Sala de criogenia

Finalidade:

Manter a longo prazo amostras e coleções que não estão em uso corrente, mas que formam um acervo biológico de interesse para o pesquisador/IBUSP.

Técnicas responsáveis:

Silvia R. Blanco (Departamento de Botânica, sala 153, R 7724):Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Silvia Souza da Costa (Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, sala 346, R. 7541 e 7591): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Infraestrutura:

Três ultra-freezers da marca Sanyo -80oC (2 freezers com capacidade de 728 litros e 1 freezer com capacidade de 333 litros), todos possuem sistema de alarme com “backup” automático de CO2. O “backup” só é ativado quando o freezer, chegar à temperatura de -60°C (falta de energia e ou problemas com o compressor). O “backup” é mantido por baterias internas do tipo “no-break”. A sala possui 2 aparelhos de ar condicionado.

Horário de funcionamento e acesso à sala:

2ª a 6ª das 9:00 às 16:00.

O acesso à sala deverá ser agendado com antecedência de 12h com uma das técnicas responsáveis, que acompanharão o depósito ou retirada de material.

Amostras:

Poderão ser armazenadas amostras de DNA, tecidos e linhagens bacterianas desde que devidamente acondicionadas e identificadas conforme formulário abaixo. Amostras contendo OGMs deverão ser da classe I. A quantidade de amostras que poderá ser estocada vai depender do espaço disponível. O depositante das amostras é responsável por providenciar caixas e estantes apropriadas para os ultrafreezers da Sanyo.

Na entrada da amostra o formulário disponibilizado deve ser preenchido e assinado, e na retirada das amostras o mesmo formulário deverá ser assinado pelo professor responsável.