Ecologia Teórica

 


BIE 5704

 

 

AULA 02

• Atividade: NOVA ELEUSIS.

• Leitura e discussão dos textos em grupos.

a. Todos recebem os 3 textos abaixo.

Texto 1: MAHLER, M.; BUNGE, M. 1997 Foundations of Biophilosophy. Berlin, Springer-Verlag p.3-4; 76-7 ( Metafísica e Ciência )

Texto 2: PATTERSON, M.E.; WILLIAMS, D.R. 1998 Paradigms and problems: The practice of social science in resource management. Society & Natural Resources 11 (3):279-96 ( A Ciência )

Texto 3: FORD, E.D. 2000 Scientific Method for Ecological Research. Cambridge, Cambridge Univ. Press p.5-7 ( Distinção entre progresso e processo na pesquisa científica )

b. Cada membro do grupo escolhe um dos textos, para ler e expor o conteúdo aos outros membros.

• Definir, em grupo: [duração máx. 20 min.]

i. Ciência

• Método científico.

• Hipótese.

• Não há obrigação em acatar as idéias apresentadas nos textos.

• Apresentação da síntese de cada grupo. [duração máx. 20 min.]

• Discussão geral. [duração máx. 20 min.]

Fixação do aprendizado.

Roteiro de leitura e discussão!

http://www.gly.uga.edu/railsback/railsback_1122science1.html

Examine o site acima visando os objetivo abaixo, que deverão ser apresentados por escrito, resumidamente, na próxima semana.

1-Como varia o conceito de ciência desde as perspectivas individuais e sociais?

2-Como a pesquisa se transforma em conhecimento científico?

3-Discuta o que distingue o que é e o que não é ciência.?

4-Compare ciência e verdade!

5-Como variam os conceitos de ciência?

6- Compare seu conhecimento prévio com os conceitos apresentados para:

hipótese, fato, teoria, dedução, indução e evidência.

As pesquisas abordam Florestas Atlânticas, Matas de Restingas, Manguezais e Matas Ciliares, Florestas de Araucária e Savanas Tropicais ( Cerrados ) . Alguns trabalhos foram realizados em um ecossistema mediterrâneo (Garriga/ Kermes Oak Garrigue), na Espanha.