Instituto de Biociências - Universidade de São Paulo
> home

> Apresentação

> Créditos

Apresentação

O Edifício Ernesto Marcus, um dos prédios que compõem o conjunto de edifícios do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, está completando 50 anos de existência.

A comemoração dos 50 anos da construção do Edifício Zoologia vem a somar com a comemoração dos 70 anos da criação da USP completados em 2004 e com a dos 35 anos da criação do Instituto de Biociências da USP.

Com o intuito de destacar a data, tenho o prazer de apresentar um retrospecto histórico sobre a trajetória desta Instituição que tem início com a criação da Universidade de São Paulo e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1934, mais precisamente com as primeiras aulas do curso de Ciências Naturais ministradas nas instalações provisórias do prédio da Faculdade de Medicina.

Em 1937, com a mudança para o palacete da Alameda Glete tem início uma fase áurea em que as Cadeiras de Botânica, Biologia Geral, Zoologia e Fisiologia Geral e Animal (desmembrada da Cadeira de Zoologia) se solidificaram como importantes centros de geração de conhecimento passando a exigir maior disponibilidade de espaço e, em 1955, são transferidas para o “mal terminado” Edifício Zoologia, no setor Biológico do campus em construção do Butantã.

A construção do Edifício Zoologia, pioneiro no campus da Cidade Universitária juntamente com o IPT, resultou em sensível melhoria para o ensino e a pesquisa contribuindo para a criação de um ambiente realmente universitário.

O Edifício foi importante cenário de momentos que marcaram a vida acadêmica e científica do Instituto de Biociências e das várias Instituições da USP que utilizaram suas instalações. Passou a ser denominado “Edifício Ernesto Marcus” em sessão do Conselho Universitário de 09 de novembro de 1982, homenageando aquele que dedicou sua vida ao ensino e pesquisa da Zoologia.

Com a reforma universitária de 1970, os Departamentos de Zoologia e Fisiologia juntamente com os Departamentos de Biologia e Botânica, posteriormente transferidos para o campus, deram origem ao atual Instituto de Biociências da USP.

Prof. Dr. João Stenghel Morgante
Diretor


Créditos

Organização: Maria Helena da Silva Leme – mhsleme@ib.usp.br

Colaboração: Eloá de Oliveira Gomes – eloog@ib.usp.br

Digitalização: Luciana Costa Pastore – lpastore@ib.usp.br

Web designer: Teresa Cristina Giannini – giannini@ib.usp.br