A obra, publicada recentemente pela editora Dölling und Galitz Verlag, e apresentada ao público no último dia 28 de novembro no Zoologisches Museum da Universität Hamburg na Alemanha,
foi editada pelo Prof. Dr. André C. Morandini, docente do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP e pelo Dr. Gerhard Jarms aposentado do Zoologisches Institute da Universität Hamburg/Alemanha, em colaboração com Andreas Schmidt-Rhaesa, Olav Giere e Ilka Straehler-Pohl.
"O Atlas está dividido em duas partes. A primeira apresenta dados sobre a morfologia, ciclos de vida e registros fósseis das diferentes espécies. Detalha os métodos de coleta, cultivo e pesca, oferecendo dicas de fotografia e receitas culinárias. O conteúdo abrange ainda acidentes com medusas, seus efeitos e traz recomendações para o tratamento. Na segunda parte encontram-se breves descrições das espécies de medusas e seus estágios de desenvolvimento conhecidos até o momento. Numerosas ilustrações, mapas de distribuição e chaves de identificação pictóricas permitem acesso rápido a informações detalhadas que auxiliam na identificação das famílias e espécies. Entre as maravilhosas ilustrações, destacam-se desenhos originais a cores, inéditos, do renomado naturalista alemão Ernst Haeckel (1834-1919).
A obra proporciona uma visão ampla das águas-vivas e resume o conhecimento sobre as espécies em todas as suas particularidades com um moderno layout que ressalta a beleza desses animais. Sua relevância não se restringe apenas aos cientistas ao redor do mundo, que contam a partir de agora com uma obra única sobre o grupo, sendo também uma fonte de fascínio para mergulhadores e amantes da vida marinha."
Mais informações sobre o livro podem ser encontradas no site da editora.
Parabenizamos a todos pelo excelente trabalho.