A Exposição Acadêmica é um espaço no qual inscritos expõem pôsteres de trabalhos de pesquisa, relacionados às Ciências Biológicas, nos quais participem como autores principais. Os trabalhos são avaliados por uma banca avaliadora composta por docentes e pós graduandos, sendo finalizada com uma premiação. O objetivo principal da Exposição Acadêmica é a troca de experiências. Acreditamos que o diálogo e o intercâmbio de informações entre pessoas com diferentes ideias; e, que não necessariamente possuem contato, frequentemente pode ser muito enriquecedor na Ciência. Nesse sentido, a EA é um evento de exposição de ideias entre todos.

Regulamento - EA

1. PARTICIPANTES

1.1. Apenas os inscritos na 20ª Semana Temática da Biologia podem participar da Exposição Acadêmica.

1.2. Podem se inscrever tanto alunos de graduação como alunos de pós-graduação. Porém, apenas os trabalhos de graduação serão considerados para premiação.


2. INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para a Exposição Acadêmica serão feitas exclusivamente online, pelo site do evento. O prazo para inscrições é de 14 a 25 de agosto de 2017.

2.2. Cada participante da Exposição Acadêmica pode inscrever apenas um trabalho, no qual o mesmo é autor(a) principal. É preciso que o trabalho seja aprovado pelo professor orientador.

2.3. Para a inscrição de um trabalho na EA é obrigatório a submissão de um resumo pela plataforma online e o upload de uma carta de aceite do orientador.

2.3.1 O resumo deve possuir no máximo 2000 caracteres (sem considerar os espaços). Envio do resumo possui prazo concomitante com a inscrição na Exposição Acadêmica.

2.4. Os trabalhos inscritos passarão por uma seleção após o término do período de inscrições. Os autores dos resumos selecionados serão avisados por e-mail.

2.5. Caso o pagamento da taxa de inscrição seja realizado unicamente com o intuito de participar da Exposição Acadêmica e o trabalho não seja selecionado, o inscrito pode fazer um pedido de reembolso.

2.5.1. O pedido de reembolso deverá ser realizado pelo sistema de inscrições com justificativa. O prazo máximo de envio deste pedido de reembolso é às 23h59 do dia 25 de setembro de 2017.

2.5.2. O reembolso será realizado por depósito em conta corrente. Casos extremos serão analisados pela comissão até a data da Exposição Acadêmica.


3. CATEGORIAS

3.1. Os inscritos devem selecionar em qual categoria seu trabalho se enquadra, no ato da submissão do resumo. As categorias disponíveis são “Bacharelado” e “Licenciatura”.

3.1.1. A categoria “Bacharelado” contempla pesquisas científicas em todas as áreas de Ciências Biológicas e afins, salvo Educação.

3.1.2. A categoria “Licenciatura” contempla trabalhos, estudos e investigações relacionados ao ensino de Ciências ou Biologia, divulgação científica e extensão universitária.


4. SELEÇÃO

4.1. Após o período de inscrições, os trabalhos inscritos serão selecionados pela Comissão Organizadora.

4.2. Serão selecionados de dez a quinze trabalhos para cada categoria, dependendo do número e qualidade dos trabalhos inscritos.

4.3. A mensagem de confirmação para os trabalhos selecionados será enviada para o e-mail cadastrado no sistema online até as 23h59 do dia 18 de setembro de 2017. Por favor, confira se seus dados de cadastro estão corretos e se seu e-mail ainda é funcional.

4.3.1. Somente após a confirmação por e-mail os trabalhos estarão participando da Exposição Acadêmica.


5. APRESENTAÇÃO

5.1. A Exposição Acadêmica ocorrerá em 05 de Outubro de 2017, a partir das 13h30 no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP).

5.2. Os trabalhos deverão ser apresentados em formato de pôster, o qual deve conter breve introdução, objetivo do trabalho, material e métodos, resultados e discussão.

5.2.1. O pôster não precisa ser montado exclusivamente para a Exposição Acadêmica, sendo aceitos pôsteres já apresentados em outros eventos.

5.2.2. Maiores dúvidas sobre o pôster podem ser encaminhadas à Comissão Organizadora, por e-mail (stbio[at]ib.usp.br).

5.3. O tempo máximo para a apresentação oral de cada trabalho é de 10 minutos, excluindo o tempo de discussão com a banca avaliadora.

5.4. Apenas o autor que submeteu o resumo no sistema poderá apresentar o trabalho, salvo casos informados e aprovados previamente pela Comissão Organizadora.

