A Comissão de Pesquisa

O Instituto de Biociências (IB) tem longa tradição na pesquisa científica voltada para o estudo dos seres vivos, investigando sua estrutura, reprodução, evolução, organização e inter-relação com o seu ambiente. Estas investigações são feitas em um espaço com excelente infra-estrutura para o desenvolvimento de pesquisas. Os cinco departamentos do IB (Botânica, Ecologia, Fisiologia, Zoologia, Genética e Biologia Evolutiva) possuem um moderno parque de equipamentos que permitem o desenvolvimento de linhas de pesquisa inovadoras e apoiadas por diferentes agências de fomento nacionais e internacionais.

A pesquisa aqui desenvolvida pelos docentes tem caráter multidisciplinar e interdisciplinar, interligando as diferentes abordagens no estudo dos seres vivos. Além dos diferentes projetos individuais coordenados pelos docentes, o IB também tem participado de projetos integrados de grande impacto, como os de seqüenciamento dos genomas da Xyllela, Xanthomonas e da Cana de Açúcar, BIOTA, CEPID e Mudanças Climáticas da FAPESP, e o PROTAX do MCT/CNPq/CAPES. Mais recentemente, pesquisadores do IB ajudaram a criar o programa BIOEN da FAPESP, um dos maiores programas de bioenergia do mundo.

Além disso, o IB detém a coordenação de dois dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, o do Bioetanol e o das Células Tronco e também um CEPID, o Centro de Estudos do Genoma Humano. Desta forma, os focos principais de pesquisa do IB se relacionam com importantes temas atuais da biologia relacionados à biodiversidade, mudanças climáticas e bioenergia. A pesquisa no IB é feita não apenas junto aos programas de pós-graduação, mas também investe na iniciação científica e no pós-doutoramento.

Objetivos:

  • Discutir e planejar a política de pesquisa científica do IB;
  • Estimular as interações entre seus pesquisadores, promovendo debates e discussões sobre pesquisas da atualidade;
  • Estimular a cooperação com outros pesquisadores, no Brasil e no exterior;
  • Facilitar os processos de obtenção de verba para realização da pesquisa;
  • Gerenciar as atribuições de bolsas e auxílios, em particular as bolsas de iniciação científica e de pós-doutorado, e os auxílios oferecidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP;
  • Planejar e organizar o uso de verba de pesquisa recebida pelo Instituto de Biociências, provenientes de diversas agências de fomento IB.

 

Para conhecer os membros da comissão clique aqui