Evolução da Amazônia

evolucaoamazonica14A Evolução da Amazônia em uma Perspectiva Integrada

O projeto da professora Lúcia G. Lohmann, do Instituto de Biociências da USP, foi divulgado ontem (17/03) no Biota Highlights, a página de notícias sobre o Programa Biota, da Fapesp.
“Por que a Amazônia se tornou o que é hoje? O que ocorreu ao longo de sua história geológica e biológica que possibilitou encontrarmos em um só bioma a enorme riqueza biótica que presenciamos hoje? Como diferentes processos biológicos e geológicos participaram deste roteiro?
Essas são algumas das questões que o projeto “Estruturação e evolução da biota amazônica e seu ambiente: uma abordagem integrativa”, liderado pelos Profs. Lúcia Lohmann (USP) e Joel Cracraft (American Museum of Natural History), pretende responder.”
O projeto da professora tem duração até agosto de 2017 e irá investigar o que ocorreu nos últimos 20 milhões de anos na Amazônia através do estudo de quatro organismos como base (borboletas, plantas, aves, e primatas) além do estudo da história geológica e climatológica da região.
Para a realização deste estudo foram mobilizados quase 40 pesquisadores de 5 países, 19 instituições e foi dividido em sete equipes centrais: plantas, primatas, aves, borboletas, ciclos biogeoquímicos, geologia e análises espaciais.
“São poucas as chamadas que permitem propostas de projetos tão ousados, abrangendo tantas abordagens disciplinares. A combinação de pesquisadores com formação tão diversa enriquece demais o trabalho pois adiciona peças chave ao quebra-cabeça e nos permite pensar de uma maneira diferente da usual. Acho que este é o melhor caminho para a inovação” – Comentou Lúcia.
Parabéns à professora!
Veja a reportagem completa no link http://www.biota.org.br/?p=4692