5.4.1. Caso o autor que submeteu o resumo não possa comparecer à Exposição Acadêmica, é permitido a indicação prévia de outro autor para a apresentação. Essa indicação deve ser informada à Comissão Organizadora por e-mail, até o dia 29 de Setembro de 2017, e só será válida após a confirmação por e-mail.

5.5. Cada participante é responsável por imprimir e fixar seu pôster em um painel fornecido e identificado pela Comissão Organizadora no dia reservado para a Exposição Acadêmica.

5.5.1. Gastos com impressão do pôster são exclusivamente do inscrito.

5.6. A Comissão Organizadora permitirá que os participantes fixem o pôster a partir das 13h, no espaço reservado para a Exposição Acadêmica. Por favor, se direcionem à secretaria do evento para mais informações do local de apresentação da Exposição Acadêmica.


6. AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

6.1. Todos os trabalhos apresentados na Exposição Acadêmica serão avaliados por uma banca correspondente à categoria em que foi inscrito.

6.2. A banca avaliadora consiste de professores pesquisadores e pós-graduandos do Instituto de Biociências e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.2.1. A banca avaliadora para o Bacharelado consiste de cinco professores e 5 alunos de pós-graduação do IB-USP, correspondentes aos cinco departamentos do Instituto (Botânica, Genética e Evolução, Zoologia, Fisiologia e Ecologia).

6.2.2. A banca avaliadora para a Licenciatura consiste de 4 professores (do IB-USP e FE-USP), especialistas em educação.

6.3. Cada banca indicará no máximo dois vencedores.

6.4. A divulgação dos vencedores e a premiação ocorrerão na Cerimônia de Encerramento, realizada no dia 06 de outubro de 2017, às 12h00 no Auditório Geral da Zoologia (IB-USP).

6.4.1. Ao fim da 20ª Semana Temática, os resultados estarão disponíveis online, no site e página do Facebook oficial do evento. Além disso, os vencedores também serão notificados via e-mail.

6.5. Serão premiados até dois autores por categoria, à critério da banca avaliadora.

6.5.1. O prêmio da Exposição Acadêmica consiste em um livro didático a ser escolhido pelo premiado dentre os disponíveis no momento da retirada do prêmio.

6.6. Caso os vencedores não compareçam à Cerimônia de Encerramento, podem demonstrar interesse no prêmio pessoalmente ou por e-mail até o dia 14 de outubro de 2017.

6.6.1. Em casos nos quais o interesse pelo prêmio de um vencedor for feito por e-mail, será combinada a data de retirada do mesmo na sala da Comissão Organizadora que se encontra no IB-USP. A data limite de retirada do prêmio é o dia 20 de outubro de 2017.


7. CERTIFICADOS

7.1. Todos os participantes que apresentarem trabalhos na Exposição Acadêmica receberão um “Certificado de Participação na 20ª Exposição Acadêmica”, que estará disponível no sistema online.

7.1.1. Os certificados serão emitidos única e exclusivamente no nome do autor que apresentou o trabalho. Os demais autores não poderão receber certificados pessoais, mesmo estando presentes durante a Exposição Acadêmica.

7.1.2. Todos os certificados serão confeccionados com os dados inseridos no sistema. Por favor, confira todas as suas informações. Modificações, posteriores ao evento, dos dados apresentados no certificado não serão realizadas.

7.2. Cada um dos quatro vencedores (dois de cada categoria) receberão o Certificado de Colocação na Exposição Acadêmica.


8. CRONOGRAMA DA EXPOSIÇÃO ACADÊMICA (2017)

Inscrições: 14 a 25 de Agosto;

Pedidos de reembolso da inscrição: até 25 de Setembro;

Seleção: de 25 de agosto à 18 de Setembro;

Divulgação dos selecionados por e-mail: até 18 de Setembro;

Pedidos para troca de autor: até 29 de Setembro;

Apresentações: 05 de Outubro;

Divulgação dos resultados: 06 de Outubro;

Limite para pedir o prêmio: 14 de Outubro;

Limite para retirada do prêmio: 20 de Outubro;


9. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério da Comissão Organizadora, a desclassificação do trabalho e do participante na 20ª Exposição Acadêmica.


10. O ato de inscrição na Exposição Acadêmica implica na aceitação dos termos deste regulamento.

O Concurso de Fotografias acontece todos os anos na Semana Temática da Biologia USP. O intuito é expor fotos de interesse biológico cujos autores estejam inscritos no evento.

