Guia de Redação

                                                           >>>> English version

A Revista da Biologia publica textos curtos e acessíveis das diferentes áreas da Biologia.

Os textos são publicados em português, incluindo preferencialmente uma versão em inglês. São aceitas submissões em inglês (preferencialmente) ou português. Após aceitos, textos em inglês serão traduzidos para o português pelo autor.

Recomendamos o uso do modelo de manuscrito e das fichas de revisão (para os formatos artigo, técnica, resumo expandido, comentário, ensaio, opinião e revisão).

Formatos possíveis para os textos

1) Artigo: resultados científicos originais. 

2) Resumo expandido: versão resumida de um artigo de alto impacto publicado previamente.

3) Ensaio: discussões teóricas.

4) Revisão: resumo do estado do conhecimento indicando futuras direções de pesquisa.

5) Opinião: discussão com perspectivas pessoais.

6) Método: descreve os detalhes de um procedimento de laboratório.

7) Comentário: discussão sobre aspectos relevantes de artigos recentemente publicados.

Guia

A regra principal é ser simples. Deve-se reduzir ao essencial o uso de termos técnicos, jargões, siglas e abreviaturas, e, quando o fizer, estes devem ser explicados na primeira vez que o termo for usado no texto. Os textos devem ser curtos (até 4000 palavras).

Sugerimos fortemente que os autores incluam uma figura que sintetize as informações relevantes do manuscrito (infográfico, como os elaborados pela interface Mind the Graph).

O texto do manuscrito (.doc ou .odt, preferencialmente com figuras e textos incluídos no arquivo) deve ser enviado através da Central de Manuscritos. Adicionalmente, envie figuras de alta qualidade (.pdf, .eps ou .tif) e tabelas (.xls ou .ods) em arquivos separados.

Por favor, use o modelo de manuscrito, nele estão indicadas as regras para título, resumo, palavras-chave, referências, etc.

É permitido a inclusão de material suplementar, como textos, vídeos, fotos, código ou dados brutos. O envio desse material deve ser feito durante a submissão do texto, como um arquivo adicional.

Observação: O autor deve indicar 2 especialístas na área do artigo como possíveis avaliadores.