Formação dos Solos

Autores:

Juliana Klinko
Raquel Junqueira Costa
Virgínia de Souza Pereira

Contexto:

Esta aula iniciará o estudo dos solos. É precedida por aulas sobre a origem do universo e do sistema solar, nas quais entre outros assuntos, foram abordados o resfriamento dos planetas e a solidificação da crosta terrestre. Esta atividade deverá ser realizada no 6º Ano do Ensino Fundamental.

Objetivos:

  • Desenvolver o conceito de solo e estudar seu processo de formação.

Material utilizado:

  • 1 amostra de cada horizonte de um perfil de solo que possua nítida diferenciação de cores;
  • 1 vidro grande transparente (de maionese ou azeitonas);
  • lupa (opcional);
  • bisnaga com água;
  • 1 etiqueta para cada amostra ou uma caneta de retroprojetor.

Dinâmica:

Os alunos serão divididos em grupos de aproximadamente cinco componentes. O assunto da aula será apresentado e o professor iniciará uma discussão sobre os solos: “De onde eles teriam se originado? Do que são formados?”.

O professor deve iniciar a aula a partir de uma exposição em forma de diálogo com os alunos sobre as camadas que constituem o perfil do solo, fazendo uma referência a um bolo com várias camadas de recheio) (Anexo 1).

Cada grupo receberá amostras de solo numeradas para observação da cor, textura (umedecendo o solo com a bisnaga d’água e esfregando-o entre os dedos), presença de cascalho, presença e quantidade de raízes, animais e folhas (obviamente exceto na amostra que representa a rocha de origem). A anotação das características das amostras será feita nas fichas individuais de observação (Anexo 2).

Após esta fase de análise, os alunos deverão ordenar as amostras conforme imaginam que elas se dispõem no perfil, justificando suas escolhas. Ao final, o professor deverá discutir com a classe as possíveis ordens propostas pelos grupos, fazendo as correções necessárias (Anexo 3). Em seguida, cada grupo deverá montar um perfil de solo dentro de um vidro transparente, identificando suas partes.

A partir deste ponto pode-se iniciar outra discussão: “Que fatores atuam na formação do solo? E quais são os outros componentes do solo, além dos materiais orgânicos e minerais?”. Com estas questões, o professor levantará pontos importantes de ligação para as próximas aulas. O professor poderá utilizar um desenho de um perfil de solo para auxiliar na discussão (Anexo 3).

Bibliografia:
PINHO, R.A.; BASSETO, E.; GORGATTI, I; MEIRA, M.A.G.T.B.; GOMES, O.P. 1979. Solos: guia para professores de 1o. grau. São Paulo, Instituto de Botânica. 32 p.
http://www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim01/mirim01.html (2001)

Para fazer o download desse roteiro, acesse a seção de Downloads.

pixelstats trackingpixel