Gibi fala de aquecimento global

heroisGibi fala de aquecimento global

Marte, 2072. Os seres humanos agora usam vestimentas especiais para suportar a superfície e atmosfera marcianas. O planeta Terra está quase que inabitável e as gerações mais jovens agora só ouvem falar dela. Um avô conta para o neto sobre as mudanças que a Terra sofreu ao longo de sua história, como o aquecimento global surgiu e, por conta dele, eles foram parar no planeta vermelho. Os cartunistas Cacos Galhardo, juntamente com Alexandre Meiguins, assinam o gibi intitulado “Heróis do Clima”, que conta a história do aquecimento global na Terra, e conta também como a displicência do homem levou o planeta às condições extremas que o gibi mostra, mas que já podem ser sentidas na vida real.
Mesmo com linguagem e traços bem-humorados, o gibi é veemente em afirmar que, mesmo com anos de pesquisa, muitos céticos não acreditaram na intensidade dos efeitos do aquecimento global, o que teria sido determinante para a irreversibilidade desses efeitos. O tom informal da história, por se tratar de avô e neto, dá objetividade e facilita o entendimento do público leigo. Apesar do formato descontraído, aborda um dos temas mais relevantes para o mundo atualmente, e é enfático ao afirmar que os cientistas já vêm avisando sobre potenciais efeitos da emissão de gases estufa e extração desenfreada de recursos naturais. Mais que isso, são citadas pesquisas realizadas por pesquisadores brasileiros que integraram o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Dentre os cientistas citados, destaca-se o profº Dr. Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências e membro do IPCC, cujas pesquisas apontaram que a mandioca cresce atrofiada quando exposta a altos teores de gás carbônico, característicos do efeito estufa.


O gibi está disponível no site Planeta Sustentável, e está disponível em Português, Inglês e Espanhol. Leia, informe-se e compartilhe!