Regulamento - Concurso de Fotografias

1. PARTICIPANTES

1.1. Apenas os inscritos na 20ª Semana Temática da Biologia podem participar do Concurso de Fotografias.


2. INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para o Concurso de Fotografias serão feitas exclusivamente online, pelo site do evento. O prazo para inscrições é de 14 a 25 de agosto de 2017.

2.2. Cada participante pode inscrever até três fotografias, que devem ser de sua autoria.

2.3. A inscrição da(s) fotografia(s) consiste no envio de um arquivo digital pela plataforma online e também no envio de uma versão em alta resolução do foto por e-mail (stbio[at]ib.usp.br).

2.3.1. O e-mail a ser enviado com a imagem em alta resolução deve conter o arquivo em formato JPEG ou JPG. Pedimos que o assunto do e-mail seja “CF - título da obra” e que, no corpo da mensagem, seja enviado um pequeno texto contextualizando a imagem e que informe sobre a mesma: espécie retratada (caso saiba), o local registrado, data da foto e câmera utilizada.

2.4. As fotografias têm como especificação a temática biológica, obrigatoriamente incluindo seres vivos como foco. A Comissão Organizadora desclassificará fotos que julgar inadequadas ao tema.

2.5. As fotografias obtidas por manipulação digital, montagens e/ou colagens serão desclassificadas.

2.6. O participante se responsabiliza pela autoria das fotos encaminhadas, assumindo inteira responsabilidade em casos de alegações de apropriação autoral.

2.7. Caso o pagamento da taxa de inscrição seja realizado unicamente com o intuito de participar do Concurso de Fotografias e a imagem não seja selecionada, o inscrito pode fazer um pedido de reembolso.

2.7.1. O pedido de reembolso deverá ser realizado pelo sistema de inscrições com justificativa. O prazo máximo de envio deste pedido de reembolso é às 23h59 do dia 25 de setembro de 2017.

2.7.2. O reembolso será realizado por depósito em conta corrente.


3. SELEÇÃO E EXPOSIÇÃO

3.1. Uma seleção inicial será realizada pela Comissão Organizadora. O único objetivo dessa seleção é impedir a participação de fotografias que apresentem conteúdo inadequado à proposta deste Concurso de Fotografias.

3.2. Após a seleção inicial, uma mensagem de confirmação para as fotografias selecionadas será enviada para o e-mail cadastrado no sistema online até as 23h59 do dia 18 de setembro de 2017. Por favor, confira se seus dados de cadastro estão corretos e se seu e-mail ainda é funcional.

3.3. As fotografias que foram selecionadas para o Concurso deverão ser entregues para a Comissão Organizadora até o dia 29 de setembro de 2017.

3.3.1. As imagens deverão ser impressas pelos participantes que as submeteram no concurso. Escolhas sobre o papel ou tamanho da imagem são pessoais; no entanto, a Comissão Organizadora coloca como sugestão que as fotografias sejam impressas em papel fotográfico no tamanho 20 cm x 25 cm.

3.3.2. A entrega da fotografia para a Comissão Organizadora pode ser feita pessoalmente ou por correio. Na mensagem de confirmação das fotografias selecionadas será enviado, também, os respectivos endereços de entrega.

3.4. As fotografias aprovadas pela seleção inicial serão encaminhadas a uma banca avaliadora, que selecionará as fotografias para a exposição e, dentre elas, as fotografias vencedoras.

3.5. A exposição de imagens do Concurso de Fotografias ocorrerá durante os cinco dias da Semana Temática (2 a 6 de outubro de 2017), no Centro Didático do Instituto de Biociências USP.

3.6. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer avaria ocorrida nas obras durante o evento.

3.7. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por quaisquer custos decorrentes da participação no Concurso de Fotografias, nem avarias durante a postagem.


4. PREMIAÇÃO

4.1. A banca avaliadora do Concurso de Fotografias indicará no máximo dois vencedores.

4.2. A divulgação dos vencedores e a premiação ocorrerão na Cerimônia de Encerramento, realizada no dia 06 de outubro de 2017, às 12h00 no Auditório Geral da Zoologia (IB-USP).

4.2.1. Ao fim da 20ª Semana Temática, os resultados estarão disponíveis online, no site oficial do evento. Além disso, os vencedores também serão notificados via e-mail.

4.3. O prêmio do Concurso de Fotografias consiste em um livro didático a ser escolhido pelo premiado dentre os disponíveis no momento da retirada do prêmio.

