Coração e Vasos Sanguíneos

Autores:

Sérgio Hideo Arakaki
Almir Rogério Pepato
Ana Maria Pace
João Carlos Pinto Nazario de Oliveira Silva
Ricardo Eiji Noguti

Contexto:

Esta aula destina-se ao 8º Ano do Ensino Fundamental. Os alunos já devem ter estudado conceitos como célula (e suas organelas) e nutrição, e deverão ter acabado de estudar o aparelho digestório e o aparelho respiratório para que possam relacionar estes conteúdos com os que serão desenvolvidos nesta aula.

Objetivos:

  • Compreender o funcionamento do coração;
  • Ressaltar a importância dos vasos sangüíneos no transporte do sangue através de nosso corpo.

Material utilizado:

  • Retroprojetor;
  • Transparências;
  • Placas de isopor (ou cartolinas);
  • Papel sulfite;
  • Canudos de cores azul e vermelha;
  • Relógios (podem ser usados os dos alunos);
  • Pedaços de isopor;
  • Etiquetas adesivas.

Dinâmica:

A aula começará apresentando o coração e os principais vasos sangüíneos. Para isso serão utilizadas transparências com figuras do coração (destacando os átrios e os ventrículos) e também utilizando duas placas de isopor com desenhos feitos em papel sulfite representando o coração visto externa e internamente (Anexo 1).

O professor poderá usar o modelo feito em isopor e as imagens para ressaltar a presença das cavidades, as válvulas, os principais vasos e o funcionamento do batimento cardíaco iniciando a circulação.

Neste momento, o professor dividirá a classe em quatro grupos. Cada grupo receberá uma figura em isopor representando o coração (com suas metades direita e esquerda pintadas nas cores azuis e vermelhas, respectivamente), canudinhos plásticos vermelhos e azuis (três de cada cor), e etiquetas adesivas (Anexo 2).

Com o auxílio das imagens apresentadas pelo professor, os grupos deverão montar o modelo simulando as principais veias e artérias com os canudos, que serão encaixados no isopor. Cada parte do coração, incluindo as veias e artérias, deverá ser identificada pelo grupo com auxílio das etiquetas adesivas.

Quando os alunos já tiverem montado os modelos, o professor poderá relembrar os movimentos de sístole e diástole que produzem a circulação e representar o batimento cardíaco com as mãos.

Finalizando a aula, o professor poderá passar um exercício do tipo “Qual é a palavra?”. Neste exercício, os alunos devem ordenar as letras embaralhadas em uma palavra com sentido (Anexo 3).

Bibliografia:

GUYTON, A. C. 1992. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.
MARQUES, J.L.; PORTO, D.P. 1987. Ciências o corpo humano. 7a. ed. São Paulo, Scipione.
PAULINO, W. R. 1991. Biologia atual: seres Vivos – fisiologia, embriologia. São Paulo, Ática. 2o. vol.
SILVA, Jr., C.; SASSON, S. 1984. Biologia 2: seres vivos – estruturas e função. 4a. ed. São Paulo, Atual.
http://br.geocities.com/corpo_humano (2001)

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