Sistemática e Biogeografia

 


Jos Rubens PiraniProf. Dr José Rubens Pirani
Professor Titular do IB-USP, desenvolve pesquisa em duas linhas: 1. Sistemática e evolução de plantas da Ordem Sapindales, principalmente da família Rutaceae e Simaroubaceae; 2. Flora, fisionomia e biogeografia da vegetação montana brasileira, especialmente das serras da Cadeia do Espinhaço. 
Contato: +55 11 3091-7595
Email: pirani@usp.br
Currículo Lattes

 


Lucia Garcez LohmannProf. Dra Lúcia Garcez Lohmann
Diversificação e biogeografia de Plantas Neotropicais
Eu e meus alunos buscamos entender os padrões de diversificação e biogeografia de plantas neotropicais. Nós adotamos uma abordagem integrativa que combina estudos de taxonomia clássica com dados filogenéticos, de biologia molecular, ecologia, biologia evolutiva e conservação. A maior parte da nossa pesquisa foca na família Bignoniaceae, um componente chave das florestas Tropicais. 
Contato: +55 11 3091-8069
Email: llohmann@usp.br
CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798650U8

 

 


Paulo Takeo SanoProf. Dr Paulo Takeo Sano
Diversidade e Conservação da Flora Neotropical: Monocotiledôneas – Eriocaulaceae
O principais interesses de pesquisa de Paulo Sano são a Sistemática Vegetal, com foco em Conservação da Biodiversidade, e Educação Ambiental, com uma abordagem etnobotânica. Sua pesquisa em Sistemática é focada em Monocotiledôneas, particularmente diversidade e evolução. Desde 1999, tem se envolvido em projetos de conservação em áreas de altitude, uma vez que Eriocaulaceae, família na qual é especialista, ocorre principalmente nesse tipo de ambiente, os campos rupestres. Também desenvolve pesquisas com comunidades locais, voltada para a percepção ambiental dessa comunidades em relação às areas de altitude e sua diversidade, sempre em uma perspectiva de pesquisa colaborativa, envolvendo o diálogo entre conhecimento local e científico. 
Contato: +55 11 3091-8070
Email: ptsano@usp.br
CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723528U1

 


Renato de Mello SilvaProf. Dr Renato de Mello-Silva
Minha pesquisa concentra-se na área de Sistemática Vegetal, principalmente em filogenia e taxonomia de Velloziaceae e Annonaceae. O grupo também faz estudos florísticos em diversos biomas brasileiros.
Contato: +55 11 3091-7596
Email: mellosil@usp.br
CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780864E8