Estações do Ano II

Autores:

Stella Schulz Macedo
Andrea Cardoso Terenna
Rafael Eichemberger Ummus

Contexto:

Esta aula será ministrada no 6º Ano do Ensino Fundamental e pressupõe que os alunos já tiveram aulas sobre os corpos celestes (planetas e satélites) componentes do Sistema Solar e movimentos de rotação e translação da Terra. A presente aula caracterizará cada estação do ano e explicará a causa da existência das diferentes estações.

Objetivos:

  • Fazer com que o aluno entenda como a inclinação do eixo da Terra e os movimentos de rotação e translação influenciam na determinação das diferentes estações do ano.

Material utilizado:

  • Bolas de isopor representando o Sol (maior) e a Terra (menor);
  • Palitos de churrasco para serem espetados no Sol (representado os seus raios);
  • Folhas de exercício contendo o esquema de mudanças de estações;
  • 4 Folhas de cartolina;
  • Revistas com figuras para serem recortadas;
  • Canetas hidrográficas, tesouras e cola.

Dinâmica:

Os alunos serão divididos em quatro grupos, cada grupo receberá uma folha de cartolina e será responsável por caracterizar uma estação do ano utilizando palavras, figuras de revistas e desenhos. Os cartazes dos 4 grupos serão apresentados e discutidos com toda a classe.

Antes da explicação, o professor deve entregar para cada aluno uma folha de exercício (Anexo 1) que eles deverão completar durante a aula com o nome das estações do ano.

Com o uso das bolas de isopor será feita a explicação dos movimentos de rotação e translação da Terra. A bola de isopor que representará o Sol poderá ser pendurada no teto (para deixar o professor com as mãos livres). Um palito de churrasco deverá ser espetado nela para representar os raios de Sol chegando na Terra na posição perpendicular. Na lousa será feito um desenho mostrando o tamanho do Sol em relação à Terra, já que as bolas de isopor não representarão a proporção certa entre os dois astros.

Com a bola menor (Terra) o professor deverá simular os movimentos de rotação e translação. À medida que o professor realiza esta simulação, deverá evidenciar as mudanças responsáveis pela variação das estações do ano. As informações dadas pelos alunos nos cartazes devem ser resgatadas durante a explicação e seus devidos motivos explicadoslightbulb.

O professor deverá ressaltar as diferenças nas estações do ano nos pólos e no equador e também as características marcantes de cada estação na região em que a aula está sendo dadalightbulb.

Após a explicação com o material, o professor desenhará na lousa o esquema fornecido aos alunos no início da aula (Anexo 1) e cada aluno irá completar a sua folha, levando a depois para casa.

Bibliografia:
BISCH, S.M. 1998. Astronomia no ensino fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e professores. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
HENRIQUEZ, G.A.C. 1999. A mais antiga ciência e a mais nova tecnologia: ensino de astronomia e a internet. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.

pixelstats trackingpixel