Disciplinas Oferecidas

 

Boletim PDF

          

MESTRADO PROFISSIONAL EM ACONSELHAMENTO GENÉTICO E GENÔMICA HUMANA

 

MAG 5004 – FUNDAMENTOS DE GENÉTICA QUANTITATIVA E DE POPULAÇÕES
Profs. Resp.: Dr. Diogo Meyer e Paulo Alberto Otto
Dia da Semana: 5ª feira
Horário: 9h às 13h
Período: 15/03 a 28/06
Cancelar até: 10/04
Créditos: 8
Vagas: indeterminado
Local: Centro Didático

OBS: Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana.

CONTEÚDO:Conceitos básicos de genética de populações: frequencias alélicas e genotípicas; Mecanismos de manutenção de genes que causam doenças nas populações; Princípios gerais de cálculo de riscos e seu emprego em aconselhamento genético; Detecção de seleção e de outros mecanismos importantes em microeviolução em populações humanas; Identificação de genes causadores de doenças monogênicas e multifatoriais.

 

BIOLOGIA (GENÉTICA)

 

IMPORTANTE: As disciplinas do curso de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana estão credenciadas junto ao Programa de Biologia (Genética).

BIO 5707 – GENÉTICA MÉDICA
Prof. Resp.: Dr. Paulo Alberto Otto
Dia da Semana: 3ª feira
Horário: 14h às 18h
Período: 13/03 a 26/06
Cancelar até: 08/04
Créditos: 8
Vagas: mínimo 6
Local: Centro Didático

CONTEÚDO:Teórico: 1. Doenças produzidas por genes autossômicos dominantes. 2. Doenças produzidas por genes autossômicos recessivos. 3. Consanguinidade. 4. Doenças produzidas por genes ligados ao cromossomo X. 5. Anomalias dos autossomos. 6. Anomalias dos cromossomos sexuais. 7. Doenças produzidas por mecanismos multifatoriais. Prático: - Acompanhamento e assistência ao atendimento de doentes e consulentes, com ênfase nos critérios de diagnóstico diferencial e nas técnicas de semiologia de defeitos congênitos.

BIO 5714 – GENÉTICA DE POPULAÇÕES        (CANCELADA)
Prof. Resp.: Dr. Paulo Alberto Otto
Dia da Semana: 5ª feira
Horário: 14h às 18h
Período: 15/03 a 28/06
Cancelar até: 10/04
Créditos: 8
Vagas: mínimo 6
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: 1. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Aplicações. Teste de hipóteses genéticas. Método de Snyder. Correção de averiguação truncada. 2. Extensão do equilíbrio de Hardy-Weinberg: genes ligados aos cromossomos X. Método de máxima verossimilhança para a estimativa de frequências gênicas. 3. Extensão do equilíbrio de Hardy-Weinberg: herança poligênica e ligamento fatorial. Solução de séries recorrentes. 4. Desvios da pan-mixia: endogamia e cruzamentos preferenciais. Equilíbrio de Wright. Sistemas regulares de endogamia. Cálculos de riscos para filhos de consanguíneos. 5. Fatores que alteram o equilíbrio de Hardy-Weinberg: deriva genética, isolados, migrações. 6. Efeitos das mutações. Probabilidade de persistência de uma mutação. Carga genética. 7. Seleção natural. Determinação de valores adaptativos Manutenção de polimorfismos genéticos. 8. Equilíbrio entre mutação e seleção. Cálculo das taxas de mutação para genes deletérios. 9. Cálculo de grau de mistura racial. Aplicação de métodos de Genética de Populações em Aconselhamento Genético. 10. Aplicação de métodos de Genética de Populações em problemas de exclusão de parentesco biológico.

BIO 5735 – ECOLOGIA MOLECULAR
Profa. Resp.: Dra. Maria Cristina Arias
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 14h às 18h
Período: 19/02 a 23/02
Cancelar até: 20/02
Créditos: 2
Vagas: mínimo 5 - máximo 20
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: Definir ecologia molecular; Descrever os vários tipos de marcadores moleculares e suas propriedades; Apreciar como marcadores moleculares podem ajudar a resolver o status taxonômico de espécies, analisar as zonas híbridas, e reconhecer organismos; Descrever a ampla gama de linhas de pesquisa que compõem o campo da ecologia molecular e as abordagens moleculares comuns a estas pesquisas; Analisar e interpretar os dados de análises mais comuns empregados em estudos de ecologia molecular. TEMAS DE AULAS: 1. Introdução à ecologia molecular; 2. Os marcadores moleculares e seus métodos; 3. Marcadores moleculares e herança; 4. Identificação molecular: espécies, os indivíduos, o sexo; 5. Ecologia comportamental; 6. Genética de populações; 7. Filogeografia; 8. Genética da conservação.

