar até:      02/04

Créditos:              6

Vagas:                  máximo 10

Local:                   Centro Didático – IB/USP

OBS: 1) O curso foi planejado para os alunos de mestrado ingressantes. Por esse motivo esses alunos terão prioridade de matrícula. 2) Não é necessário conhecimentos prévios sobre os assuntos e tampouco conhecimento em programação em linguagem computacional.

CONTEÚDO: 1. Princípios do planejamento em pesquisa científica; 2. Bases do delineamento experimental/amostral; 3. Instrumentos para a análise exploratória de dados; 4. Teste de hipótese e inferência estatística; 5. Técnicas de Monte Carlo; 6. Conceitos de distribuição probabilística (paramétrica); 7. Modelos lineares simples e múltiplos; 8. Modelos lineares generalizados (Poisson, binomial); 9. Modelos Lineares Mistos e 10. Modelos Lineares Generalizados.

 

BIE 5796 – Genética da Paisagem

Prof. Resp.:         Dr. Rodolfo Jaffé Ribbi

Profa. Colab.:      Dra. Marina Corrêa Côrtes

Dia da Semana:   2ª a 6ª feira

Horário:                9h às 12 e 14h às 17h

Período:               06/05 a 10/05

Cancelar até:      07/05

Créditos:              2

Vagas:                  mínimo 5 - máximo 30

Local:                   UNESP Rio Claro

OBS: O curso é planejado para uma semana em tempo integral, e compreende aulas teóricas e exercícios práticos cada dia. Os alunos interessados terão a possibilidade de se matricular em um segundo curso sobre "Aplicações em Genética da Paisagem", que será ministrado pela Dra. Marina Corrêa Côrtes na UNESP - Rio Claro na semana seguinte, entre os dias 13 e 16/05/2019. É recomendável que os alunos já possuam um conhecimento básico de R.

CONTEÚDO: O curso pretende fornecer uma visão integral da genética da paisagem, abordando conceitos básicos de ecologia da paisagem e genética de populações, assim como os métodos para relacionar dados espaciais e genéticos. Adicionalmente o curso visa familiarizar os alunos com a manipulação de dados espaciais e genéticos em R, e facilitar a implementação das análises de genética da paisagem nesse mesmo ambiente.

 

FISIOLOGIA GERAL

 

BIF 5703 - Endocrinologia Comportamental

Prof. Resp.:           Dra. Ana Carolina Inhasz Kiss

Colaborador:       Dr. Fernando Ribeiro Gomes

Dia da semana:   2ª a 6ª feira

Horário:                 2ª a 4ª: 8 - 12h e 14 - 18h, 5ª: estudo dirigido extra-classe 2h, 6ª: 8 - 12h
Período:                18/03 a 22/03

Cancelar até:       19/03

Créditos:               5

Vagas:                  máximo 20

Local:                    Centro Didático – IB/USP

CONTEÚDO: I.  Introdução ao estudo da endocrinologia comportamental e breve histórico; II. Diferenças comportamentais relacionadas ao sexo: diferenciação sexual, comportamento reprodutivo e cuidado parental; III. Interação entre hormônios e o comportamento social; IV. Regulação da ingestão alimentar; V.     O papel dos hormônios no estresse; VI.Relação entre hormônios e memória e aprendizagem.

 

BIF 5715 -  Fisiologia Cardiovascular Avançada

Prof. Resp.:            Dr. José Guilherme de Souza Chauí Mattos Berlinck

Dia da semana:     4ª feira

Horário:                   9h às 12h
Período:                  27/02 a 26/06

Cancelar até:         28/03

Créditos:                 5

Vagas:                     mínimo de 4 alunos

Local:                      Centro Didático – IB/USP

CONTEÚDO: 1. Revisão do sistema cardiovascular (1). 2. Aspectos relacionados à escala biológica (1), 3. Hidrodinâmica e hidrostática (2). 4. Controle cardiovascular (2). 5. Eletrocardiografia (2). 6. Fisiologia do esforço (2). 7. Modelagem matemática (2). 8. Variabilidade e complexidade do controle cardíaco (2)

