Circulos do tempo

circulos FMTCirculos do tempo

Talvez você não saiba, mas as árvores podem nos dizer muito mais sobre o passado, o presente e o futuro do que pensamos. O professor Gregório Ceccantini, do Departamento de Botânica do IB/USP, estuda como as árvores e os anéis de seu tronco podem nos contar sobre as condições ambientais vividas no passado, e usá-las para nos preparar para o futuro.

"Esse projeto é uma tentativa de usar árvores tropicais de diversas espécies para resgatar informações de mudanças ambientais ao longo dos últimos séculos. (...) Não só mudanças climáticas, mas mudanças na dinâmica das florestas, das espécies, vários aspectos relacionados à atmosfera, às condições da chuva, à proveniência da chuva", explica Ceccantini. Ele compara árvores vivas e mortas do interior de São Paulo, da Amazônia e oeste do país.

No vídeo da reportagem o professor mostra como a coleta é feita e como eles analisam os dados dos anéis para estimar estas informações. Ele também explica a utilidade destes dados para uma melhor compreensão do lugar em que vivemos e das suas diversas dinâmicas ambientais - refletidas nos troncos das árvores.

Confira matéria completa na Revista Pesquisa FAPESP.