BIO 5738 – TENDÊNCIAS ATUAIS EM GENÉTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA
Profas. Resp.: Dras. Ana Cristina Victorino Krepischi, Lygia da Veiga Pereira Carramaschi e Tábita Hünemeier
Dia da Semana: 2ª feira
Horário: 13h às 15h
Período: 12/03 a 21/05
Cancelar até: 29/03
Créditos: 2
Vagas: indeterminado
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: Série de aulas expositivas sobre temas amplos, dentro da temática de genética e evolução. As aulas deverão contemplar as metodologias usadas, a motivação para os ensaios e suas implicações teóricas. O curso deverá contar a participação de professores convidados para aulas específicas, sendo estes escolhidos por serem pesquisadores com destaque em sua área de atuação.

BIO 5746 - DNA EGOISTA, CONFLITO GENÉTICO E INOVAÇÃO EVOLUTIVA (disciplina incluída)

Profa. Resp.: Dra. Denise Selivon Scheepmaker

Prof. Convidado: Prof. John H. Werren (University of Rochester, EUA)

Dia da semana: 2ª a 6ª feira (2 semanas)

Horário: 14h às 18h

Período: 19/02 a 02/03/2018

Cancelar até: 22/02

Créditos: 04

Vagas: 30

Local:  Centro Didático

OBS: O curso será ministrado em inglês. Matrículas na Secretaria de Pós-Graduação, até 02/02.

CONTEÚDO:
1. Introdução: DNA egoísta, conflito genético e níveis de seleção
2. Tipos de elementos genéticos egoístas: Modificadores Pós-Segregacionais, Transposons, Cromossomos Diretivos, Modificadores da Proporção Sexual.
3. Níveis de Seleção: Gene, Célula, Indivíduo, Grupo, Espécies, Clados, Seleção de Comunidades.
4. Microbiomas e a Controvérsia Holobionte: Conflito & Cooperação nas relações entre Microrganismos-Hospedeiros, Microbiomas são Superorganismos?
5. Conflito Genético e a Evolução da Determinação do Sexo: Influência no conflito núcleo-citoplasmático e outras pressões seletivas na moldagem de sistemas de determinação sexual.
6. “Imprinting” Genético e Conflito Maternal-Paternal: Como os conflitos maternal-paternal e parental-proles modelam a biologia reprodutiva.
7. Conflito Genético e Inovação Evolutiva: O papel do conflito genético na inovação evolutiva, incluindo variação genética e especiação, cooptação de SGEs na evolução adaptativa e exemplos de como mecanismos reguladores de SGEs têm moldado processos celulares básicos.

BIO 5752 – BIOESTATÍSTICA
Profas. Resp.: Dras. Maria Dulcetti Vibranovski e Sónia Cristina da Silva Andrade
Dia da Semana: 5ª feira
Horário: 14h às 16h
Período: 01/03 a 21/06
Cancelar até: 29/03
Créditos: 6
Vagas: mínimo 2 - máximo 8
Local: Sala Therezinha Ungaretti – Departamento de Genética e Biologia Evolutiva

CONTEÚDO: Definições em estatística; Estatística descritiva; Distribuições (Normal, Binomial e Poisson); Teste de Hipótese; Análise de Variância e poder estatístico; Regressão Linear.

BIO 5794 – SINALIZAÇÃO CELULAR
Profs. Resp.: Drs. Luis Eduardo Soares Netto (IBUSP) e Ricardo Garcia Corrêa (Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute - EUA)
Dia da Semana: 2º a 6ª feira
Horário: 8h30 às 12h30
Período: 15/01 a 26/01
Cancelar até: 18/01
Créditos: 4
Vagas: mínimo 4 - máximo 30
Local: Centro Didático

OBS.: 1) O curso será ministrado em língua inglesa. 2) Público-alvo: estudantes de pós-graduação nas áreas de Genética, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Bioinformática que tenham intuito em aprimorar seu aprendizado e/ou obter visão crítica e investigativa em estudos envolvendo cascatas de sinalização celular. 3) Matrículas somente na Secretaria de Pós-Graduação, até 12/01, com autorização do ministrante.

