A neurociência abraça o mundo

PDF (306.22 KB)

Autor / Author

Kleber Neves

Resumo

Vivemos em uma época em que a neurociência está na moda. Isso faz com que vários grupos vejam uma oportunidade de cooptar a neurociência para se destacar, muitas vezes fazendo isso de maneira questionável. A psicologia vira neurociência, neurocientistas viram consultores de qualquer assunto e o prefixo neuro- garante mais vendas. Nessa situação, é difícil para o público distinguir o que são reais avanços da neurociência e o que é produto de interesses diversos do de informar o público de maneira adequada. Nesse artigo, esse problema é discutido, com algumas das suas causas e possíveis soluções. Palavras-chave. Neurociência e mídia; percepção pública da neurociência. DOI: 10.7594/revbio.15.01.04

Title

Neuroscience grabs the world

Abstract

We live in a time when neuroscience is fashionable. This leads many groups to seek the opportunity to co-opt neuroscience for their own interest, often doing this in questionable ways. Psychology becomes neuroscience, neuroscientists become consultants for every possible matter and the neuro- prefix is almost guaranteed to get you more sales. In the state we find ourselves, it’s hard for the public to distinguish the real advances of neuroscience from the product of interests other than informing the public in an accurate manner. In this article, this problem is discussed along with some of its causes and tentative solutions. Keywords. Neuroscience and media; public perception of neuroscience.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <blockquote> <p> <br>

Mais informações sobre as opções de formatação