Biologia do Desenvolvimento Vegetal

 


Gilberto Barbante KerbauyProf. Dr Gilberto B. Kerbauy
Professor Titular, desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal, tendo como foco principal a ação hormonal endógena e a transdução de sinais hormonais-ambientais relacionados aos processos de competência, indução, divisão e diferenciação de células meristemáticas/ células-tronco caulinares e radiculares, utilizando para tanto plantas-modelo de orquídeas.
Contato +55 11 3091-7548
Email: gbtkerba@ib.usp.br
Currículo Lattes

 


HeleniceProf. Dra Helenice Mercier
Meu grupo estuda o desenvolvimento vegetal, atuando em pesquisas sobre fitormônios, nutrição nitrogenada, sinalização por ROS e NO e metabolismo fotossintético CAM. Efeitos da seca e da nutrição por uréia no transporte de água e uréia por meio de aquaporinas também são investigados. O grupo usa bromélias como modelo de estudo.
Contato: +55 11 3091-8066
Email: hmercier@usp.br
Currículo Lattes

 

 


Luciano FreschiProf. Dr Luciano Freschi
Mecanismos de sinalização das plantas em resposta ao ambiente
O grupo utiliza abordagens fisiológicas, bioquímicas e de biologia molecular para caracterizar as complexas cascatas de sinalização responsáveis por coordenar o desenvolvimento e metabolismo vegetal durante alterações nas condições ambientais. Eventos de sinalização desencadeados por mudanças nas condições luminosas, hídricas e de disponibilidade de nutrientes são investigados e manipulados a fim propiciar estratégias biotecnológicas para a obtenção de plantas mais resistentes a estresses ambientais ou com incrementos na qualidade nutricional.
Contato: +55 11 3091-8068
Email: freschi@usp.br
Currículo Lattes