Hereditariedade II

Autores:

Maria Julia Estefânia Chelini
Carla Newton Scrivano
João Paulo Vezzani Atui
Paulo Guilherme Rigonatti
Renata Moretti

Contexto:

Esta é a primeira aula referente à hereditariedade, posterior ao estudo da reprodução nos seres humanos durante o 8º Ano do Ensino Fundamental. Após esta aula, os alunos estudarão conceitos básicos de genética, como o que são genes, determinação do sexo e padrões de hereditariedade.

Objetivo:

  • Introduzir o conceito de hereditariedade como a transmissão de características dos pais aos filhos.

Material utilizado:

  • 4 desenhos grandes, feitos em cartolina, representando dois casais de pais “monstros” (Anexo 1);
  • 6 desenhos pequenos (por grupo), feitos em pedaços de cartolina, representando possíveis filhos destes casais (Anexo 2).
  • Papel sulfite;
  • Giz de cera;
  • Dados;
  • Fita crepe, fita adesiva ou dupla face.

Dinâmica:

Primeiramente o professor deverá criar uma história que explique de onde vieram os “monstros” e por que temos que relacionar os filhos monstros com seus respectivos pais. Em seguida, o professor comenta que será realizada uma investigação sobre as características de cada monstro.

Os alunos serão divididos em grupos com 3 ou 4 participantes, enquanto os desenhos dos “monstros” pais são afixados na lousa (Anexo 1), e receberão 6 desenhos com os possíveis “monstros filhos” (Anexo 2). Os alunos deverão identificar as principais características dos filhos e tentar descobrir quais são os filhos dos dois casais apresentados e quais não são.

O resultado da atividade dos grupos deverá ser colocado na lousa. Um integrante de cada grupo deverá explicar para a classe quais os critérios adotados para considerar um monstro como possível filho ou não. Esta discussão será supervisionada pelo professor, que irá anotando na lousa os conceitos relevantes apontados pelos alunos , para serem posteriormente retomados.

No final o professor retoma os conceitos anotados na lousa, para ressaltar os objetivos da aula.

Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.

pixelstats trackingpixel