S

A      B      C      D      E      F      H      I      L      M      N      O      P      R      S      T      V

Sais Minerais

elementos inorgânicos essenciais para a manutenção do funcionamento normal do corpo humano. Os minerais podem ser agrupados em duas classes: 1a - aqueles requeridos em quantidade ao redor de um grama por dia (p. exemplo: cálcio, fósforo e magnésio); 2- aqueles que são necessários apenas em quantidades da ordem de miligramas ou microgramas (p. exemplo: ferro, iodo e zinco).
(Lehninger, 1985)
(Franco, 1992)
(Katch e McArdle, 1993)

Sistema Nervoso Central

sistema composto pelo cérebro, medula espinhal e alguns nervos da visão. O cérebro é formado por neurônios e a medula é composta pelos prolongamentos destes neurônios, chamados de axônios, os quais formam a parte branca e, por neurônios, astrocitos, microglia e outros, compondo a parte cinza.
(http://www.lesaomedular.com.br/sistnervoso.htm).

Sistema Solar

sistema que tem como elemento principal uma estrela anã e amarela com cerca de cinco bilhões de anos de idade – o Sol – ao redor da qual são encontrados os planetas, satélites, meteoróides, asteróides e cometas distribuídos numa extensa região de quase vinte bilhões de quilômetros.
(http://educar.sc.usp.br/ciencias/)

Sístole

movimento de contração do coração e das artérias, responsável pelo impulso que faz o sangue circular.
(Koogan e Houaiss, 1995)

Solo

produto final do intemperismo das rochas, cujas condições físicas, químicas e biológicas permitam o desenvolvimento da vida vegetal junto a atividades de microrganismos em íntima associação com as vidas de vegetais mais desenvolvidos.
(Leinz e Amaral, 1980)

Solo arenoso

solo que contém maior quantidade de areia. É um solo permeável, que não acumula tanta água e por isso forma terrenos secos.
(http://educar.sc.usp.br/ciencias/)

Solo argiloso

solo que contém maior quantidade de argila. O solo argiloso forma terrenos úmidos porque retém muita água, é pouco permeável. Quando fica seco pode rachar e, quando chove muito, fica encharcado.
(http://educar.sc.usp.br/ciencias/)

Sons

vibrações periódicas transmitidas pelo movimento de um corpo qualquer a um conjunto de partículas. Essas ondas sonoras propagam-se em quaisquer meios e sua velocidade depende dos diversos tipos de materiais.

pixelstats trackingpixel