T

A      B      C      D      E      F      H      I      L      M      N      O      P      R      S      T      V

Tecido

conjunto de células de uma mesma estrutura e igual função.
(Koogan e Houaiss, 1995)

Teia alimentar

nos ecossistemas existem diversas cadeias alimentares. A reunião de todas elas constitui uma rede ou teia alimentar. Em uma teia, a posição de alguns consumidores pode variar de acordo com a cadeia da qual participam.

Tempo

medida de duração dos fenômenos.

(Koogan e Houaiss, 1997)

Tempo de degradação

tempo necessário para que quaisquer materiais cessem os mais prováveis danos ao meio. A relação entre os materiais e os seus respectivos tempos de degradação no meio ambiente nem sempre ocorre conforme os tempos informados nas tabelas. Isso ocorre por uma razão muito óbvia: a degradação dos materiais ocorre em função de uma combinação de fatores, tais como: temperatura, teor de umidade, pH do meio, luminosidade, pressão atmosférica, disponibilidade de oxigênio, dentre outros.
(http://www.ufv.br/Pcd/Reciclar/tempo_degrad.htm)

Tensão elétrica

diferença de potencial elétrico.
(Koogan e Houaiss, 1997)

Tensão superficial

fenômeno que ocorre nos líquidos cuja superfície causa uma força, uma tensão, sobre um objeto. Tensão superficial da água é, então, a força (tensão) que forma e limita a película da superfície da água.

Transformação química

(ou reação química) provoca o aparecimento (com o respectivo desaparecimento ou consumo) de uma ou mais novas substâncias. Isso é o contrário da transformação física, na qual pode ocorrer a mudança de aspecto de um material sem que se formem ou se percam materiais.

Translação

movimento dos planetas ao redor do Sol. Este movimento confere parte da variação de temperatura e luminosidade do planeta garantindo a formação de suas características.

Trópico de Capricórnio

trópico do Hemisfério Sul.
(Koogan e Houaiss, 1997)

pixelstats trackingpixel