Cadeia Alimentar II

Autores:

Débora Frigi Rodrigues
Ana Beatriz Vitiritti
Dimitson Ferreira Oliveira
Elisama Silva de Oliveira
Márcio Moreno
Priscila Mayumi Kashiwabara

Contexto:

O presente roteiro deverá ser aplicado no 7º Ano do Ensino Fundamental, logo após as aulas que apresentam e discutem os conceitos de ecologia, população, comunidade, ecossistema e biosfera. Esta aula pressupõe que os alunos já tenham conhecimento prévio do conceito de fotossíntese e a capacidade de compreensão e interpretação de textos. A presente aula contempla os temas relacionados a Ecologia ou Educação Ambiental.

Objetivos:

  • Construir o conceito de cadeia alimentar;
  • Realizar representações gráficas dos diferentes níveis tróficos na cadeia alimentar;
  • Fornecer exemplos de cadeias alimentares representativos de diferentes ecossistemas;
  • Discutir a fragilidade do equilíbrio ecológico.

Material utilizado:

  • Texto da aula (Anexo 1);
  • Figuras feitas com tecido em formato de seres vivos com um pedaço de velcro costurado na parte no verso das figuras (Anexo 2);
  • Fotos ou figuras de seres vivos retirados de livros, jornais e revistas, coladas em cartolina com um pedaço de velcro  no verso, para montagem de cadeias alimentares;
  • Setas recortadas em cartolina com velcro colado no verso;
  • Um feltro ou cobertor para que as figuras possam ser afixadas;
  • Texto para despertar a curiosidade dos alunos (Anexo 3);
  • Exercícios para casa (Anexo 4).

Dinâmica:

O professor começará a aula entregando um texto (Anexo 1) aos alunos, que conterá os conceitos relacionados à cadeia alimentar. Para que os alunos não se dispersem, o professor pedirá a alunos voluntários que leiam o texto em voz alta. Para que os alunos  compreendam melhor e visualizem os novos termos da cadeia alimentar, o professor poderá usar as figuras feitas em tecido (Anexo 2) conforme for sendo necessário, fixando-as em ordem linear no feltro. Ao longo da leitura do texto, o professor estabelecerá a relação entre os diferentes organismos para exemplificar uma cadeia alimentar.

Figuras em formato de flecha indicarão o fluxo de energia da cadeia alimentar. Esta cadeia montada pelo professor, junto à classe, será a “cadeia modelo” que permanecerá montada na sala durante toda a aula.

Após este exercício, os alunos deverão dividir-se em grupos. Cada grupo receberá figuras retiradas de diversas fontes  e montará uma cadeia alimentar de um ecossistema (por exemplo: campo, floresta, ambiente de água doce e salgada). Após a discussão, em grupo, da ordem dos níveis tróficos, um representante deverá expor a sua cadeia aos demais colegas da sala. Para tanto, deverá fixar as figuras no feltro explicando a razão de tal disposição, abrindo uma discussão com toda a classe.

Para ampliar a discussão, após esta dinâmica, o professor voltará à “cadeia modelo” e proporá aos alunos diferentes situações, como por exemplo: se houvesse uma extinção dos passarinhos que comem as lagartas, o que poderia acontecer com o resto da cadeia? Será que ocorreriam mudanças? Será que as atuais cadeias alimentares não sofrem alterações, seja por causas naturais ou por ação humana?

Em seguida, será proposto um texto (Anexo 3) para despertar a curiosidade dos alunos em relação à importância do equilíbrio de uma cadeia alimentar e o quê o desequilíbrio poderia causar.

Ao final, serão propostos exercícios para casa (Anexo 4) com questões envolvendo os conceitos aprendidos na aula, bem como fatos reais de desequilíbrio de cadeias alimentares, para que os alunos possam extrapolar os conceitos do modelo para situações reais.

Bibliografia:
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. 1990. Fundamentos da biologia moderna. 1a. ed. São Paulo, Moderna.
BARROS, C. 1997. Ciências: curso supletivo 1o. grau. 11a. ed. São Paulo, Ática. 1o. vol.
ENCYCLOPEDIA BRITÂNICA DO BRASIL PUBLICAÇÕES LTDA. 1983. Atlas Mirador Internacional. São Paulo, Melhoramentos.
LOPES, S.G.P.C. 1992. Bio 3: genética, evolução e ecologia. 8a. ed. São Paulo, Saraiva.
LOPES, S.G.P.C. 1994. Bio: volume único, completo e atualizado. São Paulo, Saraiva.
MARCONDES, A.J.; LAMMOGLIA, D.A. 1994. Biologia: ciências da vida. Genética, evolução e ecologia. São Paulo, Atual.
MARCONDES, A.C.; SARIEGO, J.C. 1996. Ciências: seres vivos. 3a. ed. São Paulo, Scipione.
MOISÉS, H.; SANTOS, T. Novo manual Nova Cultural: biologia. São Paulo , Nova Cultural.
PAULINO, W.R. 1997. Biologia atual. 11a. ed. São Paulo, Ática. 3o. vol.

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