4.4. Caso os vencedores não compareçam à Cerimônia de Encerramento, podem demonstrar interesse no prêmio pessoalmente ou por e-mail até o dia 14 de outubro de 2017.

4.4.1. Em casos nos quais o interesse pelo prêmio de um vencedor for feito por e-mail, será combinada a data de retirada do mesmo na sala da Comissão Organizadora que se encontra no IB-USP. A data limite de retirada do prêmio é o dia 20 de outubro de 2017.


5. CERTIFICADOS

5.1. Todos que participarem da 20ª Exposição de Fotografias receberão um Certificado de Participação, que estará disponível no sistema online.

5.1.1. Todos os certificados serão confeccionados com os dados inseridos no sistema. Por favor, confira todas as suas informações. Modificações, posteriores ao evento, dos dados apresentados no certificado não serão realizadas.

5.2. Cada um dos vencedores (caso sejam escolhidos dois) receberá também o Certificado de Colocação no Concurso de Fotografias.


6. CRONOGRAMA DO CONCURSO DE FOTOGRAFIAS (2017)

Inscrições: 14 a 25 de Agosto;

Pedidos de reembolso da inscrição: até 25 de Setembro;

Seleção: de 25 de Agosto à 18 de Setembro;

Divulgação dos selecionados por e-mail: até 18 de Setembro;

Exposição das fotografias: 02 a 06 de Outubro;

Divulgação dos resultados: 06 de Outubro;

Limite para pedir o prêmio: 14 de Outubro;

Limite para retirada do prêmio: 20 de Outubro;


7. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério da Comissão Organizadora, a desclassificação da fotografia e do participante no 20ª Concurso de Fotografias.


8. O ato de inscrição no Concurso de Fotografias implica na aceitação dos termos deste regulamento.


9. DIREITOS AUTORAIS

9.1. Ao se inscreverem, os participantes autorizam, automaticamente, a utilização dos trabalhos pela Comissão Organizadora, para fins de divulgação do evento, com crédito ao autor da fotografia.


10. Fotografias que foram expostas no Concurso podem ser retiradas pelos respectivos fotógrafos após o término do evento. Por favor, envie um e-mail para a Comissão Organizadora (stbio[at]ib.usp.br) caso seja do seu interesse o recolhimento da sua fotografia.

O Concurso de Ilustrações Biológicas acontece todos os anos na Semana Temática da Biologia USP. O intuito do mesmo é expor ilustrações de interesse biológico cujos autores estejam inscritos no evento.

Regulamento - Concurso de Ilustração Biológica

1. PARTICIPANTES

1.1. Apenas os inscritos na 20ª Semana Temática da Biologia podem participar do Concurso de Ilustrações, após pagamento da taxa de inscrição no evento.


2. INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições para o Concurso de Ilustrações serão feitas exclusivamente online, pelo site do evento. O prazo para inscrições é de 14 a 25 de agosto de 2017.

2.2. Cada participante pode inscrever até duas ilustrações, que devem ser de sua autoria.

2.3. A inscrição da(s) ilustrações(s) consiste no envio de um arquivo digital pela plataforma online e também no envio de uma versão em alta resolução da ilustração por e-mail (stbio[at]ib.usp.br).

2.3.1. O e-mail a ser enviado com a ilustração deve conter o arquivo em formato JPEG ou JPG (desenho scaneado ou fotografia do desenho). Pedimos que o assunto do e-mail seja “CI - título da obra” e que, no corpo da mensagem, seja enviado um pequeno texto contextualizando a ilustração e que informe sobre a mesma: espécie retratada (caso saiba), técnica utilizada e papel utilizado.

2.4. As ilustrações têm como especificação a temática biológica, de caráter técnico-científico. A Comissão Organizadora toma por ilustração técnico-científica biológica aquelas realizadas por métodos tradicionais de ilustração (como nanquim, grafite e aquarela) fidedignas à espécie representada e desclassificará ilustrações que julgar inadequadas ao tema.

2.6. O participante se responsabiliza pela autoria das ilustrações encaminhadas, assumindo inteira responsabilidade em casos de alegações de apropriação autoral.

2.7. Caso o pagamento da taxa de inscrição seja realizado unicamente com o intuito de participar do Concurso de Ilustrações e o desenho não seja selecionado, o inscrito pode fazer um pedido de reembolso.

2.7.1. O pedido de reembolso deverá ser realizado pelo sistema de inscrições com justificativa. O prazo máximo de envio deste pedido de reembolso é às 23h59 do dia 25 de setembro de 2017.

