Alavancas

Autora:

Suzana Ursi

Contexto:

Esta aula destina-se ao 9º Ano do Ensino Fundamental. sendo realizada após ou junto com as aulas de cinemática, dinâmica, trabalho e potência.

Objetivos:

  • Identificar as alavancas que existem no nosso corpo;
  • Apresentar as forças envolvidas com o funcionamento das máquinas;
  • Compreender como a tecnologia auxilia o nosso dia-a-dia.

Material utilizado:

  • Lata de ervilha ou milho;
  • Colher;
  • Abridor de latas;
  • Abridor de garrafas;
  • Tesoura;
  • Pinça;
  • Pegador de macarrão;
  • Alicate;
  • Martelo;
  • Espremedor de batatas;
  • Grampeadores;
  • Imagens das alavancas apresentadas (Anexo 1).

Dinâmica:

Os alunos devem ser divididos em grupos de no máximo 4 alunos. Cada um dos grupos receberá um conjunto de alavancas e as imagens correspondentes, além de uma lata de ervilha ou milho. Cada grupo tentará forçar a lata ao máximo tentando abri-la sem nenhum instrumento. Depois, poderá forçá-la com uma colher e por último com um abridor.

O professor poderá mostrar diferentes tipos de alavancas como as alavancas interfixas (gangorra); as alavancas inter-resistentes (carrinho de mão) e as alavancas interpotentes (pinça). Para cada um dos exemplos, o professor poderá identificar o ponto de apoio (P), a força de ação (Fa) e a força de resistência (Fr) lightbulb.

Os alunos deverão, em seguida, identificar estas mesmas características nos desenhos que receberam no início da aula.

Em seguida, o professor poderá pedir exemplos das alavancas que os próprios alunos identificam no seu corpo. Assim,  poderá iniciar uma discussão sobre a importância das máquinas e da tecnologia no nosso dia-a-dia.

Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.

pixelstats trackingpixel