CONTEÚDO: 1. Homeostase celular: o papel das vias de sinalização. 2. Tipos de vias de sinalização celular. 3. Mecanismos de modulação de sinais. 4. A via de sinalização NF-kB: características, função e modulação. 5. A via de sinalização PI3K/Akt: características, função e modulação. 6. A via de sinalização Wnt/b-catenina: características, função e modulação. 7. A via de sinalização p53: características, função e modulação. 8. A via de sinalização Jak/Stat: características, função e modulação. 9. A via de sinalização AP-1: características, função e modulação. 10. A via de sinalização TGF-b/Smad: características, função e modulação. 11. A via de sinalização Notch: características, função e modulação. 12. Inter-relação e integração das vias de sinalização celular. 13. Alterações no padrão de sinalização em doenças inflamatórias. 14. Alterações no padrão de sinalização no modelo do câncer. 15. Mecanismos endógenos de modulação da sinalização celular. 16. Mecanismos exógenos de modulação da sinalização celular. 17. Avaliação de perfis de microarray pela análise integrada de vias de sinalização. 18. Avaliação e desenvolvimento de protocolos de screening de drogas pela análise integrada de vias de sinalização.

MAG 5004 – FUNDAMENTOS DE GENÉTICA QUANTITATIVA E DE POPULAÇÕES
Profs. Resp.: Drs. Diogo Meyer e Paulo Alberto Otto
Dia da Semana: 5ª feira
Horário: 9h às 13h
Período: 15/03 a 28/06
Cancelar até: 10/04
Créditos: 8
Vagas: indeterminado
Local: Centro Didático

OBS: Disciplina obrigatória para os alunos do curso de Mestrado Profissional em Aconselhamento Genético e Genômica Humana.

CONTEÚDO: Conceitos básicos de genética de populações: frequencias alélicas e genotípicas; Mecanismos de manutenção de genes que causam doenças nas populações; Princípios gerais de cálculo de riscos e seu emprego em aconselhamento genético; Detecção de seleção e de outros mecanismos importantes em microeviolução em populações humanas; Identificação de genes causadores de doenças monogênicas e multifatoriais.

 

BOTÂNICA

 

BIB 5702 – DESENVOLVIMENTO EM PLANTAS: SINALIZAÇÃO HORMONAL E REGULAÇÃO GÊNICA
Profs. Resp.: Drs. Helenice Mercier, Gilberto Barbante Kerbauy e Luciano Freschi
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 8h às 12h
Período: 05/03 a 30/03
Cancelar até: 12/03
Créditos: 8
Vagas: máximo 15
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: Procurar-se-á abordar o panorama atual das pesquisas na área do desenvolvimento vegetal, destacando-se os conhecimentos fisiológico-hormonais e suas interfaces com os avanços recentes advindos principalmente da bioquímica e da biologia molecular de plantas. Para tanto, considerando-se os vegetais superiores como organismos sésseis, a importância de fatores ambientais como luz, água, sais minerais, temperatura, etc., adquire relevância fundamental sobre o controle do desenvolvimento.

BIB 5733 – TÓPICOS EM FITOQUÍMICA I
Profas. Resp.: Drs. Cláudia Maria Furlan e Dra Deborah Yara Alves Cursino Santos
Dia da semana: 4ª feira
Horário: 12h45 às 13h45
Período: 14/03 a 13/06
Cancelar até: 05/04
Créditos: 2
Vagas: mínimo 1 - máximo 15
Local: AG da Botânica

CONTEÚDO: Temas variados e atuais em estudos fitoquímicos, incluindo metabolismos primário e secundário e suas interfaces; Diversidade e distribuição de metabólitos secundários; Atividades biológicas de metabólitos secundários; Mudanças no perfil de metabólitos secundários frente a fatores de estresse biótico e ambiental; Interação planta-inseto; Metodologias de análise de substâncias secundárias (extração, cromatografias, espectroscopia).

BIB 5755 – TÓPICOS EM FICOLOGIA / PHYCOLOGICAL TOPICS
Profas. Resp.: Dras. Fanly Fungyi Chow Ho e Mariana Cabral de Oliveira
Dia da Semana: 6ª feira (quinzenal, 10 encontros)
Horário: 12h30 às 13h30
Período: 02/03 a 22/06
Cancelar até: 24/03
Créditos: 2
Vagas: máximo 20
Local: Centro Didático

OBS: A disciplina será ministrada em inglês.

