Pós-Graduação Genética e Biologia Evolutiva pt-BR

Matrícula Inicial

As informações para matrícula podem ser consultadas na página da Seção de Pós-graduação do IB, que segue:

Na seção "Matrícula" é possível obter, entre outros, o calendário de matrícula e o formulário de matrícula inicial, a ser preenchido e encaminhado à referida seção por correio ou presencialmente. O período de matrícula dos alunos novos é de 04 a 15/07, ou seja, remessas de correio devem ser enviadas antes para chegarem dentro deste período, de preferência com Aviso de Recebimento (AR) ou SEDEX. O candidato aprovado deve entrar em contato com a Secretaria de Pós-graduação através do e-mail cpg@ib.usp.br para se informar sobre documentos que possam estar pendentes.

Uma informação importante é que será obrigatória a entrega do projeto de pesquisa, ainda que não seja definitivo, em 30 dias contando a partir de sua matrícula, aos cuidados da Secretaria de Pós-graduação do Departamento.

Matrícula Regular

Todo aluno regular de Pós-Graduação deverá efetuar a matrícula semestral, nas épocas e prazos fixados pelo CoPGr, em todas as fases de seus estudos, até a obtenção do título de mestre ou doutor. Esta matrícula pode ser de acompanhamento ou em disciplina. A matrícula deve ser feita pelo sistema Janus de Pós-Graduação, acessando o link www.sistemas.usp.br.

Orientadores

Bolsas de estudo

BOLSAS DE ESTUDO

Bolsas Institucionais

O Programa recebe anualmente um número variável de bolsas institucionais do CNPq e da CAPES. Caso não haja bolsas para todos, os alunos melhor classificados no exame de ingresso têm precedência na concessão destas bolsas institucionais.

A bolsa institucional só pode ser usufruída por no máximo 24 meses no caso de mestrado e 48 meses, no caso de doutorado. Vencido estes prazos, a bolsa é transferida para o próximo classificado, mesmo que o antigo bolsista ainda não tenha concluído sua pós-graduação.

Bolsas Individuais

Além de bolsas institucionais, há bolsas que podem ser pleiteadas com o orientador diretamente junto a outras instituições, como a FAPESP. O Programa considera extremamente positivo que seus alunos e orientadores pleiteiem diretamente bolsas a órgãos de fomento, pois isto alivia a demanda pelas bolsas institucionais, e é um indicador da qualidade e competitividade de seus quadros.

Bolsas Sanduiche

Alunos de doutorado podem realizar estágios no exterior para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a sua tese.

Os bolsistas da FAPESP podem utilizar recursos da reserva técnica para viajar ao exterior. Os demais bolsistas podem solicitar bolsas sanduíche da CAPES (programa PDSE – atualmente desativado) ou do CNPq.

Outras modalidades de bolsas para pesquisas no exterior são oferecidas ocasionalmente por outras agências financiadoras. Recomendamos aos alunos e orientadores que fiquem atentos a mensagens eletrônicas enviadas pela secretaria de pós-graduação, onde editais específicos são divulgados.