O LabLic apoia as atividades de Pesquisa em Ensino de Ciências desenvolvidas pelos Professores Filiados e seus colaboradores.

 

Os professores são credenciados nos seguintes programas de Pós-Graduação da USP:

 

Os grupos de pesquisa dos professores são os seguintes: 

 

CHOICES - Culture and Historicity in Out-of-School Innovations for Communication and Education in Science

Profa. Dra. Alessandra Fernandez Bizerra (docente do Departamento de Zoologia)

Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8575628784624400#identificacao

 

BioIn - Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia por Investigação

Profa. Dra. Daniela Scarpa (docente do Departamento de Ecologia)

O BioIn atua no estudo, na pesquisa, na produção e na avaliação de ações e materiais relacionados aos campos (1) do ensino de ciências por investigação (IBSE) e (2) da argumentação no ensino de ciências. Participam do grupo alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, pesquisadores e professores da Educação Básica. Com base nos pressupostos gerais da Alfabetização Científica e da Pesquisa Colaborativa, os objetivos do grupo são: produzir sequências didáticas de acordo com a perspectiva IBSE para os vários níveis de ensino e temas em biologia; investigar o processo de formação inicial e continuada de professores de ciências e biologia por meio da criação de espaços de pesquisa colaborativa; investigar a aplicação das sequências com relação ao desenvolvimento de habilidades argumentativas pelos estudantes oriundos de diferentes contextos e níveis de escolarização (da educação infantil à pós-graduação).

Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9083847675351817

Site do grupo: https://sites.google.com/site/bioinusp/home

 

Laboratory for Cognitive Neuroscience and Learning

Prof. Dr. Hamilton Haddad Jr. (docente do Departamento de Fisiologia)

Our main line of research has focused on the interaction between neuroscience and education. In an embodied cognition framework, we are searching for certain psychophysiological measures in the teaching-learning process, suchas eye movements, electrodermal responses, and gestures.

‪‪We are also investigating the process of conceptual change in Biology, with emphasis on the use of teleological explanations among students.

Others items of interest include time perception, visual attention, the history of physiology, and the philosophy of mind, mainly exploring the relations between embodied approaches to human cognition and situated learning theories.

Site do grupo: https://sites.google.com/site/hamiltonhaddad/

 

GPHBE – Grupo de Pesquisa em História da Biologia e Ensino

Profa. Dra. Maria Elice Brzezinski Prestes (docente do Departamento de Genética e Biologia Molecular)

O GPHBE promove os Seminários de História da Biologia e Ensino (SHBE), que  objetivam reunir estudantes de Graduação e de Pós-Graduação envolvidos em projetos de pesquisa na interface da História da Biologia com o Ensino de Biologia, da Educação Básica e Superior. Os Seminários desenvolvem-se em torno de três eixos principais: 1) Metodologia de pesquisa em História da Ciência; 2) A História da Biologia e suas implicações no ensino; 3) Estratégias de utilização da História da Biologia no ensino.

Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7826860526594594

Site do grupo: http://www.ib.usp.br/biologia/ghbe/

  

Grupo de pesquisa: Estudo Químico e Biológico de Espécies Vegetais

Prof. Dr. Paulo Takeo Sano (docente do Departamento de Botânica)

O professor atua na área de Ensino de Ciências, em particular, Botânica e Educação Ambiental. Também realiza pesquisas na área de sistemática de fanerógamas (diversidade e evolução de monocotiledôneas).

Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9595065211829846

 

Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Educadores

Profa. Dra. Rosana Louro Silva (docente do Departamento de Zoologia)

O grupo desenvolve pesquisas e intervenções em educação ambiental focando, particularmente, processos de formação de professores em perspectivas colaborativas . Suas abordagens de pesquisa investigam processos formativos em EA nos seguintes campos: articulações entre educação ambiental e biodiversidade; mídia e a questão ambiental; ambientalização curricular; formação inicial e continuada de professores; produção e avaliação de materiais didáticos e metodologias participativas, ensino de Zoologia em perspectiva ecológico-evolutiva. As principais perspectivas teóricas são a aprendizagem social, a educação ambiental crítica e a alfabetização científica. Suas linhas de pesquisa atuais credenciadas no CNPq são

1) Articulações entre educação ambiental, biodiversidade e ensino de Zoologia;

2) Formação de educadores em processos colaborativos;

3)Mídia e educação ambiental.

Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2635824351245453

 

BOTED – Botânica na Educação: Grupo de Pesquisa e Extensão

Profa. Dra. Suzana Ursi (docente do Departamento de Botânica)

O BOTED é um jovem grupo que teve início no final de 2008 e cuja Missão é “Desenvolver coletivamente e divulgar pesquisas de qualidade e ações sobre formação docente e estratégias didáticas para ensino-aprendizagem de biologia, enfatizando a integração do conhecimento botânico com as demais áreas e auxiliando na formação de recursos humanos qualificados”. Nossa Visão é “Ser referência em ações e pesquisas sobre ensino-aprendizagem de Biologia a fim de contribuir com a educação de cidadãos em diferentes níveis. Desta forma, pretendemos trazer à sociedade outro olhar sobre o conhecimento botânico, contribuindo para a conservação do meio ambiente”. Os valores do grupo são: Transparência, Respeito, Entusiasmo, Cooperação, Comprometimento e Organização. 

Grupo de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2908921158400085

Site do grupo: http://www.botanicaonline.com.br/site/14/pg18.asp