CONTEÚDO: Temas diversos e atuais sobre Ficologia e áreas correlatas, incluindo taxonomia e sistemática clássica e molecular, biogeografia e filogenia, ecologia, fisiologia, química, genética, ciências ômicas, maricultura, educação ambiental e aplicações biotecnológicas de algas. A disciplina será baseada em apresentação de seminários e discussões.

CONTENTS: Diverse and current topics on Phycology and related areas, including taxonomy and classic and molecular systematic, biogeography and phylogeny, ecology, physiology, chemistry, genetics, omic science, mariculture, environmental education and biotechnological applications of algae. The course will be based on the presentation of seminars and discussions.

BIB 5759 – O HERBÁRIO, SUAS COLEÇÕES E SEU FUNCIONAMENTO
Profs. Resp.: Drs. Gregorio Cardoso Tápias Ceccantini, Rafaella Campostrini Forzza e Renato Mello-Silva
Prof. Colab.: Dr. Sergio Antonio Vanin
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 8h às 17h
Período: 26/03 a 08/04 (aulas na primeira semana e demais atividades na segunda semana)
Cancelar até: 29/03
Créditos: 4
Vagas: máximo 20
Local: IB/USP

CONTEÚDO: Conhecer a história das coleções botânicas vasculares e sua organização em herbários. Os principais herbários e coleções do mundo e do Brasil (Know the history of vascular botanical collections and their organization in herbaria. The main herbaria and collections of the world and Brazil). Treinamento do processo de preparo e curadoria de exsicatas e coleções acessórias, bem como da publicação de dados associados (Training the process of preparation and curation of exsicates and accessory collections, as well as publication of pertinent data).

BIB 5764 – GENÉTICA MOLECULAR DE PLANTAS
Profs. Resp.: Dras. Maria Magdalena Rossi e Marie Anne Van Sluys
Profs. Colabs.: Drs. Fernando Carrari e Bruno Silvestre Lira (collaborators)
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira (Days: Monday to Friday)
Horário: 9h às 12h
Período: 02/05 a 30/05/17 (schedule)
Cancelar até: 09/05
Créditos: 8 (credits)
Vagas: mínimo 5 – máximo 20 (Vacancy: minimum: 05 - maximum: 20)
Local: Departamento de Botânica

OBS: A disciplina será ministrada em inglês apenas para dar a oportunidade aos alunos de praticar a comunicação em língua inglesa. Não será avaliado o desempenho do aluno pelo domínio da língua. Note: The subject will be in English to give the students the opportunity to exercise the oral communication. The students won`t be graded by their use of English.

CONTEÚDO: A disciplina abordará aspectos teóricos de regulação da expressão gênica, transformação genética de plantas, marcadores moleculares, genômica e engenharia genética e do metabolismo, assim como metodologia específica da área. O conteúdo será apresentado de forma integrada e interdisciplinar desde o ponto de vista da biologia de sistemas visando a compreensão de processo fisiológicos e o melhoramento genético de plantas. (The subject will approach theoretical topics about gene expression regulation, genetic transformation, molecular markers, genomics, genetic and metabolic engineering, as long as technical aspects. The content will be introduced from the system biology point of view in an integrative and interdisciplinary manner, aiming the understanding of physiological and breeding processes).

BIB 5772 – BIOGEOGRAFIA DE PLANTAS VASCULARES
Prof. Resp.: Dr. José Rubens Pirani
Profa. Colab.: Dra. Maria Fernanda Aguiar Calió (UNICAMP)
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 9h às 17h
Período: 02/04 a 20/04
Cancelar até: 08/04
Créditos: 8
Vagas: máximo 20
Local: Sala 4 (previsão) e Sala de Multimídia do Centro Didático

CONTEÚDO: Princípios da Biogeografia. Análise espacial. Áreas de distribuição; áreas de endemismo. Fatores ecológicos da distribuição de plantas. Fatores históricos e biológicos da distribuição: deriva continental; especiação e extinção; dispersão; disjunção; endemismo, provincialismo e cosmopolitanismo. Regiões e províncias florísticas. Padrões de distribuição dos táxons no espaço e no tempo.Principais escolas de Biogeografia Histórica (princípios e métodos): Dispersialismo; Biogeografia Filogenética; Panbiogeografia; Biogeografia Cladística; Análise de Parcimônia de Endemicidade (PAE); Biogeografia Integrativa ou Cronobiogeografia (incorporando temporalidade aos padrões espaciais: cronogramas e a história de grupos e da biota). Filogeografia. Breve história da vegetação neotropical (paleogeologia, paleoclimas, paleovegetação). Estudos de caso com grupos da flora neotropical.

