Biologia de Algas

 


Estela Maria PlastinoProf. Dra Estela Maria Plastino
Diversidade intraespecífica em algas: abordagens fisiológicas e genéticas
Nós temos usado técnicas de cultivo, fisiologia e genética para conhecer a diversidade intraespecífica de macroalgas marinhas. O cultivo em laboratório tem sido empregado como ferramenta para a seleção de linhagens, em estudos de herança de cor e em testes de estresses promovidos por fatores abióticos nas algas. Avaliações fisiológicas têm possibilitado a caracterização de linhagens e espécies, bem como o reconhecimento de ecótipos. A genética de populações é a abordagem mais recente do grupo e visa conhecer a estruturação genética de espécies de ampla distribuição geográfica. 
Contato: +55 11 3091-7544
Email: emplasti@usp.br
Currículo Lattes
Lab Website: http://www.ib.usp.br/lam/ingindex.html

 


Fanly Fungy Chow HoProf. Dra Fanly Fungyi Chow Ho
Fisiologia integrativa de algas marinhas e aplicações
Minha área de pesquisa está relacionada com aspectos multidisciplinares de ficologia aplicada, focada em fisiologia integrativa com abordagens de biodiversidade funcional e química de algas marinhas. Os estudos abordam respostas fisiológicas a condições ambientais abióticas (ex. nutrientes, luz, radiação UV, temperatura, poluição por metais) e às mudanças climáticas globais (ex. aquecimento global, radiação UV, pH), incluindo crescimento, desempenho fotossintetizante, atividade enzimática, metabólitos secundários, estresse oxidativo e processos regulatórios quanto como expressão diferencial de metabólitos, transcritos e proteínas. O conhecimento sobre a biodiversidade funcional e química supõe a contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos fisiológicos e do potencial de prospecção de algas marinhas como fontes de produtos naturais.
Contato: +55 11 3091-8068
Email: fchow@ib.usp.br
Currículo Lattes
Lab Website: http://www.ib.usp.br/lam/ingindex.html

 


Flavio Augusto de Souza BerchezProf. Dr Flávio A.S. Berchez
O Projeto Escossistemas Costeiros estuda a estrutura de comunidades bentônicas da América do Sul e como elas snao afetadas leas mundanças climáticas globais. Ademais, o projeto desenvolve, aplica e avalia modelos transdisciplinares de educação direcionados a escolas de ensino primário e secundário, relacionados ao ensino em ambientes naturais. 
Contato: +55 11 3091-7540
Email: fberchez@ib.usp.br
Currículo Lattes
Lab Website: http://www.ib.usp.br/ecosteiros2

 


Mariana Cabral de OliveiraProf. Dra Mariana Cabral de Oliveira
Origem, evolução e diversidade das algas.
Nosso grupo tem focado principalmente na história evolutiva dos diferentes grupos de algas (com ênfase em Rhodophyta), suas inter-relações, fisiologia e a origem e distribuição da diversidade biológica. Para isso combinamos análises taxonômicas, filogenia molecular e genômica.
Contato: +55 11 3091-7630
Email: mdolive@usp.br
Currículo Lattes
Lab Website: http://www.ib.usp.br/lam/ingindex.html

 


Valria CassanoProf. Dra Valeria Cassano
A pesquisa de interesse é focada no conhecimento da diversidade de macroalgas marinhas e suas relações filogenéticas. Os estudos abordam tanto a taxonomia tradicional quanto a molecular, incluindo o uso da técnica de DNA Barcoding.
Contato: +55 11 3091-7544
Email: vcassano@usp.br
Currículo Lattes
Lab Website: http://www.ib.usp.br/lam/ingindex.html