A Semana Temática da Biologia é um projeto de extensão universitária idealizado em 1997, pelo Centro Acadêmico do Instituto de Biociências da USP, com o objetivo de suprir lacunas na grade do curso, promover interação entre alunos e professores e ainda mostrar o vasto campo de atuação do biólogo.

A primeira edição da Semana Temática ocorreu no ano de 1998 e foi dirigida apenas aos alunos do próprio Instituto. A partir do ano seguinte, em 1999, abriram-se as inscrições para os estudantes de todo o país e a entidade responsável pela Semana passou a ser a Comissão de Cultura e Extensão. Ao longo desses anos, a Comissão Organizadora da Semana Temática já foi composta por alunos de graduação e pós-graduação, contando, atualmente, apenas com alunos de graduação e tornando-se um dos maiores congressos de graduação em Biologia do país, com cerca de 700 inscritos por ano.

Durante a Semana, ocorrem cursos, minicursos e oficinas, além de concursos e exposições. Contaremos na 19ª edição com a Exposição Acadêmica, um espaço aberto para a divulgação da produção científica dos participantes do evento, com o Concurso de Fotos e com o Concurso de Ilustração Biológica. Nesse ano, também incentivaremos mais atividades abertas de discussão, compondo nossa grade com palestras e mesa-redonda, além de atividades voltadas para divulgação científica.

Para o evento ocorrer, alunos de graduação do IB-USP se dedicam em sua organização durante o ano.

Os membros da 19ª Comissão Organizadora são:

Aline Kawabata de Morais Bastos

Ana Fernanda Guimarães

Beatriz Dias Barbieri

Bruna Rodrigues Shintate

Caio Gomes Tavares Rosa

Felipe Cuzziol

Giovanni Cardoso dos Santos Correia

Guilherme Duarte Ribeiro

Henrique D'Ambrosio Retti de Andrade

Igor Cabreira Ramos

Juliana de Lemos

Leonardo Regnier de Lima Pereira

Luiza Henriques Ostrowski

Maiara Moreira Macario

Mila Maria Pamplona Barbosa

Nathália Caldeira Dias

Paulo Roger

Rafaela Christine Perez

Raphael De Lucca Marcello Jarcovis

Sofia Lígia Guimarães Ramos

Vitoria Horvath Miranda