BIB 5776 – MORFOLOGIA, REPRODUÇÃO E ASPECTOS EVOLUTIVOS DAS ALGAS
Profa. Resp.: Dra. Estela Maria Plastino
Profa. Colab.: Dra. Ligia Maria Ayres-Ostrock
Dia da Semana: 6ª feira
Horário: 9h às 18h
Período: 20/04 a 08/06
Cancelar até: 10/05
Créditos: 8
Vagas: máximo 8
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: 1. Origem e evolução dos organismos fotossintetizantes: procariontes e eucariontes. 2. Evolução e filogenia dos cloroplastos: estrutura e pigmentos. 3. Relações filogenéticas entre as algas. 4. Morfologia e reprodução das algas. 5. Reconhecimento dos principais grupos de algas com ênfase nas estruturas reprodutivas. 6. Aspectos evolutivos do histórico de vida e suas implicações ecológicas. 7. Estudos genéticos em algas. 8. Diversidade intra-específica em algas. A disciplina incluirá aulas teóricas, práticas, seminários e discussões. A parte prática abordará grupos de algas, com ênfase na morfologia e na reprodução. Todos os alunos deverão ter frequência superior a 75%, participar dos grupos de discussões semanais e apresentar seminários. Além disso, devem elaborar relatório individual referente a atividades realizadas nas aulas práticas. A aprovação dependerá de uma avaliação das apresentações, desempenho nas discussões e qualidade do relatório apresentado.

 

ECOLOGIA

 

BIE 5717 – DESMISTIFICANDO O PROCESSO DE PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Profa. Resp.: Dra. Cristina Camargo Banks-Leite
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Período: 29/01 a 09/02
Cancelar até: 01/02
Créditos: 04
Vagas: máximo 15
Local: Departamento de Ecologia (salas 250 e 358)

OBS: Prioridade será dada para alunos que já tiverem pelo menos um artigo em elaboração. É importante domínio em inglês falado e escrito.

CONTEÚDO: 1- Como estruturar e preparar artigos para submissão: a. Estrutura de um artigo; b. Linguagem; c. Quais estatísticas reportar?; d. Figuras e legenda; e. Referencias – Mendeley, Reference Manager; 2-Qual revista submeter e quais formatos de artigos são aceitos; 3-Como preparar uma “cover letter”; 4-A revisão de artigos, segundo a visão de editores e de revisores; 5-Como responder às críticas dos revisores; 6-Revisão e resubmissão; 7-Divulgando o artigo após a publicação.

BIE 5743 – BIODIVERSIDADE, BIOGEOGRAFIA E CONSERVAÇÃO
Prof. Resp.: Dr. Cristiano de Campos Nogueira
Dia da Semana: 2ªa 6ª feira
Horário: 14h às 18h
Período: 14/05 a 25/05
Cancelar até: 19/05
Créditos: 3
Vagas: máximo 20
Local: Centro Didático

OBS: Disciplina oferecida em português, com uso constante de artigos em língua inglesa.

CONTEÚDO: Biodiversidade: conceitos e definição; O que é biodiversidade; Medidas da biodiversidade; Impedimentos e lacunas de conhecimento; Biogeografia: mapeando a biodiversidade; História da biogeografia; Distribuição geográfica: teoria e métodos; Conceitos centrais: dispersão, endemismo, extinção; Desafio Wallaceano: como mapear as distribuições? Regionalização e unidades biogeográficas; Fontes de dados em biogeografia; Taxonomia e coleções de história natural (museus e herbários); Sínteses faunísticas e florísticas; Bases de dados em estudos em biogeografia e conservação; Biogeografia da Conservação; Os mundos paralelos da Biogeografia e Conservação; Endemismo e ameaças; Endemismo e singularidade; Prioridades globais; Ações na escala local; Prioridades espaciais – endemismo e singularidade; Perspectivas e desafios no século XXI.

