Biodiversidade e conservação da ictiofauna ameaçada de extinção da bacia do rio Paraíba do Sul

PDF (872.96 KB)

Autor / Author

Renato Massaaki Honji, Carlos Eduardo Tolussi, Danilo Caneppele, Carla Natacha Marcolino Polaz, Alexandre Wagner Silva Hilsdorf e Renata Guimarães Moreira

Resumo

A bacia do rio Paraíba do Sul é a segunda maior bacia do leste brasileiro abrangendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, contudo diversas ações antrópicas estão contribuindo para o processo de extinção de espécies endêmicas. Diante disto, o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, juntamente com outras instituições, promoveram a criação de um Plano de Ação Nacional (PAN) Paraíba do Sul com objetivo de preservar estas espécies ameaçadas. Nesta revisão, reunimos os recentes avanços dos estudos na biologia básica e aplicada de cinco espécies de peixes teleósteos ameaçadas. Além dos dados biológicos, compilamos também as principais ameaças, estratégias de conservação e se há presença dessas espécies em unidades de conservação. Assim, o PAN vem alcançando resultados importantes, o que mostra que a continuidade do trabalho, sobretudo no conhecimento das espécies-alvo, é vital para que haja êxito na manutenção desses animais na bacia.

Palavras-chave. Ciências da conservação, Teleósteos, Antropização, Plano de Ação Nacional.

Title

Biodiversity and conservation of threatened ichthyofauna of the Paraíba do Sul river basin

Abstract

The Paraíba do Sul river basin is the second largest basin of Brazilian east spreading over the São Paulo, Rio de Janeiro and Minas Gerais states, however the anthropic actions are contributing for the process of extinction of endemic species. Therefore, the Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade with other institutions elaborated a National Action Plan (PAN) of Paraíba do Sul, which aimed to preserve these threatened species. In this review, we assembled the recent advances of studies of basic and applied biology of five threatened teleost fish. Beyond the biological data also gathered the main threats, conservation strategies and the possible presence of these species in conservation units. Then, the PAN has been achieving important outcomes showing that the maintenance of the study, especially on the knowledge of the target species is essential to successfully maintain these animals in the basin.

Keywords. Conservation sciences, Teleost, Anthropization, National Action Plan.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License