Notícias

Fêmeas dominam o reino animal

femeasFêmeas dominam o reino animal

Em entrevista ao UOL, o professor Glauco Machado, do Departamento de Ecologia do IB/USP, explica que em muitas espécies a fêmea, além ser de maior, passa a sua liderança para as filhas.

"Acostumados com grupos dominados pelo macho alfa, é difícil imaginar que a regra entre os seres vivos na verdade seja o comando das fêmeas".

Ele comenta ainda que "em algumas espécies, as fêmeas chegam a ter órgãos reprodutivos que se assemelham a um pênis".

Leia mais:Fêmeas...

Compreensão do ambiente marinho é crucial para sustentabilidade

uspjournalCompreensão do ambiente marinho é crucial para sustentabilidade

Antonio Carlos Marques, professor do Departamento de Zoologia do IB/USP e diretor do Centro de Biologia Marinha da USP, comenta sobre a importância da compreensão do ambiente marinho para atividades econômicas e preservação ambiental.

"O Brasil sempre olhou o mar como recreação, mas agora tem descoberto as oportunidades de exploração de minerais e jazidas de petróleo". Segundo o professor, "o grande fascínio do homem pelo mar se contrasta com o pouco conhecimento humano desse ambiente. O professor explica que, nessa busca pela compreensão do mundo marinho, a pesquisa da biodiversidade é importante. Ele comenta sobre a produção científica da USP na área. Deficiências brasileiras nas questões ambientais têm custos para o Brasil, como a tragédia da barragem da Samarco, que afetou o litoral capixaba. O pesquisador aponta que é necessária maior compreensão do mundo marinho para exploração econômica de recursos minerais e marinhos".

Leia mais:Compreensã...

Ciência não é gasto, é investimento

buckerideMarcos Silveira Buckeridge, professor do Departamento de Botânica do IB/USP e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo comenta sobre a ciência brasileira.

Segundo o professor, "nós levamos um tempo enorme para atingir um patamar de nível mundial; e vamos voltar ao que éramos quando a gente era uma ciência de terceiro mundo."

Leia mais:Ciência...