BIE 5782 – USO DA LINGUAGEM R PARA ANÁLISE DE DADOS ECOLÓGICOS
Prof. Resp.: Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira
Dia da Semana: 2ª, 4ª e 6ª feira
Horário: 9h às 18h
Período: 09/04 a 27/04
Cancelar até: 14/04
Créditos: 4
Vagas: mínimo 5 - máximo 50
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: 1. Histórico e filosofia de trabalho do R; 2. Funções no R e sua aplicação; 3. Leitura e manipulação de dados; 4. Análise exploratória de dados; 5. Modelos lineares; 6. Simulações e reamostragem. 7. Noções de programação.

BIE 5793 – PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE DADOS EM ECOLOGIA
Profs. Resp.: Drs. Adriana Maria Zaforlin Martini, Alexandre Adalardo de Oliveira e Camila de Toledo Castanho
Dia da Semana: 2ª, 4ª e 6ª feira
Horário: 9h às 18h
Período: 26/02 a 30/03
Cancelar até: 06/03
Créditos: 6
Vagas: máximo 20
Local: Centro Didático


OBS: 1) O curso foi planejado para os alunos de mestrado ingressantes. Por esse motivo esses alunos terão prioridade de matrícula.
2) Não é necessário conhecimentos prévios sobre os assuntos e tampouco conhecimento em programação em linguagem computacional.

CONTEÚDO: 1. Princípios do planejamento em pesquisa científica; 2. Bases do delineamento experimental/amostral; 3. Curadoria e gestão de dados; 4. Instrumentos para a análise exploratória de dados; 5. Teste de hipótese e inferência estatística; 6. Técnicas de Monte Carlo; 7. Conceitos de distribuição probabilística (paramétrica); 8. Modelos lineares simples (regressão, ANOVA, ANCOVA); 9. Modelos lineares generalizados (Poisson, binomial).

BIE 5794 – SOBRE A ORIGEM DAS ESPÉCIES
Profs. Resp.: Drs. Michael Turelli e Rodrigo Cogni
Dia da Semana: 2ª, 4ª e 5ª feira
Horário: 14h às 17h
Período: 23/07 a 03/08
Cancelar até: 26/07
Créditos: 2
Vagas: máximo 18
Local: Centro Didático

OBS: 1) Matrículas na Secretaria de Pós-Graduação de 18 a 19 de junho de 2018. 2) A disciplina será ministrada em Inglês.

CONTEÚDO: O objetivo da disciplina é entender os processos que levam a especiação através de aulas expositivas, e leitura crítica e discussão de artigos da literatura primária.

BIE 5796 – GENÉTICA DA PAISAGEM
Prof. Resp.: Dr. Rodolfo Jaffé Ribbi
Profa. Colab.: Dra. Marina Corrêa Côrtes
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 9h às 18h
Período: 07/05 a 11/05
Cancelar até: 08/05
Créditos: 2
Vagas: mínimo 5 - máximo 20
Local: Centro Didático

OBS: É recomendável que os alunos já possuam um conhecimento básico de R.

CONTEÚDO: 1. Introdução à genética da paisagem / Manipulação de dados espaciais e genéticos em R; 2. Noções de ecologia da paisagem / GIS e análises espaciais; 3. Noções de genética de populações / Cálculo de medidas de diversidade e distância genética, e quantificação dos padrões de estrutura genética espacial; 4. Relacionando dados espacias e genéticos / Análise de isolamento por resistência da paisagem; 5. Genômica da paisagem e variação genética adaptativa / Scans genômicos e testes de associação ambiental.

 

FISIOLOGIA GERAL

 

BIF 5715 – FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR AVANÇADA
Prof. Resp.: Dr. José Guilherme de Souza Chauí Mattos Berlinck
Dia da semana: 4ª feira
Horário: 9h às 12h
Período: 07/03 a 20/06
Cancelar até: 02/04
Créditos: 5
Vagas: mínimo de 4 alunos
Local: Centro Didático

CONTEÚDO:
Revisão do sistema cardiovascular (1)
Aspectos relacionados à escala biológica (1)
Hidrodinâmica e hidrostática (2)
Controle cardiovascular (2)
Eletrocardiografia (2)
Fisiologia do esforço (2)
Modelagem matemática (2)
Variabilidade e complexidade do controle cardíaco (2)

