Saúde e Doenças

AS FORMAS DE CONTATO DO CORPO HUMANO COM OS AGENTES CAUSADORES DE DOENÇAS

Autores:

Raquel Junqueira Costa
Juliana Klinko
Virgínia de Souza Pereira

Contexto:

Esta aula será introdutória de temas relacionados à saúde humana e doenças durante o 8º Ano do Ensino Fundamental. Anteriormente, os alunos devem ter tido aulas sobre os aparelhos digestório e respiratório, coração e vasos sanguíneos, órgãos dos sentidos (maneiras de percepção do ambiente).

Objetivos:

  • Construir a idéia de “portas de entrada” no corpo humano para os agentes causadores de doenças;
  • Verificar as formas de invasão utilizadas por esses agentes.

Material utilizado:

  • Cinco estórias em quadrinhos da Turma da Mônica com cópias (Anexo 1).

Dinâmica:

O início da aula será uma introdução sobre o ambiente em que os alunos vivem e a existência de seres vivos nesse ambiente que podem lhes causar alguma doença.

Os alunos deverão ser divididos em grupos com no máximo três alunos cada um. O professor distribuirá uma história em quadrinhos para cada grupo. Obviamente, dependendo do número de alunos diferentes grupos de alunos receberão histórias iguais. Os alunos deverão ler estas histórias, observando em quais momentos os personagens estão sujeitos a contrair doenças, qual a forma de invasão do organismo (= agente) causador da doença e qual será a “porta de entrada” do corpo humano que possibilitará a entrada deste agente .

Voltando ao corpo humano pode se falar brevemente das formas de invasão (solo, ar, água, alimentos, roupas, entre outros) e das “portas de entrada” (aparelhos respiratório e digestório e a pele).

Após a leitura, os grupos com estórias iguais devem ser reunidos e os alunos contarão a estória que leram. O professor deverá questionar o grupo sobre as doenças que os personagens poderiam ter adquirido, quais as formas de invasão e “portas de entrada” identificadas. As respostas serão colocadas na lousa, agrupando-as de modo que as informações fiquem melhor organizadas e disponíveis para as aulas subseqüentes, nas quais estas doenças serão estudadas em detalhe.

Bibliografia:

LOPES, S.; MACHADO, A. 1996. A vida humana. São Paulo, Atual.

Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.

pixelstats trackingpixel