R

A      B      C      D      E      F      H      I      L      M      N      O      P      R      S      T      V

Raio de luz

linha orientada que representa, graficamente, a direção e o sentido da propagação da luz; trajetória retilínea da luz. Considerando a teoria corpuscular, um raio é simplesmente a trajetória retilínea que um corpúsculo de luz percorre. Considerando a teoria ondulatória, um raio é uma linha imaginária na direção de propagação da onda, ou seja, perpendicular à frente de onda.
(http://educar.sc.usp.br/otica/luz.htm#ondas)

Raio incidente

raio luminoso que chega ao espelho procedente da fonte luminosa.

Raio refletido

raio que sai do espelho uma vez produzida a reflexão.

Reciclagem

termo aplicado ao processamento de materiais em novos produtos que podem, ou não, assemelharem-se ao material original. A reciclagem não só reduz o lixo, como também economiza energia, água e matérias-primas, reduzindo tanto a poluição do ar como a da água.
(Corson, 1993)

Reflexão da luz

fenômeno que ocorre quando os raios que incidem sobre uma superfície voltam para o meio no qual ocorreu a incidência Reflexão regular: ocorre numa superfície lisa e polida (exemplo: espelho). Reflexão difusa: ocorre numa superfície irregular, sendo que os raios espalham-se desordenadamente em todas as direções.
(http://educar.sc.usp.br/otica/)

Refração da luz

mudança de direção que pode ocorrer quando a luz passa de um meio para outro. Quando isto acontece, diz-se que a luz refratou-se.
(http://educar.sc.usp.br/otica/)

Reprodução

capacidade dos seres vivos de produzir descendentes.

Resistência elétrica

quociente de uma diferença de potencial aplicada às extremidades de um condutor pela intensidade de corrente que ela produz quando o condutor não é dotado de força eletromotriz.
(Koogan e Houaiss, 1997)

Respiração branquial

processo de obtenção de oxigênio através das brânquias.

Respiração celular

processo no qual a energia de moléculas orgânicas é liberada dentro das células. A respiração celular ocorre em três estágios: 1o - oxidação de moléculas orgânicas (carboidratos, ácidos graxos ou aminoácidos) e liberação de moléculas de acetil (fragmentos com dois carbonos); 2o - estas moléculas de acetil entram no ciclo do ácido cítrico e são degradadas liberando CO2 e H ricos em energia; 3o - os átomos de hidrogênio são separados em prótons (H+) e elétrons. Estes elétrons são transferidos até o oxigênio molecular, o qual é reduzido para formar H2O. Durante o transporte dos elétrons ocorre a liberação de muita energia que é conservada na forma de ATP.
(Raven et al., 1997)
(Lehninger, 1985)

Respiração cutânea

processo de obtenção de oxigênio através da pele.

Respiração pulmonar

processo de obtenção de oxigênio através dos pulmões.

Ressonância

fenômeno que ocorre quando uma fonte sonora vibra com a freqüência natural de vibração de um objeto próximo, fazendo com que ele também entre em vibração.

Rotação

movimento do planeta ao redor de seu eixo imaginário. Alguns planetas giram em sentido horário enquanto outros giram em sentido anti-horário, mas nos dois casos, este movimento confere parte da variação de temperatura e luminosidade do planeta.

pixelstats trackingpixel