Combatendo doenças tropicais - Projeto BioTROJAN

biotrojanCombatendo doenças tropicais - Projeto BioTROJAN

"Você já pensou que poderíamos combater doenças transmitidas por insetos usando microrganismos?!

Bem, essa é a proposta do projeto BioTROJAN!

O BioTROJAN é um projeto em desenvolvimento por alunas e alunos dos mais variados institutos da USP, como Farmácia, IME, Biomedicina, Química, Psicologia e também da Biologia!
Pretendemos usar a abordagem de biologia sintética para combater doenças que têm insetos como vetores de transmissão, como por exemplo a malária que é transmitida pelo Anopheles sp.. Para isso, vamos usar a estratégia da paratransgênese modificando microrganismos simbiontes dos vetores, de forma que eles detectem e liberem efetores contra os patógenos, os impedindo de completarem seu ciclo de vida.
Com esse projeto vamos participar da maior competição de biologia sintética do mundo, o iGEM (International Genetically Engineered Machine), que foi criada em 2003 no MIT e acontece anualmente em Boston, nos EUA, contando com a participação de dezenas de times do mundo todo! Em anos anteriores, times da USP já estiveram lá competindo e inclusive trazendo medalhas, no ano passado conseguindo prata. Neste ano queremos mais uma vez representar a ciência brasileira lá fora.
Mas para poder concretizar nosso projeto precisamos de apoio, caso tenha interesse em saber mais sobre a gente e o projeto, curta nossa página do Facebook, acesse nosso site ou entre em contato por e-mail, obrigado!

Time iGEM USP 2017"