17(1)

Agosto 2017

Expediente

Editores de Sessão: Arthur França; Carlos Vilela; Francisco Vasconcelos.

Consultores científicos: Laila Asth; Letícia Baptista; Danielle Moreira; Fabiana Oliveira de Araújo; Juliana Borsoi; Maíra Castro Lima; Raquel Sarafian.

Artigos

Análises citológicas do inseticida Deltametrina usando o Teste de Micronúcleo
Luciane Gomes de Carvalho; Flávio Flores Britto; Maria Aparecida Marin-Morales; Eliane Mariza Dortas Maffei

O teste do micronúcleo (MN) é um ensaio in vivo utilizado para a detecção de agentes clastogênicos e aneugênicos. Nesse trabalho, avaliamos os efeitos genotóxicos e mutagênicos induzidos por diferentes concentrações do inseticida Deltametrina em cebola (Allium cepa) pelo teste de MN. No tratamento controle negativo a divisão mitótica foi normal. No entanto, em todos os tratamentos testados com as diferentes concentrações do inseticida foram observadas AC (aberrações cromossômicas) e formação de MN. Para a análise estatística foi feito o teste não paramétrico de Correlação de Spearman. O valor de r = 0,968 evidencia que a correlação foi perfeitamente positiva, ou seja, quanto maior a concentração, maior foi o número de MN, confirmando que o efeito é dependente da dose do inseticida.

Palavras-chaves. Allium cepa, micronúcleo, broken-egg

 

PDF
Análise da eficácia de dois protocolos de treinamento físico no desempenho motor de ratos
Bruna A. Cândido, Bruno M. Gomes, Vinícius R. Cota, Alessandro de Oliveira, Laila C. M. Damázio

O objetivo do estudo é analisar a eficácia de dois protocolos de treinamento físico de alta intensidade sobre o desempenho motor de ratos. Vinte e quatro ratos Wistar machos foram distribuídos nos seguintes grupos experimentais: grupo TRF (n=8) são os animais que realizaram o protocolo de treinamento de resistência física; grupo TFM (n=8) são os animais que realizaram o protocolo de treinamento de força muscular e o grupo S (n=8) são os animais que não realizaram o treinamento físico. Para análise do desempenho motor foram aplicados dois testes (teste passo em falso e teste das barras paralelas) antes e após o treinamento. Os resultados demonstraram que o desempenho motor dos grupos TRF e TFM foi melhor que o grupo S.

 

Palavras-chaves. Treinamento de resistência física; Treinamento de força muscular; Testes funcionais

PDF
Avanços tecnológicos na criopreservação de células-tronco e tecidos, aplicados à terapia celular
Artur Alves Rodrigues da Silva, Cláudio Gabriel Rodrigues, Marcia Bezerra da Silva

As pesquisas com células-tronco visam melhorias na qualidade de vida da população por meio da terapia celular. Apesar das pesquisas vigentes demonstrarem a efetividade da aplicação dessas células no processo de regeneração de diversos tecidos, o único tratamento efetivo de rotina são os transplantes de células-tronco sanguíneas. Contudo, as dificuldades referentes à disponibilidade de células-tronco para aplicação clínica a médio e longo prazo, expôs um cenário carente de bancos de células-tronco e tecidos criopreservados. O processo de criogenia permite a preservação de células e tecidos por meio da aplicação de agentes crioprotetores em temperaturas adequadas, dois fatores necessários para o sucesso dessa técnica. As pesquisas nessa área são importantes e promissoras, permitindo a utilização segura das células-tronco na terapia celular.

 

Palavras-chaves. Células-tronco; criopreservação

PDF
Adaptação de método de levantamento fitossociológico para determinação da biodiversidade de organismos bentônicos de costões rochosos
Bruna Roberta Toillier; Daiane Cristina de Moura; Jéssica Severo Ferreira; Karla Puntel Rosa

Áreas litorâneas abrigam uma grande biodiversidade de organismos bentônicos e levantamentos sobre essas espécies são importantes. Assim objetivamos avaliar a eficácia da adaptação do método Braun-Blanquet (BB), associado ao Método de Parcelas (MP), para determinar a biodiversidade incrustante encontrada em substratos rochosos. Realizou-se em conjunto o MP e o BB com adaptações. Através do MP realizaram-se cálculos de Frequência Absoluta (FA) e Frequência Relativa (FR). O MP identificou 44.055 indivíduos, dentre 6 táxons, e pelo método de BB, quantificou-se ainda outros seis táxons. A cobertura (%) mais elevada foi de Perna perna, Chlorophyta e Megabalanus sp. Através de levantamentos como este, tornase possível reconhecer as espécies na área de interesse, possibilitando adoção de estratégias de manejo que visem a sua conservação.

 

Palavras-chaves. Técnicas de amostragem; adaptação de método; métodos de levantamento

PDF

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <blockquote> <p> <br>

Mais informações sobre as opções de formatação