HISTÓRICO

O projeto do Laboratório de Licenciatura foi estabelecido pela Comissão Coordenadora de Curso de Licenciatura do Instituto de Biociências (CoC-Lic/IB), buscando implementar diretrizes estabelecidas pela Comissão Interunidades de Licenciatura (CIL), em conformidade ao Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo (PFPUSP, 2004). Esse programa propôs que cada Unidade possuísse um Laboratório especificamente voltado aos alunos de Licenciatura, que fosse um espaço de trabalho e discussão no qual as questões envolvendo a formação de professores fossem prioritárias e centrais.

Paralelamente, houve esforços do então representante da CoC-Lic/IB, Prof. Dr. Paulo Takeo Sano, no sentido de divulgar, dentro da Unidade, as orientações do PFPUSP, o que incluía a contratação de novos docentes da área de pesquisa em ensino de Biologia para os respectivos departamentos. Assim, houve manifestação de interesse de cada Departamento, acompanhada de um documento de compromisso, no qual todos os departamentos responsabilizaram-se pelo provimento de espaço físico e acadêmico aos futuros docentes.

Tanto as ações de conquista de vagas para docentes da área específica, como a de espaço físico e equipamentos, ocorreram durante as gestões dos diretores Prof. Dr. João João Stenghel Morgante (2004-2007) e do Prof. Dr. Welington Braz Carvalho Delitti (2008-2011). Após a  liberação das contratações de docentes e de verbas para os recursos físicos, a administração do IB destinou, à CoC-Lic/IB, dois módulos do Edifício Félix Kurt Rawitscher para que constituíssem o Laboratório de Licenciatura do IB (LabLic). A inauguração do LabLic ocorreu em 11 de março de 2009, em ato cerimonial presidido pela direção do instituto, Prof. Dr. Welington Braz Carvalho Delitti.

O presidente da Coc é responsável pela coordenação do LabLic.  

 

INFRAESTRUTURA

O LabLic é composto por três salas. A sala 1 possui uma mesa de reunião para aproximadamente 10 pessoas, um computador, um projeto e uma impressora. Nela acontecem reuniões de grupos de pesquisa e trabalhos.

A sala 2 é a sala de trabalho do técnico e monitores responsáveis pelo LabLic. Há dois computadores, 4 laptops, uma impressora.

A sala 3 foi projetada para a realização de aulas e grupos de trabalho para 30 a 40 pessoas. Suas mesas e carteiras são móveis, possibilitando o trabalho em grupo. Há um laptop e projetor.

Além da estrutura física, o LabLic possui um acervo de livros didáticos e de livros de pesquisa em ensino de ciências para empréstimo e consulta. Possui ainda um gravador de voz, seis gravadores de áudio e vídeo ZOOM, quatro IPads  e microscópios didáticos para uso em aulas e projetos de pesquisa, ensino e extensão. Os empréstimos poderão ser realizados pelo docente responsável.

 

lablic