Pesquisa Notícias

Aos alunos de graduação do IB,

A Comissão de Pesquisa tem o prazer de convidá-los para participar da I Semana da Iniciação Científica do IB, que vai consistir de dois momentos:

Dia 23, 12 horas no AG da Botânica - Palestra da CPesq sobre a visão e objetivos da Iniciação Científica no Instituto.

Dias 23, 24 e 25 - Open Labs - Cerca de 40 laboratórios do Instituto abrirão suas portas em horários determinados para as visitas de alunos interessados.  Verifique na tabela acima qual o seu interesse e visite os laboratórios nos horários indicados.

Download do arquivo da apresentação aqui.

Palestrante: Isaque Medeiros Siqueira - Analista Ambiental, Coordenador do Núcleo de Fiscalização do Patrimônio Genético e Conhecimento Tradicional Associado da Coordenação Geral de Fiscalização do Ibama.

Dr. Emilio Bruna, editor chefe da Biotropica, estudou a publicação dos melhores jornais da área de Ecologia e descreve o perfil das autorias e as mudanças de produtividade que ocorreram em 18 países da America Latina nas últimas décadas.

Nessa palestra ele descreve também a estrutura de rede de co-autorias e como a colaboração internacional influenciou a qualidade das revistas onde os artigos foram publicados e quanto eles foram citados.

Publicação científica e rede de interações de autoria na América Latina

Dr. Emilio Bruna

University of Florida

2 de junho de 2014 – 11h

Auditório 2 do Centro Didático

Construindo uma core facility no Brasil: a história do CEFAP-USP

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Menck - Professor Titular - Depto. de Microbiologia - ICB/USP - Presidente do Comitê Gestor do CEFAP/USP

Core facilities são instalações de espaços e equipamentos de uso compartilhado. Ao contrário dos laboratórios contendo seus próprios equipamentos, a ideia dos core facilities é dispor de equipamentos e espaços a serviço da pesquisa e do progresso científico. O CEFAP-USP, localizado no prédio ICB IV, foi criado para suprir necessidades de diversos institutos da universidade, dispondo de estrutura para espectrometria de massa, microscopia confocal, citometria de fluxo e pesquisa por imagens, dentre outras metodologias. O CEFAP também conta com uma equipe especializada no gerenciamento dos equipamentos e espaços.

Data: 12 de maio
Horário: 12h