Supervalorização de resultados científicos como estratégia ótima para aumentar o número de leitores

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Autor / Author

Julieta Campi & Joaquin Navajas

Resumo

A relação entre jornalismo científico e a ciência é uma relação complexa que tem vantagens e desvantagens para cada um dos atores envolvidos. Muitas vezes, os meios de comunicação publicam avanços científicos dando-lhes mais importância do que eles têm na comunidade científica, especialmente quando se trata de avanços na cura de doenças. Neste trabalho, iremos propor  explicações possíveis para este problema, com base no modelo de influência Bayarri & DeGroot (1989). A hipótese principal é que os jornais de menor influência na sociedade tendem a exagerar os resultados científicos, enquanto a maioria dos jornais respeitados são mais céticos e cautelosos para relatar sobre os progressos científicos. Palavras-chave. Jornalismo científico; neurociências; divulgação; exagero; influência. DOI: 10.7594/revbio.15.01.08

Title

Overstating the importance of scientific results as optimal strategy to increase readership

Abstract

The relationship between science journalism and science is a complex relationship that has advantages  and disadvantages for each of the actors involved. Often the mass media publishes scientific advances giving them more importance than they have in the scientific community, especially when it comes to advances in curing diseases. In this paper we propose one of many possible explanations for this problem, based on the model of influence Bayarri & DeGroot (1989). The main hypothesis is that the newspapers of less influence in society tend to exaggerate scientific results, while the most respected journals are more skeptical and cautious report on scientific developments. Keywords. Science journalism; neuroscience; divulgation; exaggeration; influence.

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