O Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biciências da USP foi contemplado pela FAPESP, através do Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU), com o financiamento de um Equipamento de Microtomografia Computadorizada in vivo Skyscan 1176 de alta resolução.

Título do Projeto: “Infra-estrutura para análises de metabolismo, biologia molecular e celular em projetos de genômica funcional e comparativa.”

Processo 2009/54203-4, dentro do Programa de Equipamentos Multiusuários da FAPESP.

O Microtomógrafo é Supervisionado por docentes do IB e operado e por um Técnico de Laboratório treinado. Está instalado em uma sala independente, com um computador independente para análises, ligados em no-break e geradores, com ar condicionado. Está localizado 2˚ andar do Ed. André Dreyfus no Depto de Genética e Biologia Evolutiva  do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Técnico responsável permanente: Simone Gomes Ferreira,  (Contrapartida Institucional do IB).

Docentes responsáveis:

Profa. Dra.  Maria Rita Passos

Atribuições do equipamento

O Microtomógrafo de raios-X SkyScan 1176 (http://www.skyscan.be/products/1176.htm) é um sistema de microtomografia computadorizada de alta resolução e é utilizado para diversos materiais como biomateriais, algas calcarias, fósseis, répteis, anfíbios, aves pequenas, dentes, pequenos ossos ex vivo e in vivo e animais de pequeno porte (ratos e camundongos) com monitoração fisiológica integrada. A resolução pode ser observada em três diferentes tamanhos: 9, 18 ou 35µm. A voltagem se aplica entre 20 e 90 Kv.

Informamos que foi atendido o disposto da Posição Regulatória 3.01/001 (critérios de exclusão, Isenção, e Dispensa de Requisitos de Proteção Radiológica) da Norma CNEN-NN-3.01 “Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica, e o deferimento da Isenção de Proteção Radiológica conforme ofício 7111/2013 – CGMI/CNEN.

Agendamento

Dado o caráter Multiusuário do Programa, o Microtomógrafo do Departamento de Genética do IB, está à disposição dos usuários do IB  e  da USP, assim como proveniente de outras Universidades e Instituições.

Os serviços deverão ser realizados mediante a cobrança de taxas que foram estabelecidas, com o intuito de garantir seu funcionamento e manutenção.

Público externo ao IB (Comunidade USP): R$ 150/hora

Público externo a USP: R$ 300/hora

Os interessados deverão agendar o uso do equipamento diretamente com o Técnico responsável pelo email:

Tel: 3091-0957/9910

O Departamento de Zoologia do IB deve consultar o agendamento com o Técnico Phillip Lenktaitis que possui treinamento para operar o equipamento:

Regras de uso:

Horário de funcionamento: segunda-feira à sexta-feira.

Para desmarcar um agendamento, é necessário comunicar por email o técnico responsável com no mínimo 15 dias de antecedência. Em caso de não desmarcar o agendamento previamente , haverá pena de não poder agendar o uso do equipamento por um período de 2 meses.

Trazer um HD externo de no mínimo 1TB e transferir para eles os arquivos gerados apos o escaneamento. Os arquivos não ficarão gravados  no computador físico da sala.

NÃO É DE RESPONSABILIDADE DO TÉCNICO O SEU MATERIAL DE ESTUDO. Informe-se se terá que utilizar algum material além do que esta sendo estudado, como parafilm, formol, álcool. Traga tudo o que lhe for necessário!

A AQUISIÇÃO de imagem é feita pelo TÉCNICO. Análise de RESULTADOS e uso de softwares de mineração de dados são de responsabilidade DO USUÁRIO.  Você pode baixar no site da Skyscan ou utilizar programas de análise de sua preferência.

Em caso de uso de animais vivos, é de responsabilidade do usuário o transporte do animal até a sala de microtomografia, bem como os procedimentos para anestesia do animal. Há uma bancada na sala que pode ser usada para esses procedimentos e o animal deve ser entregue para a técnica já anestesiado.