2.7.2. O reembolso será realizado por depósito em conta corrente.


3. SELEÇÃO E EXPOSIÇÃO

3.1. Uma seleção inicial será realizada pela Comissão Organizadora. O único objetivo dessa seleção é impedir a participação de ilustrações que apresentem conteúdo inadequado à proposta deste Concurso de Ilustrações.

3.2. Após a seleção inicial, uma mensagem de confirmação para as ilustrações selecionadas será enviada para o e-mail cadastrado no sistema online até as 23h59 do dia 18 de setembro de 2017. Por favor, confira se seus dados de cadastro estão corretos e se seu e-mail ainda é funcional.

3.3. As ilustrações que foram selecionadas para o Concurso deverão ser entregues para a Comissão Organizadora até o dia 29 de setembro de 2017.

3.3.1. A Comissão Organizadora está aberta para receber, para a exposição, a ilustração original ou uma cópia da mesma.

3.3.2. A entrega da ilustração para a Comissão Organizadora pode ser feita pessoalmente ou por correio. Na mensagem de confirmação das ilustrações selecionadas será enviado, também, os respectivos endereços de entrega.

3.4. As ilustrações aprovadas pela seleção inicial serão encaminhadas a uma banca avaliadora, que selecionará as ilustrações vencedoras.

3.5. A exposição de imagens do Concurso de Ilustrações ocorrerá durante os cinco dias da Semana Temática (2 a 6 de outubro de 2017), no Centro Didático do Instituto de Biociências USP.

3.6. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer avaria ocorrida nas obras durante o evento.

3.7. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por quaisquer custos decorrentes da participação no Concurso de Ilustrações, nem avarias durante a postagem.


4. PREMIAÇÃO

4.1. A banca avaliadora do Concurso de Ilustrações indicará no máximo dois vencedores.

4.2. A divulgação dos vencedores e a premiação ocorrerão na Cerimônia de Encerramento, realizada no dia 06 de outubro de 2017, às 12h00 no Auditório Geral da Zoologia (IB-USP).

4.2.1. Ao fim da 20ª Semana Temática, os resultados estarão disponíveis online, no site oficial do evento. Além disso, os vencedores também serão notificados via e-mail.

4.3. O prêmio do Concurso de Ilustrações consiste em um livro didático a ser escolhido pelo premiado dentre os disponíveis no momento da retirada do prêmio.

4.4. Caso os vencedores não compareçam à Cerimônia de Encerramento, podem demonstrar interesse no prêmio pessoalmente ou por e-mail até o dia 14 de outubro de 2017.

4.4.1. Em casos nos quais o interesse pelo prêmio de um vencedor for feito por e-mail, será combinada a data de retirada do mesmo na sala da Comissão Organizadora que se encontra no IB-USP. A data limite de retirada do prêmio é o dia 20 de outubro de 2017.


5. CERTIFICADOS

5.1. Todos que participarem da 20ª Exposição de Ilustrações Biológicas receberão um Certificado de Participação, que estará disponível no sistema online.

5.2. Cada um dos vencedores, caso sejam escolhidos dois, receberá também o Certificado de Colocação no Concurso de Ilustrações.


6. CRONOGRAMA DO CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES (2017)

Inscrições: 14 a 25 de Agosto;

Pedidos de reembolso da inscrição: até 25 de Setembro;

Seleção: de 25 de Agosto à 18 de Setembro;

Divulgação dos selecionados por e-mail: até 18 de Setembro;

Exposição das ilustrações: 02 a 06 de Outubro;

Divulgação dos resultados: 06 de Outubro;

Limite para pedir o prêmio: 14 de Outubro;

Limite para retirada do prêmio: 20 de Outubro;


7. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério da Comissão Organizadora, a desclassificação da imagem e do participante no 20ª Concurso de Ilustrações.


8. O ato de inscrição no Concurso de Ilustrações implica na aceitação deste regulamento.


9. DIREITOS AUTORAIS

9.1. Ao se inscreverem, os participantes autorizam, automaticamente, a utilização dos trabalhos pela Comissão Organizadora, para fins de divulgação do evento nos anos seguintes e no seu site, com crédito ao autor da fotografia.


10. Ilustrações que foram expostas no Concurso podem ser retiradas pelos respectivos ilustradores após o término do evento. Por favor, solicitamos que enviem um e-mail para a Comissão Organizadora (stbio[at]ib.usp.br) caso seja do seu interesse o recolhimento da sua ilustração.