BIF 5716 – DISCUSSÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS EM FISIOLOGIA
Profs. Resp.: Drs. Fernando Ribeiro Gomes e Renata Guimarães Moreira Whitton
Profs. Colabs.: Drs. Samuel Coelho Faria, Sanseray da Silveira Cruz Machado, Priscila Ortega, Renato Honji, Agustin Camacho Guerrero, Braz Titon Junior, Lucas Aparecido Zena, Carlos Ernesto Candia Gallardo (Pós-doutorandos)
Dia da Semana: 2ª feira
Horário: 14h às 16h
Período: 26/02 a 07/05
Cancelar até: 24/03
Créditos: 3
Vagas: máximo 12
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: I. Apresentação da disciplina e discussão dos aspectos básicos associados à metodologia científica. II. Apresentações modulares dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos alunos matriculados na disciplina, seguidas das discussões sobre diferentes aspectos dos projetos apresentados.

BIF 5722 – INTRODUÇÃO À PESQUISA EXPERIMENTAL EM NEUROCIÊNCIAS
Profa. Resp.: Dra. Ana Carolina Inhasz Kiss
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 8h às 12h e 14h às 16h
Período: 26/02 a 02/03
Cancelar até: 27/02
Créditos: 2
Vagas: máximo 10
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: I. Histórico da pesquisa sobre o Sistema Nervoso Central (SNC). II. Cirurgia de estereotaxia do SNC: teoria e prática. III. Métodos histológicos para análise do SNC: teoria e prática. IV. O comportamento como ferramenta de estudo do SNC.

BIF 5751 – TÓPICOS AVANÇADOS DE FISIOLOGIA
Profas. Resp.: Dras. Zulma Felisbina da Silva Ferreira e Maria Aparecida Visconti
Dia da Semana: 3ª feira
Horário: 12h às 14h
Período: 12/03 a 28/05
Cancelar até: 31/03
Créditos: 2
Vagas: máximo 20
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: Revisão e atualização de tópicos de Fisiologia e áreas afins considerando o progresso científico da área.

BIF 5755 – ELABORAÇÃO DE AULAS DE FISIOLOGIA
Profa. Resp.: Dra. Gisele Akemi Oda
Dia da Semana: 3ª, 5ª e 6ª feira
Horário: 14h às 16h
Período: 03/04 a 20/04
Cancelar até: 08/04
Créditos: 2
Vagas: máximo 8
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: 1- Escolha do tema de Fisiologia para elaboração de aula de 1 hora. 2- Exercício de dimensionamento da aula. 3- Elaboração de exercício. 4- Apresentação e revisão da aula por todos os alunos. 5- Aplicação da aula no curso de Inverno.

BIF 5791 – NEUROIMUNOMODULAÇÃO. INTEGRAÇÃO FUNCIONAL DOS SISTEMAS NERVOSO, IMUNE E ENDÓCRINO
Profs. Resp.: Drs. Pedro Augusto Carlos Magno Fernandes, Regina Pekelmann Markus e Zulma Felisbina Silva Ferreira
Dia da Semana: 3ª feira
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h
Período: 06/03 a 15/05
Cancelar até: 23/03
Créditos: 8
Vagas: máximo 30
Local: Centro Didático

CONTEÚDO: Estudo das integrações funcionais entre os sistemas neuroendócrino e imunológico. Serão abordados os mecanismos de controle adrenérgico, catecolaminérgico (reflexo vagal), purinérgico e de mediadores lipídicos sobre o desenvolvimento de respostas de defesa. Também serão estudados os papeis dos eixos hipotálamo-hipófise-adrenais (HPA) e imune-pineal em respostas de defesa. Por fim será feita uma análise da ativação destas vias em processos neurodegenerativos.

 

ZOOLOGIA

 

BIZ 5704 – ANATOMIA COMPARADA DE PEIXES – UM ENFOQUE EVOLUTIVO
Profs. Resp.: Drs. Mônica de Toledo Piza Ragazzo e Ralf Gerhard Britz
Dia da Semana: 2ª a 6ª feira
Horário: 9h às 12h e 14h às 16h
Período: 09 a 24/05
Cancelar até: 14/05
Créditos: 6
Vagas: máximo 16
Local: Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da USP - São Sebastião/SP

