P

A      B      C      D      E      F      H      I      L      M      N      O      P      R      S      T      V

Parasita

organismo heterotrófico que se alimenta de substâncias orgânicas que derivam de um tecido vivo de outros organismos. Estas substâncias podem já estar presentes na forma aproveitável ou serem fabricadas após a ação de exoenzimas liberadas pelo parasita.
(ACIESP, 1997)

Perfil de solo

corte vertical do terreno desde a superfície até a rocha matriz que lhe deu origem, a fim de estudar suas diversas camadas.
(Koogan e Houaiss, 1997)

Período da onda

tempo necessário para que um ponto do meio de uma onda senoidal complete um ciclo (a onda harmônica simples pode ser descrita matematicamente pela função seno e, portanto, é mais comumente denominada onda senoidal).
(Okuno et al., 1982)

Periscópio

aparelho óptico formado de lentes e prismas de reflexão total, que permite ver por cima de um obstáculo.
(Koogan e Houaiss, 1997)

Planeta

astro sem luz própria que gira em torno do Sol.
(Koogan e Houaiss, 1997)

Pólo Celeste Sul (PCS)

projeção do pólo sul terrestre sobre a esfera celeste (esfera imaginária de raio arbitrário sobre a qual se considera que os corpos celestes estejam localizados). Conforme as circunstâncias requerem, a esfera celeste pode estar centrada em um observador, no centro da Terra ou em qualquer outro local. Apenas metade da esfera celeste é sempre visível para um observador porque a outra metade é escondida pela superfície da Terra. A esfera é dividida em áreas arbitrárias conhecidas como constelações.
(http://www.zoomdinosaurs.com/subjects/astronomy/glossary/indexc.shtml)
(http://www.herts.ac.uk/astro_ub/index.html)
(http://nedwww.ipac.caltech.edu/level5/Glossary/frames.html)

Poluente

que causa poluição.

Poluição

mudança ambiental não desejada na atmosfera, água ou solo que pode causar danos ao homem e outros organismos (Raven et al., 1997). Termo empregado para designar a deterioração das condições físicas, químicas e biológicas de um ecossistema, que afeta negativamente a vida humana e de espécies animais e vegetais. A poluição modifica o meio ambiente, ou seja, o sistema de relações no qual a existência de uma espécie depende do mecanismo de equilíbrio entre processos naturais destruidores e regeneradores.

Ponto de apoio

local onde a alavanca se apóia quando em uso. Conforme a posição do ponto de apoio em relação à força de ação (ou motriz ou potência) e à força de resistência, as alavancas classificam-se em: interfixa, inter-resistente e interpotente.
(http:/www.bibvirt.futuro.usp.br/index.html?principal.html&2)

Produtor

organismo que produz o seu próprio alimento através da fotossíntese, utilizando a energia luminosa. Representado pelas plantas, algas e cianobactérias (organismos autotróficos).

Propagação da luz

trajetória da luz ao passar de um ponto a outro.
(http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/infoenci/alunos/margareth/fermat/sld002.htm)

Proteína

substância que através de hidrólise fornece apenas aminoácidos; moléculas grandes e complexas compostas por repetidas subunidades denominadas aminoácidos.
(Koogan e Houaiss, 1995)

pixelstats trackingpixel