Relatório do IPCC - Coletiva de imprensa

ipccReveja: Coletiva de imprensa sobre Relatório do IPCC

Em coletiva de imprensa, realizada em 1 de abril de 2014, cientistas responsáveis pela versão brasileira do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) falaram sobre Aquecimento Global.

O principal foco dos depoimentos foi a apresentação de soluções que envolvem investimentos, oferta de recursos naturais e a participação da população e da mídia.

Entre os participantes estava o professor Marcos Buckeridge do departamento de Botânica do IB/USP, responsável por um capítulo do relatório. Confira a seguir o depoimento do professor à imprensa:

“O mais importante é a comunicação entre o governo e a população, e tem acho que um ponto que é o mais importante, na minha opinião, que são vocês. É a mídia. Porque nós precisamos que as pessoas se acostumem, que as pessoas compreendam melhor o quê que é a mudança climática e como cada pessoa pode agir, não só agir pessoalmente, mas como cada pessoa vai demandar do próprio governo as adaptações que têm que ser feitas, ou vai reclamar ‘preciso de uma adaptação aqui, preciso de uma adaptação acolá’. [...] O relatório é justamente para isso, para mostrar o que a ciência diz que pode acontecer e tentar cristalizar essa comunicação”.

Confira o vídeo da coletiva de imprensa dos cientistas do IPCC.