Guia de Redação

A Revista da Biologia publica manuscritos na forma de artigos, ensaios e revisões das diferentes áreas da Biologia, de forma acessível a todos os potenciais leitores e sem custo de publicação para os autores.

São aceitas submissões em inglês (preferencialmente) ou português (com resumo em inglês). 

Recomendamos o uso do modelo de manuscrito da ficha de revisão. Ambos estão disponíveis em português e em inglês.

Formatos possíveis para os textos

1) Artigo: resultados científicos originais. 

2) Ensaio: discussões teóricas.

3) Revisão: resumo do estado do conhecimento indicando futuras direções de pesquisa.

4) Método: descreve os detalhes de um procedimento de laboratório.

Resumos expandidos

Serão aceitos para submissão resumos expandidos provenientes de eventos científicos (congressos/simpósios/semanas temáticas) que atendam às seguintes condições:

1) O resumo deve conter de 3 a 4 páginas de corpo de texto (introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão), além de uma ou duas páginas de referência bibliográfica;

2) Devem estar de acordo com as normas e formatação da revista;

3) Cabe à comissão de cada evento selecionar os melhores resumos. Somente os resumos premiados pela comissão cientifica do evento deverão ser indicados à submissão;

4) A submissão não implica em aceitação automática para publicação; todos os textos serão submetidos à avaliação por pares;

5) Não serão aceitas revisões bibliográficas;

6) A submissão dos resumos expandidos deve ser feita no período de agosto a novembro; submissões fora desse período serão automaticamente desconsideradas;

7) Serão publicados no formato de edição especial se a revista atingir o mínimo de 5 resumos aprovados pelo comitê de avaliadores. Caso o número não seja atingido, o volume especial não será publicado.

Guia

A regra principal é ser simples. Deve-se reduzir ao essencial o uso de jargões, siglas e abreviaturas, e, quando o fizer, estes devem ser explicados na primeira vez que o termo for usado no texto. Os textos devem conter no máximo 50 páginas em formato Word (ou similar), fonte 12 (Arial ou Times New Roman) e espaçamento duplo.

Sugerimos fortemente que os autores incluam uma figura que sintetize as informações relevantes do manuscrito (infográfico, como os elaborados pela interface Mind the Graph).

O autor deve incluir no texto do manuscrito (formatos .doc ou .odt) as figuras e tabelas do tamanho e posição que julgar apropriado, porém a decisão final de posicionamento das imagens no texto será do diagramador.

O manuscrito deve ser enviado através da Central de Manuscritos. Adicionalmente, as figuras devem ser enviadas em alta qualidade (mínimo de 300dpi para imagens em preto e branco ou gráficos e 600dpi para imagens coloridas, em formato .tiff, .png ou .jpeg); tabelas também devem ser enviadas separadamente em formato de imagem (.tiff, .png ou .jpeg) em arquivos separados.

Por favor, use o modelo de manuscrito para a redação de seu artigo; nele estão indicadas as regras para título, resumo, palavras-chave, referências, etc.

É permitida a inclusão de material suplementar (apêndices), como textos, vídeos, fotos, códigos ou dados brutos. O envio desse material deve ser feito durante a submissão do texto, como um arquivo adicional. Entende-se por apêndice toda informação relevante, mas não essencial para o entendimento do texto.

Observação: O autor deve indicar 2 especialistas na área do artigo como possíveis avaliadores, os quais serão verificados pelo corpo editorial se estão dentro das normas de avaliação da revista. 

AnexoTamanho
Modelo_Manuscrito-PT_ENG.doc61 KB
Formulario_Avaliador-PT_ENG-Final.doc70 KB