OBS: 1) O curso será ministrado em inglês pelo Dr. Ralf Britz, pesquisador do Natural History Museum, de Londres.
2) O curso é inteiramente baseado no exame de exemplares de peixes, portanto é imprescindível que os alunos tragam material para realizar as dissecções. É sugerido o mínimo de duas pinças de tamanhos distintos, uma tesoura e um cabo de bisturi com cerca de 10 lâminas para substituição.
3) O curso será ministrado no Centro de Biologia Marinha (CEBIMar), em São Sebastião, SP, com aulas todos os dias das 9-12hs e das 14-16 hs. Os alunos deverão dedicar o restante do período ao estudo do material trabalhado em aula, leitura e preparação de seminários. Um micro-ônibus será disponibilizado para levar os estudantes para o CEBIMar no dia 09/05, com saída do IBUSP prevista para 8h e retorno dia 24/05 com saída do CEBIMar prevista para 8h. Foi feita uma solicitação de auxílio financeiro para cobrir despesas de alimentação, hospedagem e transporte dos alunos. Estamos aguardando uma resposta sobre este pedido e ainda não há nada confirmado.

CONTEÚDO: O curso visa familiarizar os alunos com o vasto conhecimento existente sobre anatomia comparada dos peixes e proporcionar o treinamento aos estudos dos diversos complexos anatômicos (esqueleto, musculatura, nervos, principais vasos sanguíneos). A discussão dos complexos anatômicos é feita dentro do contexto da evolução dos vertebrados e aborda conceitos básicos da área, tais como o de homologia. Por esta razão, o curso não é voltado apenas para ictiológos, mas serve de base para todos que se interessem pela área de anatomia comparada de vertebrados. Na primeira parte do curso o enfoque será no estudo de um representante dos Elasmobranchii (tubarões) pois eles preservam um arranjo mais primitivo de alguns complexos anatômicos e na segunda parte o foco é na osteologia de representantes de peixes ósseos (Teleostei).

BIZ 5737 – COMPORTAMENTO ANIMAL
Profs. Resp.: Drs. Eduardo da Silva Alves dos Santos e Glauco Machado
Profa. Colab.: Drs. Alexandre Palaoro, Danilo Muniz e Vinícius Caldart
Dia da Semana: 2ª, 4ª e 6ª feira
Horário: 9h às 17h
Período: 15/01 a 02/02
Cancelar até: 18/01
Créditos: 4
Vagas: mínimo 5 - máximo 16
Local: A definir

OBS: 1) Disciplina teórica com aulas práticas. 2) Matrículas somente na Secretaria de Pós-Graduação, até 12/01, com autorização do ministrante.

CONTEÚDO: Durante o curso, serão ministradas 12 aulas expositivas sobre os principais temas associados ao estudo de comportamento animal. Cada tema apresentado nas aulas expositivas será acompanhado de uma aula prática (10 no total) na qual os alunos testarão hipóteses utilizando uma abordagem de ​simulações​. Maiores informações: https://eduardosantos-lab.weebly.com/teaching.html.

BIZ 5747 – INFERÊNCIA FILOGENÉTICA: FILOSOFIA, MÉTODO E APLICAÇÕES
Prof. Resp.: Dr. Fernando Portella de Luna Marques
Dias da semana: 5ª feira
Horário: 14h às 18h
Período: 01/03 a 28/06
Cancelar até: 30/03
Créditos: 4
Vagas: máximo 20
Local: Sala de Anatomia do Centro Didático

OBS: O curso dispõe de 30 computadores com sistema operacional LINUX. Proficiência neste sistema operacional é desejável, mas não é impeditivo -- pois as primeiras aulas abordam os conceitos relacionados a este sistema necessários para a execução dos exercícios práticos. O número de vagas é condicionado pelo número de computadores disponíveis para o curso, que inclui 10 vagas para alunos de graduação do ciclo avançado. Os alunos serão encorajados a usar seus próprios computadores. Informações adicionais sobre a disciplina podem ser encontradas em: http://www.ib.usp.br/cladistica.

CONTEÚDO: Esta disciplina tem como objetivo fundamentar as bases práticas, teóricas e filosóficas da inferência filogenética abordando componentes metodológicos de nível intermediário que permitam ao aluno avaliar de maneira crítica hipóteses filogenéticas. A disciplina aborda os conteúdos relacionados às bases filosóficas da inferência filogenética e os fundamentos metodológicos e práticos de cladística dentro do contexto de homologia estática e dinâmica. A disciplina introduz os métodos computacionais de inferência filogenética, principalmente para a análise de dados genotípicos e a análise simultânea destes com dados fenotípicos, e abordará a teoria e prática de alinhamento, critérios de otimalidade, algoritmos de busca, e índices de suporte e congruência.