 

BIF 5716 – Discussão de Projetos Científicos em Fisiologia

Profs. Resp.:      Drs. Fernando Ribeiro Gomes e Renata Guimarães Moreira Whitton

Profs. Colabs.:   Drs. Vania Regina de Assis, Stefanny Christie Monteiro Titon, Carla Bonetti Madelaire, Thiago Maia Carneiro, Rafael Parelli Bovo, Carlos Ernesto Candia Gallardo (Pós-doutorandos)

Dia da Semana:2ª feira

Horário:              14h às 16h

Período:              11/03 a 01/07

Cancelar até:      08/04

Créditos:              3

Vagas:                  máximo 12

Local:                   Centro Didático – IB/USP

CONTEÚDO: I. Apresentação da disciplina e discussão dos aspectos básicos associados à metodologia científica. II. Apresentações modulares dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos matriculados na disciplina, seguidas das discussões sobre diferentes aspectos dos projetos apresentados.

 

BIF 5755 – Elaboração de Aulas de Fisiologia

Profa. Resp.:     Dra. Gisele Akemi Oda

Dia da Semana:3ª, 5ª e 6ª feira

Horário:                14h às 16h

Período:               26/03 a 12/04

Cancelar até:      31/03

Créditos:              2

Vagas:                  máximo 8

Local:                   Centro Didático – IB/USP

CONTEÚDO: 1- Escolha do tema de Fisiologia para elaboração de aula de 1 hora. 2- Exercício de dimensionamento da aula. 3- Elaboração de exercício. 4- Apresentação e revisão da aula por todos os alunos. 5- Aplicação da aula no curso de Inverno.

 

BIF 5790 – Fisiologia Evolutiva

Profs. Resp.:       Dr. Fernando Ribeiro Gomes

Dia da Semana:5ª feira

Horário:                8h às 12h

Período:               04/04 a 27/06

Cancelar até:      25/04

Créditos:              8

Vagas:                  mínimo 3, máximo 20

Local:                   Centro Didático – IB/USP

CONTEÚDO: 1. Histórico e relevância da fisiologia evolutiva como área de conhecimento. 2. Conceito de adaptação e sua aplicabilidade no estudo da evolução de caracteres fisiológicos e comportamentais. 3. O método comparativo como ferramenta para testar hipóteses a respeito dos padrões históricos da evolução dos caracteres. 4. Evidências paleontológicas do estado de caracteres fisiológicos em taxa extintos. 5. Relevância dos estudos de variação fisiológica e comportamental entre os indivíduos de uma população e entre populações. 6. Estudo das bases funcionais dos compromissos evolutivos. 7. Emprego das técnicas de genética quantitativa para o entendimento da variância genética e ambiental dos caracteres fisiológicos e comportamentais. 8. Experimentos de seleção natural e artificial em laboratório como ferramenta de estudo dos processos evolutivos. 9. A análise da variação geográfica de caracteres fisiológicos em grande escala. 10. Rumos e perspectivas para a fisiologia evolutiva.

 

ZOOLOGIA

 

BIZ 5747 – Inferência Filogenética: Filosofia, Método e Aplicações

Profs. Resp.:        Dr. Fernando Portella de Luna Marques

Dias da semana: 5ª feira
Horário:                 14h às 18h

Período:                07/03 a 27/06

Cancelar até:      04/04

Créditos:               4

Vagas:                  máximo 20

Local:                    Sala de Anatomia – Centro Didático

                              

OBS: O curso dispõe de 30 computadores com sistema operacional LINUX. Proficiência neste sistema operacional é desejável, mas não é impeditivo -- pois as primeiras aulas abordam os conceitos relacionados a este sistema necessários para a execução dos exercícios práticos. O número de vagas é condicionado pelo número de computadores disponíveis para o curso, que inclui 10 vagas para alunos de graduação do ciclo avançado. Os alunos serão encorajados a usar seus próprios computadores. Informações adicionais sobre a disciplina podem ser encontradas em: http://www.ib.usp.br/cladistica.

