As pesquisas no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva estão associadas ao uso de tecnologias de ponta e de equipamentos de última geração. Temos como meta estabelecer laboratórios multiusuários (facilities) que centralizem o uso de equipamentos, particularmente aqueles de grande porte, de forma que possam atender à demanda dos pesquisadores do Departamento e de outras instituições.
Vários pesquisadores estão associados em grandes consórcios científicos, apoiados em programas como CEPID, INCT e NAPs.
Projetos em rede nos quais docentes do Departamento participam:
CEPID - FAPESP
Centro de Pesquisas do Genoma Humano e Células-Tronco CEGH-CEL (http://genoma.ib.usp.br/)
Centro de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina (http://redoxoma.iq.usp.br/)
Centro de Terapia Celular (http://ctcusp.org)
INCT – CNPq/MCT
Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Células-Tronco em Doenças Genéticas Humanas (http://genoma.ib.usp.br/)
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Processos Redox em Biomedicina (http://www.iq.usp.br/redoxoma/)
NAP
Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (http://www.biocomp.org.br/portal/index.php/pt/)
Núcleo de Pesquisa em Processos Redox em Biomedicina - NAP Redoxoma (http://www.iq.usp.br/napredoxoma/)
FINEP
Centro de Terapia Celular - Terapia Celular em Ciências Genéticas: Neuromuscular, Neurodegenerativas e Craniofaciais (http://genoma.ib.usp.br/)
O corpo docente é formado por 30 Professores na ativa e mais 10 professores associados. Atualmente, as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no Departamento são:
Antropologia Biológica
Estudos baseados em arcabouços das humanidades (arqueologia, antropologia, evolução cultural) e empregam métodos das mais variadas áreas biológicas (morfologia, patologia, genética de populações, bio-distância, ecologia, odontologia, nutrição, microbiologia, filogenética) e exatas (química, geoquímica, geologia).
Biologia Celular
Aspectos citológicos e evolutivos abordados do ponto de vista histológico e ultra-estrutural.
Citogenética, Genética Clínica e Molecular de Doenças
Estudos cromossômicos, clínicos e moleculares em indivíduos portadores de doenças hereditárias, procurando identificar novos genes e estabelecer correlações entre as alterações gênicas e cromossômicas e os quadros clínicos apresentados.
História da Biologia e Ensino
Biologia Educacional
Genética, Citogenética, Evolução Molecular e Conservação dos Vertebrados
Estudos de variabilidade genética inter e intraespecífica, cromossômica, morfológica e molecular, visando estudar aspectos da evolução dos vertebrados e aplicar conhecimentos na área de conservação.
Genética de Populações Humanas
Desenvolvimento de modelos em Genética de Populações visando à estimativa de parâmetros genético populacionais e sua aplicação no cálculo de risco genético; análise de caracteres quantitativos em estudos epidemiológicos.
Genética e Câncer
Estudo do desenvolvimento tumoral, fatores determinantes de malignidade, identificação de alvos terapêuticos e de marcadores moleculares de susceptibilidade, diagnóstico e prognóstico do câncer.
Genética e Evolução (incluindo Molecular) dos Invertebrados
Estudos de variabilidade genética, clássica, cromossômica e molecular visando investigar processos de natureza evolutiva e ecológica que atuam sobre as populações.
Genética Molecular de Microorganismos
Estudo da resposta de leveduras e bactérias ao estresse oxidativo, envolvendo analise da expressão gênica e elucidação da estrutura de proteínas.
Genômica
Estudos de identificação de novos genes, transcriptoma e proteoma, utilizando resultados de projetos sobre genomas já concluídos ou em andamento.