Bolsas e auxílios

Programa de Apoio à Pesquisa da USP | Pró-reitoria de pesquisa

Projeto 1 - Auxílios Complementares:  A finalidade deste projeto é oferecer recursos complementares a Docentes da USP, preferencialmente contratados a partir de 1º de janeiro de 1995, contemplados com projetos de pesquisa financiados por parte de agências de financiamento (FAPESP, CNPq, FINEP, e outras similares) em 2009 ou 2010.

Projeto 4 - Programa de Bolsa de Treinamento Técnico para Estudantes de Graduação e Apoio a Grupos de Pesquisa:  Ao Apoiar a divulgação por Web site das atividades científicas da USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa tem como objetivo promover a divulgação dos projetos em andamento na Universidade disseminando o conhecimento científico produzido nas Unidades, Institutos Especializados, Museus, Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs), Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

PROCONTES - Programa de Concessão de Pessoal Técnico de Nível Superior: O Programa de Concessão de Pessoal Técnico de Nível Superior tem por objetivo conceder pessoal técnico de nível superior a pesquisadores de excelência, com grande demanda, atendendo grande número de pesquisadores, para o desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados por agências oficiais.

Programa de Pré-Iniciação Científica (Pré-IC): O Programa de Pré-Iniciação Científica da USP é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa – USP que visa apoiar projetos de pesquisa nas áreas exatas, biológicas e humanas, que possibilitem despertar e incentivar o interesse de alunos na rede pública de ensino mediante o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica, oferecendo assim, oportunidades de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante.

Agências de Fomento:

FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: As modalidades de auxílio oferecidas pela FAPESP a pesquisadores doutores são: Auxílio a Pesquisa; Reparo de Equipamentos; Auxílio Pesquisador Visitante; Organização de Reunião Científica; Participação em Reunião Científica no Brasil ou no Exterior e Auxílio a Publicação. (mais informações)

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior: As atividades da CAPES podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas, tais como: (i), avaliação da pós-graduação stricto sensu; (ii), acesso e divulgação da produção científica; (iii), investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior; e (iv), promoção da cooperação científica internacional. (mais informações)

CNPq - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico: Esta agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo. (mais informações)

FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos: A FINEP é uma empresa pública vinculada ao MCT cuja missão é promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa e outras instituições públicas ou privadas, mobilizando recursos financeiros e integrando instrumentos para o desenvolvimento econômico e social do País. (mais informações)