CONTEÚDO: Esta disciplina tem como objetivo fundamentar as bases práticas, teóricas e filosóficas da inferência filogenética abordando componentes metodológicos de nível intermediário que permitam ao aluno avaliar de maneira crítica hipóteses filogenéticas. A disciplina aborda os conteúdos relacionados às bases filosóficas da inferência filogenética e os fundamentos metodológicos e práticos de cladística dentro do contexto de homologia estática e dinâmica. A disciplina introduz os métodos computacionais de inferência filogenética, principalmente para a análise de dados genotípicos e a análise simultânea destes com dados fenotípicos, e abordará a teoria e prática de alinhamento, critérios de otimalidade, algoritmos de busca, e índices de suporte e congruência.

 

BIZ 5752 – Ecologia Sensorial e Comportamento

Profs. Resp.:       Dr. Rodrigo Hirata Willemart

Dia da Semana:4ª feira

Horário:                14h às 16h

Período:               13/03 a 20/06

Cancelar até:      08/04

Créditos:              3

Vagas:                  mínimo 5 / máximo 10

Local:                   IB/USP

CONTEÚDO: Introdução ao estudo do comportamento animal; Introdução à ecologia sensorial; Visão; Produção de estímulos químicos; Recepção de estímulos químicos térmicos e de umidade; Recepção e produção de estímulos mecânicos, elétricos e magnéticos Informação codificada; Sistemas sensoriais, custos e benefícios e integração sensorial; Sinalização; Sinais multimodais; Custos associados à sinalização; Exploração sensorial; Interação presa predador; Aposematismo, corrida armamentista, mimetismo; Ecologia sensorial e especiação; Apresentação de papers, projetos teóricos e seminário em ecologia sensorial.

 

BIZ 5774 – Princípios de Evolução Molecular Aplicados à Reconstrução Filogenética

Profs. Resp.:       Dr. Daniel José Galafasse Lahr

Dia da Semana:3ª feira

Horário:                14h às 18h

Período:               12/03 a 25/06

Cancelar até:      07/04

Créditos:              4

Vagas:                  máximo 15

Local:                   IB/USP

CONTEÚDO: Esta é uma disciplina introdutória que visa dar um amplo entendimento dos conceitos envolvidos na reconstrução histórica a partir de dados moleculares. A disciplina é teórica e enfatizará a descoberta e compreensão de temas fundamentais para estudos filogenéticos moleculares. Existe adicionalmente um forte enfoque no desenvolvimento das habilidades: leitura, escrita, apresentação oral e discussão acadêmica. Ao final da disciplina, é esperado que os alunos tenham: 1. produzido numerosos textos curtos de qualidade, 2. realizado pelo menos uma apresentação oral no formato de apresentações em conferências, 3. realizado a leitura e discussão cuidadosa de textos essenciais na área. A disciplina aborda temas teóricos fundamentais de evolução molecular para sua aplicação em reconstruções históricas. A evolução molecular é disciplina desenvolvida ao longo de décadas e que possui um arcabouço de conceitos e ideias que não são necessariamente bem difundidos entre aqueles que aplicam seus métodos com o objetivo de criar reconstruções filogenéticas, e por consequência classificações e inferências evolutivas. Esta disciplina busca fornecer um fundamento introdutório para estudantes do programa de PG Zoo, e outros programas relacionados. A disciplina é indicada para estudantes que tenham pouca familiaridade com evolução molecular, porém com conhecimento sobre sistemática filogenética. É indicada também àqueles estudantes cujos projetos não envolvem filogenias moleculares, porém querem ter conhecimento acadêmico sobre o assunto para facilitar a leitura e diálogo com esta disciplina fundamental. A disciplina é teórica e não enfatizará métodos de reconstrução, nem treinará a utilização de softwares específicos.